TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova Microeconomia

Trabalho Universitário: Prova Microeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÕES PARA PROVA DE MICROECONOMIA

1 Defina economia e explique o problema econômico fundamental (escassez).

Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. O problema econômico diz respeito aos fatores de produção que são escassos e as necessidades dos seres humanos são ilimitadas.

2 Explique e ilustre graficamente as curvas de possibilidade de produção:

A curva de possibilidade de produção é uma ferramenta utilizada para ilustrar o problema da escassez.

Parafuso A Parafuso B B

20 0 5

18 1 4

15 2 3

11 3 2

6 4 1

0 5

0 6 11 15 18 20 A

Indica : combinações máximas possíveis de produção de dois bens que podem ser obtidas quando a economia utiliza todos os seus recursos de diferentes maneiras

3 Diferencie a micro de macroeconomia.

Microeconomia foca em determinado mercado. Estuda o comportamento dos consumidores ou de empresas que ofertam seus produtos.

Macroeconomia trata do comportamento como um todo, foca nos aspectos gerais do mundo.

4 Caracterize os mercados: Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística, monopsônio e oligopsônio.

Concorrência perfeita: Existência de um grande número de pequenos vendedores e compradores; o produto transacionado é homogênio; há livre entrada e saída de empresas no mercado; perfeita transparência e perfeita mobilidade de recursos produtivos

Monopólio: é o mercado que se caracteriza pela existência de um único vendedor. Pode ser legal ou técnico.

Oligopólio: é o mercado que existe um pequeno número de vendedores ou em que apesar de existir um grande número de vendedores, uma pequena parcela destes domina a maior parte do mercado. Ex: Industrias Automobilísticas e Indústria de Bebidas

Monopsônio: é um mercado que há apenas um único comprador. Exemplo: uma região em que há um número expressivo de pequenos produtores de leite e apenas uma grande usina onde o leite pode ser pasteurizado. A usina será a única opção de venda para os produtores.

Oligopsônio: é o mercado carcterizado pela existência de um pequeno número de compradores ou ainda em que, embora haja um grande número de compradores, uma pequena parte destes é responsável por uma parcela bastante expressiva das compras ocorridas no mercado.

Concorrência monopolística: trata-se de um mercado em que, apesar de haver um grande número de produtores (e, portanto, ser um mercado concorrencial), cada um deles é como se fosse monopolista de seu produto, já que este é diferenciado dos demais. Exemplo: Uma marca (griffe) – Lojas de confecções e restaurantes.

5 Explique

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com