TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL FOI O SERVIÇO DO LEITE DE ALTO SAGRADO CHAMADO?

Tese: QUAL FOI O SERVIÇO DO LEITE DE ALTO SAGRADO CHAMADO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  Tese  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

QUEM FOI O SERVO DO SUMO SACERDOTE CHAMADO MALCO?

MALCO - Ou Malchus, é a forma helênica do hebraico Meleque, que significa “rei”. Na Bíblia ele é identificado por João como aquele servo do Sumo Sacerdote Caifás que tinha liderado a legião de soldados romanos que foi prender Jesus no Getsêmani.

o Sumo Sacerdote da época de Jesus não era, como no Antigo Testamento, um homem escolhido por Deus. Nessa época, o Sumo Sacerdote era escolhido ou indicado por Herodes, a fim de que o mesmo atendesse aos interesses de Roma, sempre que se tornasse necessário.

O Sumo Sacerdote, tinha, em geral, quatro grupos de servos, chamados de chefes dos sacerdotes. O Comandante do Templo, responsável pelo culto e pelo policiamento no santuário e que substitui o Sumo Sacerdote em caso de necessidade; os chefes das 24 secções semanais; os sete vigilantes do templo e ostrês tesoureiros. O Comandante do Templo que também tinha uma cadeira no Sinédrio era, na verdade, um vice-sumo sacerdote. Ele detinha também, a função de executar missões reprováveis. A História mostra que todo governante tinha sempre alguém apto para realizar "trabalhos sujos". No caso de Saulo, que foi servo do sumo sacerdote de plantão, nos tempos do cristianismo primitivo, ele mesmo confessa:

> Atos 26:10-12 - (...) E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles. E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui. Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes.

Mesmo sendo um cargo de confiança do Sumo Sacerdote, portanto de sua livre escolha, no entanto, o servo dele, que podia, inclusive, substitui-lo, precisava ser sabatinado pelo Sinédrio e para isso precisava preencher os requisitos que a Lei de Moisés apresentava. Entre esses requisitos estava o da perfeição no corpo.

> Levítico 21:17 - Fala a Arão, dizendo: Ninguém da tua descendência, nas suas gerações, em que houver algum defeito, se chegará a oferecer o pão do seu Deus.

> Levítico 21:21 - Nenhum homem da descendência de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; defeito nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus.

Nas Leis Cerimoniais estava expresso que todas as vezes que o sacrifício se iniciasse, era necessário que o sacerdote fosse ungido antes de se apresentar perante o altar do Senhor. As partes do corpo do sacerdote que deveriam ser ungidas eram o dedo polegar da mão e do pé direitos e a ponta da orelha direita.

> Levítico 14:14 - E o sacerdote tomará do sangue da expiação da culpa, e o porá sobre a ponta da orelha direita daquele que tem de purificar-se e sobre o dedo polegar da sua mão direita, e no dedo polegar do seu pé direito.

Portanto, encontramos Malco diante de uma situação crítica no momento em que ele sente a ponta da lâmina da espada de Pedro cortando-lhe a orelha. Perder a orelha para um sacerdote era algo inimaginável, ainda mais a orelha direita.

João 18:10 - Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.

Ainda que estivesse a serviço da maldade do sacerdócio; ainda que sua motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com