TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise interna industrial do ramo da empresa Klabin S / A

Trabalho acadêmico: Análise interna industrial do ramo da empresa Klabin S / A. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.312 Palavras (6 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com base em uma análise interna de uma empresa do ramo Industrial. Serão relatados pontos importantes do planejamento financeiro e controles financeiros, assim como as operações financeiras da empresa. Abordará também o direito tributário, matemática financeira e teoria econômica.

O objetivo principal deste trabalho é o diagnóstico do funcionamento prático dos conteúdos referente ao tema do semestre “Finanças Empresariais”.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PRIMEIRA ETAPA – DIAGNÓSTICO

Dados da Empresa:

Razão Social: Klabin S/A.

Empresa do ramo industrial (Indústria de papéis), hoje a empresa Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. Líder nos mercados de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, também produz e comercializa madeira em toras.Fundada em 1899, possui atualmente 17 unidades industriais no Brasil - distribuídas por oito estados - e uma na Argentina.A Klabin encerrou o ano de 2010 com lucro líquido de R$ 560 milhões.

Administração Orçamentária – Planejamento Financeiro -> Orçamento:

O planejamento financeiro é a forma pela qual a empresa estabelece as ações necessárias e o modo de agir para alcançar suas metas. Para a Klabin o planejamento financeiro é ferramenta necessária ao crescimento, fortalecimento e existência.

O orçamento empresarial tem como objetivo identificar os componentes do planejamento financeiro com a utilização de um sistema orçamentário, entendido como um plano abrangendo todo o conjunto das operações anuais de uma empresa através da formalização do desempenho dessas funções administrativas gerais.

O orçamento da empresa Klabin fica dividido por setores, dentro de cada setor existe o controle dos Centros de Custo. Uma vez ao ano os gestores de cada área juntamente com a pessoa responsável pelo controle orçamentário realizam um estudo dos valores a serem comprometidos para o próximo ano.

Administração:

As previsões são também cálculos matemáticos, feitos com embasamento histórico ou não, estas previsões geralmente são utilizadas para a elaboração de orçamentos, onde os valores são projetados, como exemplo: Previsão de vendas; Previsão de produção entre outras.

Provisões são cálculos matemáticos feitos na maioria das vezes com embasamento histórico, e serve de base para se contabilizar uma variação patrimonial ocorrida, cujo valor exato ainda não conhecemos. Um dos valores provisionados dentro da empresa Klabin é a provisão para férias onde é calculado mensalmente 1/12 sobre o salário dos funcionários, acrescido de 1/3 relativo ao abono pecuniário, e os encargos inerentes. Outra provisão, porém não tão freqüente é a provisão de valores que deveriam ser contabilizados no mês conforme cronograma financeiro (orçamento), porém por algum motivo será emitida a NF (como por exemplo) somente no mês seguinte, este valor por sua vez será provisionado no mês vigente e no mês posterior ao receber a NF e lançá-la a provisão será estornada.

O fluxo de caixa desta empresa é representado graficamente com o objetivo de facilitar o estudo das aplicações, facilitando a visualização e compreensão das movimentações financeiras num período preestabelecido. O fluxo de caixa contém as entradas de saídas de capital.

Na DRE são discriminadas a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos, a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto, despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais, o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas, resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto, as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa, o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

O objetivo principal da DRE é apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

Administração Orçamentária – Controles Financeiros -> Softwares:

Conforme citado anteriormente a Klabin utiliza como software principal para realização de suas atividades o sistema SAP, um sistema completo com ferramentas geniais que garantem uma eficácia incomparável a outros softwares utilizado anteriormente.

Administração Financeira:

No que se refere a analise de viabilidade econômico-financeira dos projetos que realiza a Klabin cita que o payback tem grandes limitações, pois é calculado somente pela determinação dos fluxos de caixa futuros, não sendo feito qualquer desconto sobre o custo do dinheiro no tempo. Não leva em consideração também os riscos envolvidos nos projetos, ou seja, não existem fundamentações econômicas para considerar o payback, usa-se somente um número arbitrariamente.

Atualmente a empresa utiliza a TIR e a VPL. O setor financeiro desta empresa considera que a TIR é uma das mais importantes alternativas para o cálculo de um orçamento de capital além do VPL. Consideram ainda que a diferença básica entre os cálculos é que a VPL tem o resultado expresso em valores monetários enquanto a TIR em percentuais, facilitando assim o entendimento.

Em se tratando de acompanhamento, comparação e análise dos projetos que realiza, a empresa toma como base projetos anteriores bem sucedidos, e busca efetuar uma acompanhamento constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com