TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECONHECIMENTO E RECOMPENSA

Trabalho Escolar: RECONHECIMENTO E RECOMPENSA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.754 Palavras (8 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 8

Reconhecimento

Reconhecimento esta ligado aos fatores motivacionais, levando assim a um estado de satisfação no trabalho, o que pode aumentar a produtividade, e o rendimento do colaborador.

A ligação entre o termo reconhecimento é motivação e visão. Reconhecimento é como uma bola, sempre tem dois lados, tudo funciona através de um ´´elo'' (pois, sempre estão ligados).

A Visão lado empresa

A visão lado empresa é essa:

A empresa que realmente se preocupa com seus colaboradores internos, investe neles e no que eles vão utilizar como colaboradores. Então essa visão se resume á dizer a própria pessoa que esta sendo reconhecida, que ela esta fazendo um bom trabalho que seu rendimento melhorou, falar sobre sua pontualidade, elogiar, falar pra sobre os outros cargos na empresa, qual o setor ou departamento que a pessoa gostaria de trabalhar, incentivar ao colaborador a crescer.

Erros graves:

Muitas empresas se auto-reconhecem, que no meu ponto de vista é horrível. Claro tenta passar isto para o colaborador como, você deve reconhecer o que ´´eu'' a empresa te dou. São esses os autos-reconhecimentos camuflados:

° A empresa dizer: que o colaborador tem o direito de almoçar na empresa de graça ou por um custo menor que em um restaurante.

° A empresa dizer: que tem um banheiro de qualidade, com toalhas de papel, sabonete líquido e higienizado.

º A empresa dizer: que paga hora extra em dinheiro não em folgas.

º A empresa dizer: que dar o vale-transporte para quem mora longe e não possui o próprio veiculo para seu deslocamento.

Isso não é reconhecer o colaborador isto é, se auto-reconhecer e fazer com que o colaborador pense que se sair daquela empresa não vai encontrar isto em outra.

Isto que foi dito acima é um direito do colaborador que consta na C.L.T (Consolidação das Leis Trabalhistas) sendo assim obrigação do empregador!

A Visão lado colaborador

A visão do colaborador é essa:

Em reuniões tanto ordinárias quanto extraordinárias, temos o direito de ser ouvidos, ter nossa opinião, reclamar sem o medo de sermos punidos, sugerir mudanças etc. É o colaborador receber um bom dia quando chega à empresa ser lembrado por algo de bom que fez ou sugeriu receber atenção tanto dos demais colaboradores e superiores, sem ser chamado de puxa saco. No entanto na maioria das vezes o colaborador vê o reconhecimento como obrigação ou cogitações, veja como:

Cogitações:

º Existem muitos tipos de colaboradores que assim que entram na empresa, já entram com o pensamento de vou fazer a minha parte e a empresa a dela. No termo mais comum na minha visão corporativa: a minha educação depende da sua.

º O ponto chave, porque aquele colaborador mal chegou e já foi promovido, reconhecido etc.

º O colaborador começa a ver que tudo que ele fizer ou for mandado para fazer, merece um elogio, um reconhecimento. Ou na linguagem mais comum uma moral com o chefe.

º E tem também o colaborador competitivo, que se dispõe a fazer tudo que é de seu interesse, se acha o colaborador de confiança do chefe e manda em seus colegas de trabalho.

Em nenhum momento se deve deixar subir a cabeça todos esses fatos, isso além de ser antiético e anti-profissional, não se cresce mais do que a empresa nem se torna dono dela com promoções, elogios e reconhecimentos.

A sua importância? (vida corporativa)

O reconhecimento tem a importância de que o colaborador consiga associar o reconhecimento com o resultado de seu trabalho. O sentimento de reconhecimento é despertado quando o colaborador se sentiu notado, valorizado em seu trabalho, tanto pelos seus superiores quanto pelos demais colaboradores.

No mundo corporativo vence aquele que procura as circunstancias e quando não as encontra as cria. Isso é fato, na vida corporativa se vive pessoalmente e profissionalmente. Pessoalmente é que antes de ter um emprego normalmente ou moramos com nossos pais ou já temos nossa própria família e problemas pessoais também. É muito importante na vida pessoal termos o reconhecimento da nossa família, amigos, parentes etc. quando não estamos em sincronia de reconhecimentos pessoais e profissionais muitas vezes cobramos isso da empresa. E quando estamos acostumados a vários tipos de reconhecimentos pessoais achamos que é de obrigação da empresa nos reconhecer por tudo que fazermos.

O foco é nos mantermos firmes e fortes quando reconhecidos e do mesmo jeito quando não reconhecidos. Todos estamos sujeitos aos mesmos sentimentos de dor, alegria, tristeza, felicidades realizações etc. Mais nem todos sabemos lidar com tudo isso ao mesmo tempo. Para uma estabilidade deve-se aprender a separar as coisas os momentos pessoais dos profissionais e dos bons dos ruins. Essa é a importância no mundo corporativo.

Motivação e Satisfação

Motivação: é o que nos coloca a realizar algo.

Satisfação: é o que vem depois da motivação, ou seja, o sucesso.

Suponha por algum momento que o seu serviço foi reconhecido que recebeu aumento fora de época, que a empresa disse a você que vai investir no seu serviço, que você é importante para a empresa. Que você chegue todos os dias de cabeça erguida cumprimentando todos seus colegas, que participa de todas as reuniões, que o seu nome é o mais chamado que outras empresas também estão interessadas no seu serviço. Maravilhoso desde que esse colaborador mantenha a humildade e não mude seu caráter sendo a mesma pessoa que conquistou tudo isto!

Os tipos de reconhecimento

Entende-se sobre este tema

Dinheiro: quando uma operadora de caixa passa o mês inteiro sem quebrar, ou seja, sem deixar faltar dinheiro no final do dia durante um mês, quando recebe maior numero de fregueses, não recebeu cheques borrachudos, se ganha então o P.L (participação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com