TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Supervisionado

Casos: Relatorio De Estagio Supervisionado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 7

4 REFERENCIAL TEORICO

4.1 Introdução ao Tema

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes.

Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar. A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão. Agora imagine o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Nos dois casos há algo de errado na forma comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado.

Sendo assim, as organizações têm que a cada dia promover a integração entre os seus colaboradores fazendo aflorar a mutuidade entre eles. Desta forma levará cada um a conviver da melhor maneira possível dentro do contexto interpessoal, uma vez que com essa integração terá colaboradores mais conscientes do seu papel no grupo, bem como da sua verdadeira posição dentro da organização. Como consequência essa integração melhorará o seu desempenho na atividade desenvolvida.

4.2 Histórico do Tema

Ate a década de 60, para o chefe, bastava sentar na cadeira e exercer controles mecânicos, saber planejar, organizar, agir, controlar e corrigir. O bom chefe era aquele que tinha o pessoal na palma da mão, ou seja, total controle dos seus funcionários dentro da empresa. Contudo, as empresas, a partir da década de 70, passaram a necessitar mais de contribuições intelectuais de seus funcionários. Principalmente nos fins dos anos 80, com a evolução da concorrência, criou-se a necessidade de ter nas empresas funcionários mais dedicados. O novo bom chefe, agora chamado de líder, é aquele que consegue estimular os funcionários, "vender" os objetivos à equipe, e favorecer um bom clima no ambiente de trabalho.

O interesse em identificar as habilidades e comportamentos que tornam os líderes eficazes é praticamente tão antiga quanto a história desse planeta. A discussão pode ser encontrada nos clássicos gregos e latinos, na Bíblia Sagrada, nos escritos dos antigos filósofos chineses e nas primeiras sagas islandesas. B. M. Bass, por exemplo, cita mais de 3.000 estudos empíricos sobre liderança.[1] As bases históricas para a compreensão da liderança, porém, são os trabalhos de Lao-Tzu, na China, durante o século VI a.C., A República de Platão e O Príncipe de Maquiavel.

Durante algum tempo o tema ficou praticamente esquecido. Até que a obra intitulada Administração: de volta às origens (a arte perdida da liderança), escrita por Matthew J. Culligan, C. Suzanne Deakins e Artur H. Young[2], publicada em 1983, parece ter reacendido o interesse sobre o tema e, desde então, falar sobre liderança é algo que definitivamente entrou na moda.

Hoje, toda a mídia está impregnada pelo tema, desde o noticiário dos jornais, artigos e reportagens das revistas semanais de informação, até os programas de televisão e os sites da Internet. As livrarias, então, encontram-se repletas de livros sobre o assunto e, em termos mundiais, já se contam às centenas os cursos e programas acadêmicos disponíveis àqueles interessados em seu estudo, devidamente customizados para os mais diversos interesses e nichos específicos de profissionais.

A busca de uma definição para a palavra liderança tem produzido intensos debates, especialmente entre aqueles que procuram estabelecer uma diferença entre liderança e administração e também no meio daqueles que desejam saber se ela vem como decorrência de uma condição genética ou se pode ser aprendida. Quando se pretende uma definição das competências que devem ser desenvolvidas pelo líder, conseguir algum tipo de concordância nem sempre é fácil, o consenso é extremamente raro e a unanimidade, então, é virtualmente impossível, tal a quantidade de variáveis a serem consideradas e a subjetividade das avaliações.

Na verdade, não há um único atributo, um único comportamento ou uma única competência capaz de, por si só, distinguir um líder. Pelo contrário, há um vasto cardápio de possibilidades dentro dos atributos, das características pessoais, das habilidades e dos traços de que disponha determinado indivíduo, em virtude dos quais expressará intencionalmente atitudes, comportamentos, hábitos, práticas ou procedimentos, que finalmente se desenvolverão na forma de competências.

É possível que, sob determinadas circunstâncias ou numa situação particular, essa ou aquela habilidade possa se demonstrar mais necessária que as demais ou até eventualmente que, por uma afortunada coincidência, alguém venha a se destacar, mesmo sendo pouco dotado.

De uma forma geral, no entanto, o verdadeiro líder é aquele que tem a sabedoria para aprender a fazer o uso equilibrado e produzir a combinação adequada desse arsenal de competências. E essa sabedoria, sim, é um talento escasso

É fato inquestionável, porém, que todos os líderes, na verdadeira acepção da palavra, não podem prescindir de habilidades para gerenciar pessoas e são diretamente responsáveis por estabelecer um clima sadio de relações interpessoais no ambiente de trabalho, fator indispensável para a formação de equipes eficazes. Trabalhar ao lado de pessoas positivas e animadas em um clima amistoso e tranquilo é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com