TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promoção de vendas

Por:   •  21/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Promoção de vendas: O nome promoção de vendas é autoexplicativo, é o ato de promover e impulsionar vendas. Entre as diversas definições que são encontradas, De Simoni define em seu livro, Promoção de Vendas, como uma expressão que define-se por si própria, a técnica de “promover vendas” e para ele, isso basta. Porém, é importante para o entendimento geral, estudar outras definições, de outros autores. Kotler por exemplo, define promoção de vendas como um termo genérico para vários instrumentos que não são classificados formalmente como propaganda, mas são endereçados ao comercio ou à própria força de vendas do fabricante. Já Martin Zober defende que é uma atividade que se situa entre publicidade e vendas. É importante perceber que ao final, entre todas as definições, a de Simoni é uma das mais simples, o próprio termo, de fato, se define facilmente.

Promoção de vendas abre o caminho para a venda de fato ocorrer, é a semente, e a venda, por si só, é a colheita. Uma boa promoção de vendas tem um resultado significativo nas vendas.

Fonte: Promoção de Vendas – De Simoni

Importância do consumidor: Muitas empresas ainda estão presas nas ideias de vendas dos anos 50, onde o consumidor era apenas um número ou um simples alvo de vendas. Essa ideia começou a mudar nos anos 80, quando ideias e escritas sobre os clientes começaram a aparecer, desde então, a mentalidade em que há apenas uma projeção de vendas e intenção de tornar o produto atraente tornou-se retrógrada e o cliente passou a ser o centro de atenção das empresas.

O consumidor passou a exigir uma marca transparente, clara e também que oferecesse uma identificação com a sua personalidade, desde então, as empresas apostam em personas e ações que personifiquem a marca e tragam uma identidade a ela. Através de pesquisas, o cliente pode demonstrar suas necessidades e desejos, e, caso haja uma demanda latente para o produto, é possível definir uma estratégia que pode incluir a promoção de venda.

A ideia de estudar o consumidor veio do impulso de gerentes que queriam saber a relação do consumidor com o produto: a forma de uso e o comportamento de compra, por exemplo. Com isso, os gerentes percebiam oportunidades e traçavam estratégias para conquistar o consumidor, isso pode resultar em divulgação e fidelidade à marca.

Fonte: A única coisa que importa e Comportamento do Consumidor.

Como as ações podem dar certo?

Bom relacionamento é primordial! Atendimento precisa ser atencioso e ágil;

Quando mulher for o foco da marca é importante reforçar que elas têm cada vez menos tempo, algumas compras são feitas durante o deslocamento para casa, horário de almoço e por meios não presenciais (como internet e catálogo, por exemplo), conhecendo esse novo comportamento, é importante estar atenta aos tipos de promoções de vendas que podem ser feitos durante esses horários, ou nesses meios de contatos;

Porém quando possuem tempo, mulheres gostam penetram na metafísica da compra. Procuram um lugar confortável e ter seu próprio tempo. O espaço pode ser projetado pelo merchandising criando um espaço onde a mulher se sinta bem, confortável e se identifique. A promoção Selfie C&A por exemplo, monta um espaço propício a essa identificação. Cartazes pela loja, vestiários enfeitados e boa exposição da ideia da promoção, pode chamar ainda mais atenção para a promoção;

Quando há uma promoção de vendas, as pessoas logo reparam. No geral, os termos ligados à promoção chamam muita atenção: sorteios, brindes, premiações, eventos, etc. Tendo uma oferta consistente e de interesse do seu público alvo, é possível alcançar o público e alcançar o resultado esperado com maior facilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com