TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regime de Caixa e de Competência

Seminário: Regime de Caixa e de Competência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  Seminário  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 2

Regime de Caixa e de Competência;

Efeito de lucro no Balanço Patrimonial e diferença entre Custos e Despesas.

REGIME DE COMPETÊNCIA:

Regime de competência é uma forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos geradores, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao Patrimônio.

Este regime também é chamado de Principio de Competência e é universalmente adotado, aceito e recomendado pela teoria da contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o resultado da empresa ( Lucro ou prejuízo) de forma adequada e completa.

REGIME DE CAIXA:

O regime de caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de Contabilidade, aplicado basicamente ás microempresas ou ás ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS, tais como Igrejas, Clubes, Sociedades Filantrópicas, etc.

A Receita será considerada ganha (contabilizada) no momento do seu recebimento, ou seja, quando sair dinheiro do caixa (desembolso, Desencaixe).

Assim, o Lucro será apurado subtraindo-se toda a Despesa Paga ( dinheiro saiu do Caixa) da Receita Recebida ( dinheiro entrou no Caixa).

Por outro lado, todas as empresas necessitam ter seu Fluxo de Caixa como uma das mais importantes ferramentas gerenciais e este deve refletir não apenas fatos consumados, mas também aqueles que, não tendo ainda ocorrido, podem ser previstos.

CONCEITOS DE REGIME DE CAIXA:

Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício, independentemente da data da ocorrência de seus fatos geradores. Em outras palavras, por esse regime, somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelo caixa.

CONCEITOS DE REGIME DE COMPETÊNCIA:

Decorre do Princípio da Competência de Exercícios, e por ele serão consideradas, na apuração do resultado do exercício, as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas. De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelo caixa( pagas ou recebidas): o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.

AS DIFERENÇAS ENTRE REGIME DE CAIXA E DE COMPETÊNCIA

Regime de Competência

Reconhece a receita quando ocorre a venda, com entrega da mercadoria ou prestação do serviço.

Reconhece despesa quando incorrida, independente de ter sido paga ou não.

Regime de Caixa

- São as datas de recebimentos e pagamentos que determinam os registros.

Se uma concessionária de veículos vende um automóvel por R$ 25.000,00, o regime de competência reconhece, hoje, a receita de R$ 25.000,00, embora o cliente tenha dado de entrada um carro usado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com