TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos financeiros para o Amazon Bank

Projeto de pesquisa: Recursos financeiros para o Amazon Bank. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 9

Engenharia do Projeto

Introdução:

O Sr. Herlando Lobato Nogueira tem grande capacidade em gestão e vocação para a atividade agrícola, a qual já desenvolve a mais de 05 anos, atualmente, pretende investir sistematicamente em tecnologias que possibilitem melhorar a produtividade com a preservação do meio ambiente.

Alem da atividade agrícola de soja, a proponente também desenvolve atividade pecuária, e pretende para o ano iniciar a atividade agrícola com a cultura do milho.

A Fazenda Estrela do Norte é localizada no município de Paragominas - PA com acesso através da estrada da Caipe km 31. Apresenta 2.160,2155 ha de área de uso alternativo do solo, dos quais 1.162,1505 ha de pastagem e 998,0650 ha de agricultura. A reserva florestal do mesmo é quantificada em 2.364,2872 ha. Conforme novo código florestal. As Áreas de Preservação Permanente (APP) compõem 132,7651 ha das quais 82,1973 ha estão sendo recuperadas. Além das coberturas vegetais a propriedade apresenta instalações fixas como: Cerca de arame liso em bom estado de conservação, curral, casa sede, casas de funcionários e 41,11 km de estrada de acesso.

O Mapa de Uso Atual do Solo (Figura 01) apresenta a forma que o imóvel é explorado, as áreas de contornos verdes são áreas de Reserva Legal, a área de contorno azul representa área de Preservação Permanente. As áreas de Uso Alternativo do Solo, onde o projeto será executado estão representadas com contornos pretos, e as áreas de contornos vermelhos correspondem às áreas de pastagem.

Figura 1: Mapa de Uso Atual do Solo Fazenda Estrela do Norte

A (Figura 2) mostra o Croqui de Uso Futuro do Solo, onde as áreas de contornos pretos representão a áreas que serão calcariadas. A estrada interna que será reformada está representada pelas linhas tracejadas de cor cinza.

Figura 2: Croqui de Uso Futuro do Solo da Fazenda Estrela do Norte

No que diz respeito à localização a propriedade apresenta boas vias de escoamento, pois está localizada em uma ponta estratégica e é servido com várias vias de acesso que permitem o trafego durante todo ano.

Objetivo do Projeto:

Projeto tem por objetivo alocar recursos financeiros junto ao Banco da Amazônia para financiar a calagem de 998,0650 ha para o plantio de soja e recuperação e piçarramento de 30,52 km de estrada interna. O mesmo será executado na Fazenda Novo Horizonte, Localizada no Município de Paragominas - PA.

Justificativas:

A soja é o principal grão oleaginoso cultivado no mundo. Ela participou, em 2006/7, com cerca de 60% do total de 385 milhões de toneladas de grãos produzidos em nível global pelos principais grãos oleaginosos (soja, girassol, canola, amendoim, algodão mamona). Seu elevado teor em proteínas (40%) faz dela a principal matéria prima na fabricação de rações para alimentação de animais domésticos e, apesar do seu baixo teor de óleo (cerca de 19%) disputa com o dendê a posição de maior produtora de óleo vegetal.

O sistemas de produção agrícola na Fazenda Estrela do Norte encontra-se sob Latossolo Amarelo. Esse solo apresenta (em condições naturais) alta acidez, baixas concentrações de bases trocáveis [cálcio (Ca), magnésio (Mg) e potássio (K)] e de fósforo (P) disponível. Sendo que a correção deste tipo de solo por meio da calagem é considerada uma prática fundamental para o desenvolvimento da agricultura sustentável.

A forma de exploração das atividades agrícolas no imóvel consiste no modelo tradicional de agricultura, que será substituído pelo Sistema de Plantio Direto (SPD) com uso de rotação de cultura, que com o tempo de adoção, desde que bem manejado, as concentrações de nutrientes disponíveis e matéria orgânica do solo (MOS) aumentam.

Alem da calagem o projeto contemplara a recuperação da estrada interna da propriedade, sendo este investimento de fundamental importância, pois o escoamento da produção depende diretamente do estado de conservação desta estrada.

Aspectos Técnicos do Projeto:

A área que o projeto será implantado consiste em Área de Uso Alternativo do Solo. O sistema de exploração adotado para o projeto consiste na rotação de cultura, com modelo de rotação soja-soja-milho.

O plantio da soja será executado com espaçamento de 50 cm entre linhas e 12 a 14 sementes por metro linear, com densidade aproximada de 260.000 plantas por hectares. A produtividade esperada é de 50 sacas por hectares.

O plantio do milho será executado com espaçamento de 80 cm entre linhas e 05 sementes por metro linear, com densidade aproximada de 62.500 plantas por hectares. A produtividade esperada será de 110 sacas por hectares.

Fotos da área de plantio

- Calagem: Consiste na distribuição de calcário para corrigir as deficiências de cálcio e magnésio e neutralizar o Alumínio do solo. A avaliação da necessidade de calagem é realizada a partir da interpretação dos resultados da análise do solo da camada de 0 a 20 cm de profundidade.

O cálculo da necessidade de calagem (NC) é feito através da seguinte fórmula:

NC (t.ha-1) = [(V2 – V1) x CTC x f]/100

NC (t.ha-1) = [(70 – 39) x 7,5 x 1,32]/100

NC (t.ha-1) = 3,06

onde:

V1 = valor da saturação por bases trocáveis do solo, em porcentagem, antes da correção.

V2 = valor da saturação por bases trocáveis que se deseja (70%);

CTC = capacidade de troca de cátions, CTC = 7,5;

f = fator de correção do PRNT do calcário f = 100/PRNT(76%).

A quantidade de calcário calculada será dividida em duas partes iguais. A primeira metade será aplicada na superfície do terreno e incorporada a uma profundidade de 20 cm com grade aradora. A segunda metade será aplicada antes da gradagem de nivelamento e incorporada.

O calcário que será utilizado é o dolomítico com ter de MgO acima de 12%. O mesmo será adquirido de empresa registrada junto ao DNPM e que tenha as devidas Licenças de operação junto aos órgãos governamentais competentes. O custo de aquisição do mesmo é de R$ 155,00, entregues na propriedade.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com