TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Hotelaria

Trabalho Universitário: Relatório De Hotelaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 8

No dia 06/11/2014 os acadêmicos do curso de turismo da instituição FAPAN realizaram uma pesquisa de campo ao Gold Mar Hotel.

Para avaliar as suas características estruturas, serviços e sustentabilidade de acordo com os requisitos básicos de classificação para hotéis 4 estrelas exigidos pelo SBCLASS. A história do surgimento do Hotel nos foi contada pelo Sr. Valdir Corrêa (Gerente de Recepção)

Em 1989, onde funcionava uma marcenaria hoje funciona o Gold Mar Hotel, mas nem sempre ele foi chamado assim. Em 1996, o terreno onde funciona hoje o Hotel foi comprado pela família Sampaio, que era proprietário do Hotel Valerry em Salinópolis. Ali construíram o Valerry Dreams Hotel que funcionou por cinco anos.Por motivos pessoais os proprietários resolveram arrendar o empreendimento.

Passou a chamar-se então Paramazônia Hotel, arrendado pelo Sr. Daniel Serique e sócios. Após três anos de funcionamento por motivos de falta de pagamentos de funcionários e complicações na justiça, o Dr. Antônio Sampaio resolveu retomar a administração do Hotel. Colocando sua nora, Paloma Sampaio, para gerenciá-lo. E lá se vão 10 anos de Gold Mar Hotel. Nome este dado pelos atuais proprietários, o nome Gold vem do dourado que se refere á opulência que os proprietários gostariam de mostrar no empreendimento, o nome Mar na verdade foi só uma troca por que ele queria colocar Gold Rio, mas por ele já possuir outro empreendimento cujo nome era Novo Rio para diferenciar os nomes colocou Gold Mar, daí originou-se parte da decoração do hotel. Os salões Royal e Versailles seguiram a mesma linha com relação aos outros, Caripunas e Pariquis fazem referência ao endereço do proprietário que mora entre essas travessas.

A pesquisa se iniciou ás 15:00 h, fomos conduzidos pelo funcionário José Aldo que primeiramente nos levou para a fachada e nos explicou o funcionamento do hotel o primeiro nome do Gold Mar foi Valerry Dreams Hotel , falou sobre o slogan que é: Gold Mar Hotel a quinta estrela é você que de trás para frente ler-se a primeira estrela é você, sempre priorizando o hospede.

Seguimos á pesquisa na recepção onde nos encaminhou para as UHs

A primeira UH que visitamos foi uma Double-double Room, possui frigobar, Televisão, Ar condicionado, Catálogos informativos, mesa para computador, e a porta possui fechadura eletrônica, seguirmos com a visita na UH máster onde nos foi informado que a UH também era usada para festas particulares e reuniões, possui uma ampla vista para a baia do Guajará.

As instalações da UH estão precisando de reformas e alguns moveis de reparos, o ar condicionado precisa de manutenção por que marca apenas uma temperatura, a estrutura da cama é irregular para o tamanho do colchão, falta melhores cuidados com objetos de decoração, o banheiro poderia ser mais espaçoso e a banheira maior e mais larga, também precisando de reparos.

Prosseguimos para a UH executiva, aonde o funcionário que nos conduzia disse que essa UH era usada mais por casais, e também como o nome diz, por executivos. Essa UH possui um diferencial que é uma varanda que da vista para, a baia do Guajará. Nessa UH percebemos que há um certo descuido em relação a limpeza, no banheiro havia teias de aranha no espelho, e a UH em si, assim como as outras instalações precisa de reformas e reparos.

Saindo dessa UH, seguimos pelo corredor onde encontramos uma bandeja com pratos sujos e restos de comida jogada no chão do corredor, isto é inadmissível para qualquer meio de hospedagem.

Seguindo o corredor encontramos uma pequena sala com sofás e mesinhas para os hospedes lerem ou acessarem a internet. Vimos também nos corredores, extintores de incêndio em locais estratégicos e de fácil acesso em caso de emergência.

Após visitarmos as UHs, retornamos para o salão da recepção do hotel, aonde o funcionário que nos acompanhou na visita o José Aldo nos disse que o proprietário costuma dizer que o Gold Mar, não é um hotel como outro qualquer, que ele é uma Casa de Espetáculos que hospeda pessoas. De acordo com a política do hotel eles não aceitam animais, com exceção de cães guias. O hotel tem apenas um elevador com capacidade para 630 kg.

Todo hospede tem direito a passeio de iate, o hotel possui serviços de restaurante 24 h, recepção 24 h, serviço de quarto 24 h, tem serviço de lavanderia, porém não é próprio e sim de uma empresa terceirizada, possui serviço de reserva online, sistema eletrônico de check in/checko ut, tem serviço de internet wi-fi em 100% das UHs. O hotel possui apenas duas UHs com acessibilidade para portadores de necessidades especiais. O Gold Mar possui site de promoção e propaganda próprio, também se encontram no facebook, e redes sociais.

Continuamos a visita no setor administrativo, e no setor de eventos e licitações com callcenter, onde percebemos profissionais qualificados para o trabalho.

No setor de eventos conversamos com o senhor Alcides Moura encarregado da área de eventos, que nos explicou sobre o funcionamento dos salões de eventos que são quatro, sendo eles, Salão Pariquis, Caripunas, Versailles e Royal, sendo que os dois primeiros são usados somente no modo auditório comportando cada 80 pessoas e os dois últimos são usados tanto no modo auditório quanto no modo festa, o salão Versailles comporta no modo auditório 120 pessoas e no festa 80, o Royal no modo auditório comporta 500 pessoas e no festa 300.

Seguimos com a visita para a Galeria Paulo Sampaio, aonde vimos obras de artes regionais, seguimos para o Espaço Cultural Gold Mar.

Na entrada da cozinha do restaurante vimos fiações elétricas expostas, sugerimos que façam manutenção urgente para não ocorrer acidentes. E ao lado da porta de entrada da cozinha tem outra porta que leva a beira da maré, onde abaixo fica exposta muita sujeira e lixo, sugerimos que aquela porta fique trancada ate mesmo por questão de segurança.

Conhecemos a cozinha do restaurante, onde percebemos que precisa de melhores cuidados higiênicos e de reforma assim como também trocar os utensílios domésticos que estão em situações precárias, como panelas, conchas entre outros, também sugerimos que troquem alguns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com