TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parecer técnico viabilidade implantação de rede de supermercados

Por:   •  27/11/2015  •  Artigo  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 6

Parecer Técnico: 01/2015

Cliente: Sr. Gilberto Michalet - Supermarché S.A.

Escopo

Avaliação da conjuntura econômica brasileira, para viabilidade de implantação de cinco filias da rede de supermercado popular no Brasil e recomendações de mudanças no campo político econômico que possam estimular o consumo de caráter mais popular.

Conjuntura econômica brasileira atual

A situação econômica brasileira vem causando muita preocupação à toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento e também para os olhos do governo e do exterior.

Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economia vem tomando nos últimos tempos.

O indicador mais imediato de uma crise é a produção. As previsões para o crescimento do PIB de 2015 só pioram. No último relatório Focus (02 de outubro), a previsão do crescimento foi ajustada ainda mais para baixo: -2,85%, indicando um quadro de crise econômica. Se confirmado, será o pior resultado em 25 anos, ou seja, desde 1990 – quando foi registrada uma queda de 4,35%.

[pic 1]

Para 2016, os economistas das instituições financeiras passaram a prever uma contração de 1% na economia do país. Para se ter uma ideia, no início de 2015, a previsão dos economistas era de uma expansão de 1,8% para a economia brasileira no ano que vem.

Em se tratando de inflação, a expectativa é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche o ano de 2015 em 9,65% – há quatro semanas, a taxa esperada era de 9,31%. Se confirmada, representará o maior índice em 12 anos, ou seja, desde 2003 – quando somou 9,30%.

Para 2016, os economistas das instituições financeiras mantiveram sua expectativa de inflação de 6,49% versus a última semana e continuam distantes da meta central de 4,5% fixada para o ano que vem.

[pic 2]

A taxa básica de juros (SELIC) é o principal instrumento do BC para tentar conter pressões inflacionárias, pois taxas mais altas tendem a reduzir o consumo e o crédito, o que pode contribuir para o controle dos preços, porém com os juros estáveis em 14,25% ao ano no começo de setembro, o maior patamar em nove anos, nós acreditamos que não devem ocorrer novos aumentos de juros em 2015. Para o fim de 2016, a estimativa subiu de 12% para 12,25% ao ano.

A taxa de desocupação foi estimada em agosto de 2015, para o conjunto das seis regiões metropolitanas investigadas, em 7,6%, não tendo variação significativa frente ao mês anterior (7,5%). No confronto com agosto do ano passado a taxa subiu 2,6 pontos percentuais (passou de 5,0% para 7,6%).

[pic 3]

Com as projeções de queda no PIB e, levando-se em consideração que a taxa de desemprego no país – PNAD contínua e com ajuste – deverá crescer até o final do ano e, considerando também que um semestre é o tempo que uma família consegue manter em dia o pagamento de suas despesas com o seguro desemprego, é possível afirmar que após este período a tendência é o crescimento intenso da inadimplência.

Quando olhamos para números específicos do setor, vemos dados como por exemplo em agosto, que as vendas reais do autosserviço apresentaram queda de -0,29% na comparação com o mês imediatamente anterior e queda de -4,04% em relação ao mesmo mês do ano de 2014, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, apurado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

No resultado acumulado (jan/ago), as vendas apresentaram queda de -0,69% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os índices já estão deflacionados pelo IPCA do IBGE . Segue a tabela:

Variações

Período de análise –

mês/15

Variação

Nominal

Variação Real

(IPCA/IBGE)

Ago/15 x Jul/15

-0,07%

-0,29%

Ago/15 x Ago/14

5,10%

-4.04%

Acumulado / ano

7,68%

-0,69%

Tabela – Variações em diferentes períodos de análise (Relatório Abras nº 56, Setembro de 2015)

A diminuição de postos de trabalho formais, refletidos na divulgação pelo Caged, de perda de 986 mil postos no período acumulado de 12 meses até agosto, é um dos principais motivos para o resultado negativo registrado pelo setor neste ano. A elevação da taxa de desemprego com concomitante perda de poder de negociação por parte dos trabalhadores faz com que a massa de renda salarial disponível fique ainda menor, afetando as vendas do setor.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que também é um bom indicador para essa análise, pois indica a sensação do consumidor em relação à sua situação econômica pessoal e do país no curto e médio prazo, também demonstra um cenário de crise: o ICC recuou 5,3% entre agosto e setembro, para 76,3 pontos. Essa foi a quinta queda seguida do indicador e a mais intensa desde janeiro, quando perdeu 6,6%. Na comparação com setembro do ano passado, o tombo foi de 25,9%. A piora nesse indicador só demonstra que o consumidor também está inseguro em relação a situação econômica do país o que impacta diretamente no seu comportamento atual de consumo.

Além de todos os argumentos mencionados anteriormente, é fundamental demonstrar que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), produzido pelo IBGE, é um dos principais indicadores brasileiros da variação mensal dos preços. Este índice mede a variação do custo de vida das famílias com chefes assalariados e com rendimento mensal compreendido entre 1 a 5 salários mínimos mensais, o que representa aproximadamente 50% das famílias brasileiras. O INPC acumulado de 12 meses (até Ago/15) já está em 9,88% versus o IPCA de 9,53% no mesmo período, ou seja, isso demonstra que a inflação real para as famílias mais pobres está maior do que a medida de maneira geral. Dessa maneira, certamente essas famílias mais pobres que são o público alvo da rede Supermarché S.A, são as mais penalizadas pela inflação e estão com um poder de consumo bem menor que as outras classes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (322.4 Kb)   docx (73.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com