TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Patrimoniais

Casos: Recursos Patrimoniais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  392 Visualizações

Conceito

Recursos Patrimoniais e Materiais é uma atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos e compra até a entrega do produto terminado para o cliente. Segundo FRANCISCHINI e GURGEL, 2001, pg.13. “É um sistema integrado com a finalidade de prover a administração, de forma contínua, recursos, equipamentos e informações essenciais para a execução de todas as atividades da Organização.”

A evolução da Administração de Materiais processou-se em várias fases Segundo Francischini e Gurgel (2001) são elas:

• A Atividade exercida diretamente pelo proprietário da empresa, pois comprar era a essência do negócio;

• Atividades de compras como apoio às atividades produtivas se, portanto, integradas à área de produção;

• Condenação dos serviços envolvendo materiais, começando com o planejamento das matérias-primas e a entrega de produtos acabados, em uma organização independente da área produtiva;

• Agregação à área logística das atividades de suporte à área de marketing.

Com a mecanização, racionalização e automação, o excedente de produção se torna cada vez menos necessário, e nesse caso a Administração de Materiais é uma ferramenta fundamental para manter o equilíbrio dos estoques, para que não falte a matéria-prima, porém não haja excedentes. Essa evolução da Administração de Materiais ao longo dessas fases produtivas baseou-se principalmente, pela necessidade de produzir mais, com custos mais baixos. Atualmente a Administração de Materiais tem como função principal o controle de produção e estoque, como também a distribuição dos mesmos.

Fonte: Francischini e Gurgel, Administração de Materiais e do Patrimônio, (2001).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com