TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime De Caixa

Artigos Científicos: Regime De Caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

REGIME DE COMPETÊNCIA

O Regime da Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil isto é, quando uma receita, custos e despesas, independente da sua realização em moeda ou uma despesa deve ser reconhecida, sendo assim o documento se dá na data do fato gerador ( na data do documento, data da realização do serviço, material, da venda, ou do desconto não importando quando vou pagar ou receber) são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência ;

Isto permite que as transações sejam registradas nos livros contábeis e sejam apresentadas nas demonstrações financeiras do período no qual os bens (ou serviços) foram entregues ou executados (ou recebidos). É apresentada assim uma associação entre as receitas e os gastos necessários para gerá-las.

As demonstrações financeira sob o método de competência informam aos usuários não somente a respeito das transações passadas, que envolvem pagamentos e recebimentos de dinheiro, mas também das obrigações a serem pagas no futuro e dos recursos que representam dinheiro a ser recebido no futuro.

Uma ilustração da situação acima:

A empresa X realiza uma venda e deu um prazo para pagamento em 60 (sessenta) dias para seu cliente, a receita é reconhecida na data da venda e, portanto, o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.

Como regra geral as empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração dos tributos. Sendo assim para medir os resultados é recomendado a utilização Regime de Competência onde além de considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também consideram a depreciação que no Regime de Caixa não consideram. Sendo um dos seus principais relatórios confeccionados pelo regime, através dele podemos saber se uma empresa teve lucro ou prejuízo em determinado período.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com