TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rede Globo

Artigo: Rede Globo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Caso das

Organizações Globo

-Questões:

1. Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?

R.: A estrutura organizacional do Grupo Globo pode ser definida como estrutura mecanista, pois há uma hierarquia de controle e coordenação, ou seja, integra diversas empresas que atuam em diferentes setores e suas atividades são separadas em divisões independentes, facilitando assim a coordenação e a sua administração.

2. Qual o critério de departamentalização ultilizado para agrupar as unidades de negócios? Procure informações complementares e esboce o ornograma da organização.

R.: A organização tem suas atividades separadas em divisões independentes, cada uma delas compostas por várias empresas. A adoção dese módulo estrutural visou a melhor departamentalização e coordenação das atividades.

As principais divisões do grupo são:

-MIRA: Mídia Impressa e Rádio;

-Geobopar: Globo Participações e Comunicações S.A;

-Fundação Roberto Marinho;

3. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo?

R.:O grupo preza a produtividade e a eficiência empresariais, logo, se o modelo adotado por uma das empresas não garantir essa boa gestão dos problemas e das tarefas, reestruturações são efetuadas. Com esse objetivo, buscou-se descentralizar a direção das empresas, por meio de transferências de poder. As decisões não são centralizadas nas mãos da alta gerência do conglomerado, apesar de ela concentrar a maior parcela de poder.

4. Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo?

R.: O grau de centralização nas Organizações Globo é alta, tudo em vista o seu alto poder aquisitivo. O controle de uma estrutura tão grande é difícil, muitas vezes os processos decisórios são emperr

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com