TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede De Supermercados

Trabalho Escolar: Rede De Supermercados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.566 Palavras (7 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Através dos estudos aplicados, analisamos um grupo de empresários, que resolveram investir no desenvolvimento de seu empreendimento, descobrimos e relatamos as dificuldades e oportunidades que uma empresa pode ter. Por meio disso podemos ver como uma empresa com crescimento desordenado não tem chances de sobreviver no mercado , uma empresa precisa antes de tudo de informações para que cresça de maneira adequada e dentro das lei e normas, tendo como base seus números, seus clientes e opiniões deles, e seu controle financeiro, e assim analisar e definir de maneira adequada a aplicabilidade de seus recursos e assim desenvolver no momento certo.

2 DO CONTRATO SOCIAL

O Contrato Social é a “lei entre as partes”, Uma empresa não é nada mais que uma sociedade de pessoas que investem capital, bens e serviço, objetivando o desenvolvimento de uma atividade econômica com o intuito de lucro.

Sendo a empresa uma reunião de duas ou mais pessoas (físicas ou jurídicas) para um fim específico, é essencial que as relações e obrigações os sócios entre si e deles para com a sociedade seja especificada e regulada em um documento: O contrato social.

Apesar de pouco valorizado pelos sócios, os quais na maior parte das vezes o assinam ser ler, o Contrato Social é a pedra fundamental da sociedade, é nele que se estabelecem os direitos e obrigações de cada um dos sócios, as proteções ao capital investido e aos sócios minoritários.

Temos então que, Contrato Social é o documento escrito, elaborado na forma pública ou particular, através do qual os contratantes geram uma relação de direitos e obrigações recíprocas e para com a nova pessoa por ele criado após seu regular registro. É a certidão de nascimento da pessoa jurídica.

Pelas cláusulas do seu conteúdo se disciplina o relacionamento interno e externo da sociedade, atribuindo-se identidade ao empreendimento.

Em suas cláusulas identificam-se a sua qualificação, tipo jurídico de sociedade, a denominação, localização, seu objeto social, forma de integralização do capital social, prazo de duração da sociedade, data de encerramento do exercício social, foro contratual, etc...

Seu registro dar-se-á na Junta Comercial do Estado, ou nos Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas, conforme a natureza jurídica da sociedade. Nos casos de sociedade de advogados, o registro será feito na OAB.

2.1 CLÁUSULAS OBRIGATÓRIAS DO CONTRATO SOCIAL

O corpo do contrato social deverá contemplar, obrigatoriamente, o seguinte:

 Nome empresarial, que poderá ser firma social ou denominação social;

 Capital da sociedade, expresso em moeda corrente, a quota de cada sócio, a forma e o prazo de sua integralização;

 Endereço completo da sede (tipo e nome do logradouro, número, complemento, bairro/distrito, município, unidade federativa e CEP) bem como o endereço das filiais;

 Declaração precisa e detalhada do objeto social;

 Prazo de duração da sociedade;

 Data de encerramento do exercício social, quando não coincidente com o ano civil;

 As pessoas naturais incumbidas da administração da sociedade, e seus poderes e atribuições;

 Qualificação do administrador não sócio, designado no contrato;

 Participação de cada sócio nos lucros e nas perdas;

 Foro ou cláusula arbitral.

.

2.2 CLÁUSULAS FACULTATIVAS DO CONTRATO SOCIAL

 Regras das reuniões de sócios;

 Previsão de regência supletiva da sociedade pelas normas da sociedade anônima;

 Exclusão de sócios por justa causa;

 Autorização de pessoa não sócia ser administrador;

 Instituição de conselho fiscal;

 Outras, de interesse dos sócios.

Os sócios precisam ter muita atenção com relação ao contrato social, não somente quando da abertura de sua empresa mas também nas relações do dia a dia, pois uma simples leitura de seu conteúdo pode ajudar a dirimir desavenças ou resolver problemas, sendo sempre pertinente a consulta à um advogado de confiança para auxiliar na interpretação e até para reformulação do contrato

3 (PARTE DO IANUKULÁ)

4 CARGA TRIBUTÁRIA – NEM SEMPRE O PRINCIAL PROBLEMA ENFRENTADO.

A carga tributária não representa um grande problema para os empresários entrevistados, pois com a abertura de uma nova rede do supermercado na cidade, tem outros fatores decisivos mais importantes para que os mercados já existentes na cidade de Patos possam continuar com suas atividades, sendo a principal delas a falta de clientes, seguido dos maus pagadores, a falta de capital de giro, concorrência muito forte o que dificulta a entrada e estabilidade no mercado em questão, falta de crédito por ser uma empresa nova de certa forma apresentando riscos para os investidores de recursos.

Enfim, os empresários precisavam alavancar estratégias bem aplicadas para poder ganhar o mercado da região mesmo tendo a competitividade no dia a dia ao seu lado.

Esse seria o maior desafio, o que os motivava a desenvolver cada processo com muita atenção, dedicação e certeza de estarem trabalhando de maneira correta.

5 AS DIFICULDADES LOCAIS

O que dificultava o trabalho conjunto dos pequenos supermercados era a falta de comunicação entre os empresários do ramo, pois eles trabalhavam de forma isolada, e como o volume de compra dos pequenos supermercados era pequeno, as condições de preços das indústrias não eram tão vantajosas. Esta falta de comunicação entre os empresários da cidade fazia com que os clientes não tivessem preços competitivos, não havendo vantagem financeira nas mercadorias compradas na cidade. Dessa forma os empresários do ramo além de não conseguirem vender bem devido ao valor alto de suas mercadorias, não conseguiam ter bons lucros, não sendo possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com