TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são as principais características do transporte de cargas de carga?

Projeto de pesquisa: Quais são as principais características do transporte de cargas de carga?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Anhanguera

Curso: Tecnologia em Logística

4º Semestre

Matéria: Qualidade em Sistema Logístico (AVA)

Componente:

Fabio de Oliveira Neves RA: 6620354736

São Paulo, 05 de outubro de 2014

Sumário:

. Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas.

. Como funciona a multimodalidade aplicada ao transporte aquaviário.

. Em que consiste a chamada quebra de cadeia de transporte.

Introdução

O modal aquaviário marítimo é um dos meios mais antigos e importantes para o transporte comercial. Teve origem na época antiga e medieval onde o homem descobriu que um simples tronco tinha a capacidade suportá-lo e continuar flutuando. Com a evolução criam-se novas maneiras de mudar a forma do tronco, chegando assim á barcos e caravelas que foram substituídos por barcos a vaporo inicio de 1800 e pelo motor a diesel nos anos 20.

Um dos modais mais importantes para a indústria e a logística no Brasil, o transporte marítimo ainda não tem todo o seu potencial devidamente utilizado. Sua importância está diretamente ligada a intermodalidade, à geração de novos empregos, ao aumento na movimentação de cargas no país e ao fortalecimento do setor de logística no mercado nacional. Apesar de todas as dificuldades que enfrenta - com portos ainda inadequados, burocracia e altas tarifas, para citar apenas algumas - o setor movimenta mais de 350 milhões de toneladas ao ano. Fica fácil imaginar o quanto este número pode melhorar se houver uma preocupação e um trabalho efetivos para alterar este quadro.

Quais as principais características do transporte aquaviário de cargas:

O Transporte marítimo é o tipo de transporte aquaviário realizado por meio de embarcações para deslocamentos de passageiros e mercadorias utilizando o mar aberto como via. Pode ser de cabotagem/costeira (cuja navegação marítima é realizada entre pontos da costa ou entre um ponto costeiro e um ponto fluvial) ou de navegação de longo curso/internacional (navegação entre portos brasileiros e estrangeiros).

Destaca-se que o transporte marítimo é o principal tipo de transporte nas comercializações internacionais e pode transportar diversos tipos de produtos como veículos, cereais, petróleo, alimentos, minérios, combustíveis, etc.

Características do transporte marítimo de carga no Brasil:

• Grande capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com