TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recomendações finais para o empreendedor

Seminário: Recomendações finais para o empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Seminário  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 3

Recomendações Finais ao Empreendedor.

Com a leitura deste capitulo, concluímos que muitos empreendedores acham que o mais difícil em todo o processo empreendedor é a obtenção do capital inicial para o negocio. Se for levado em conta, o processo inicial, antes do inicio das operações da empresa, em alguns casos o empreendedor está correto. A restrição ao credito é um fato de muitas queixas entre os empreendedores brasileiros. Muitas vezes, isso faz com que o empreendedor se sinta vitorioso quando consegue o investimento ou o financiamento para o inicio do negocio. Contudo, para que isso ocorra, as fases de concepção da idéia e ou de inovação e a de elaboração do plano de negocio tiveram que ser concluídas com êxito.

No entanto, a obtenção do capital faz parte do processo empreendedor e realmente é uma das fases mais difíceis. Contudo, o mais complicado está em construir uma empresa e fazê-la crescer, cumprindo as metas do plano de negocio, gerando lucros, criando empregos, atendendo as necessidades dos clientes, e recompensando o investimento conforme previsto.

Muitos empreendedores são mais visionários que gerentes, mais estrategistas qe dirigentes, e não consegue definir planos táticos, solucionar problemas específicos, ou seja não são bons administradores.

O bom empreendedor deve reconhecer suas limitações e saber montar um time de gestão que leve a empresa em direção a sua visão, envolvendo-se com o passar do tempo, mais com questões estratégicas e menos com questões operacionais. O inicio do negocio depende totalmente do empreendedor e de suas atitudes dentro da empresa. Mas, a partir do momento em que a empresa começa a andar e a crescer, o empreendedor deve profissionalizar cada vez mais a gestão, contratando especialistas para tocarem o negocio, sem medo de perder sua autonomia ou autoridade, dedicando-se a fazer o que mais sabe ou o de que mais gosta: inovar, criar e pensar estrategicamente.

O empreendedor deve entender suas limitações e aprender com seus erros para não voltar a cometê-los em uma nova empreita. Outra função importante do empreendedor durante a fase de crescimento e maturação da empresa é o gerenciamento dos conflitos internos e dos jogos de interesses, da luta por poder e posição de comando dentro da empresa. Nesse caso, é muito importante que o empreendedor defina previamente seus sucessores ou as regras que definirão quais pessoas de dentro ou fora da empresa ficarão responsáveis pela gestão do empreendimento.

Muitos empreendedores só conseguiram ser bem sucedidos com o segundo ou o terceiro negocio que criaram, tendo historias de fracasso. Essas historias são extremamente uteis quando são utilizadas como aprendizado, servindo de experiência para os desafios futuros. Esses empreendedores são verdadeiros vitoriosos, pois sempre estão atrás do sucesso, mesmo expondo-se a derrotas sucessivas, quando ninguém mais acreditava em seu potencial. O mais difícil para muitos empreendedores é reconhecer quando o negocio não tem mais chance de ser lucrativo, ou seja, quando o negocio precisa ser fechado.

Por mais que o empreendedor colha os frutos de um sucesso passado, ele não se Dara por satisfeito e sempre tentara novos empreendimentos, novas idéias e formas criativas de multiplicar seu patrimônio. Por isso, esses homens e mulheres, que ousam e não se contentam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com