TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ramo Varegista

Monografias: Ramo Varegista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O ramo varejista no Brasil é uma das atividades que mais crescem, lucram e empregam, não somente os grandes supermercados, como também pelos pequenos comércios varejistas.

Deste modo, este trabalho tem por objetivo a analise interna e externa da empresa QUEIROZ E BRIHANTE, localizada na cidade de Redenção no estado do Pará.

Desenvolvimento

Atualmente os supermercados vêm enfrentado uma grande concorrência com outras lojas do ramo atacadista, procurando assim se adaptarem cada vez mais as necessidades de seus consumidores. Podendo assim descobrirem atributos que os consumidores mais valorizam em um supermercado e o que mais atrai esses consumidores.

Sendo assim através de nossa pesquisa feita na rede de supermercado brilhante, vamos conhecer melhor o perfil dos seus clientes e quais os atributo que os levam em consideração na escolha deste supermercado.

A - Empresa: QUEIROZ E BRILHANTE

RAMO: VAREJISTA E ATACADISTA

CNPJ: 11.838867/0001-63

TEL: (94) 34245860

CIDADE: REDENÇÃO – PA

B - A empresa QUEIROZ E BRIHANTE esta no mercado com o ramo de varejo e atacado, com grande aceitação.

O perfil dos seus clientes vem com faixa etária deste de jovens a adultos. Sendo seu nível de frequência mais por pessoas de sexo feminino, com nível de estudo variável. E da mesma forma a renda mensal de cada cliente varia entre um salario e meio.

C - Sim, Com certeza normalmente o cliente entra na loja sabendo o que veio comprar ,principalmente produtos de limpeza e perfumaria. Estes são produtos eu diria quase cativos na preferencia deles.

Outros produtos mais procurados pelos consumidores são:

Leite, açúcar cristal, espoja assolam, arroz( tio urbano) óleo soja (liza).feijão carioca, farinha etc.

Quando não temos disponíveis geralmente reclama a falta do mesmo e só depois experimenta outra marca. Acredito que 30% a 40% do valor da compra mensal ocorrem com a aquisição desses produtos. E normalmente pagos a vista, cartão ou cheque.

O gasto mínimo de cada cliente chega a ser de $45,00 a $ 65,00reais.

D - Com relação ao aumento de preço dos nossos produtos estamos sempre revisando, e sempre que precisamos fazemos reuniões, e investigamos nossos concorrentes através de cotações. Assim tomamos a melhor decisão em relação ao aumento dos produtos revisado.

E - A inflação e a grande vilã se forem alta as pessoas deixam de saber o que e caro e perdem a referência de valor. Com a alta da inflação o consumidor passa a comprar bem menos, trazendo assim grandes preocupações para nossa empresa, devido ao movimento que se torno menos.

F - Os pontos mais considerados importante na definição de preços na empresa Queiros e Brilhante são:

1- Preço praticado pelo concorrente observa-se se o preço do produto esta próximo do praticado pelo concorrente, marca e qualidade do produto.

2- Valor de aquisição do produto.

3- Impostos incidentes na sua venda.

4- Custos com frete, mão de obra, embalagem, etc.

5- Por quê? Sempre procuramos não entramos no jogo dos concorrentes predatórios, que não conseguem se diferenciar e derrubam os preços. Preferimos usar a forma de investir em produtos diferenciados.

G - Na nossa empresa usamos como forma de pagamentos para nossos fornecedores (chegue) ou (boleto) , quanto mais tempo ganhamos para pagamos, melhor para o nosso caixa. Pois as compras realizadas em melhores condições de pagamento, proporcionam vendas mais rápidas maior margem de lucro.

E necessário que haja comparação entre um fornecedor e outro, por que assim eu posso tirar grandes vantagens competitivas.

H- sim existem vários concorrentes são eles:

1- SUPER. ARAGUAIA

2- SEPER. FLAMBOIAM

3- SUPER. MUNDIAL

Todos eles usam a mesma estratégia para atrair os clientes são promoções em cima de promoções, com por exemplo a quarta verde todas as verduras de cor verde por preço mínimo.

A quarta vermelha que são carnes vermelhas de promaçao.

2- Desafio

As analises são feita semanais e de responsabilidade de cada chefe de setor.

Analisamos os dados recebidos e depois fazemos o cruzamento com a ajuda de um software especifico.

O resultado volta aos lideres de sessões, com um prazo para definir melhor estratégia e resolver o problema.

Vejam alguns analises feita no supermercado brilhante.

OPOTUNIDADES FRAQUESAS AMEAÇAS

Ambiente

Fatores Internos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com