TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário "Teoria da Contabilidade"

Ensaio: Questionário "Teoria da Contabilidade". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Ensaio  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  191 Visualizações

Questionário da disciplina "Teoria da Contabilidade"

1) Quais são as entidades mais atuantes no Brasil no campo Contábil? Explique cada uma delas.

R - Tradicionalmente são elas:

CFC - Conselho Federal de Contabilidadefoi criado no Brasil pelo Decreto-lei 9.295/46, com o intuito de orientar, normatizar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, por intermédio (nos estados) dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC - por exemplo: CRC-SP - Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo).É uma autarquia de caráter corporativo, sem vínculo com a Administração pública do Brasil.

IBRACON - Instituto Brasileiro de Contadores - é uma organização brasileira que se propõe a defensor os interesses dos auditores e contadores frente aos órgãos públicos. É responsável também por editar e aprimorar normas éticas e técnicas da profissão de contador e auditor.

CVM - Comissão de Valores Mobiliários- Órgão federal normativo, criado em 1976, juntamente com o CMN (Conselho Monetário Nacional), para desenvolver, disciplinar e fiscalizar o mercado de valores mobiliários não emitidos pelo sistema financeiro ou pelo Tesouro - basicamente o mercado de ações e debêntures.

2) Quais são os Grandes desafios para a Teoria da Contabilidade?

R - O ambiente das empresas de competitividade global é internacional e está colocando, para os contadores, para os contadores e para a Contabilidade, desafios e, ao mesmo tempo, oportunidades de desenvolvimento, que podem marcar uma nova fase na evolução da teoria da Contabilidade

3) Quais são as principais tendências? Explique cada uma delas.

R - São elas:

a) Internacionalização dos mercados, com necessidade de harmonização de princípios contábeis em nível supranacional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com