TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Gerencial Da Petrobrás

Trabalho Escolar: Relatório Gerencial Da Petrobrás. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  1.582 Palavras (7 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 7

SOBRE O RELATÓRIO GERENCIAL

Este relatório tem por objetivo, analisar a empresa Petrobras, num âmbito econômico-financeiro, no período de seis anos, de 2006 a 2011. Esta análise foi embasada nos Balanços Patrimoniais divulgados pela própria empresa, usados também para base dos cálculos dos índices de estrutura de capital, os índices de liquidez e os índices de rentabilidade.

A importância deste relatório se dá, pois a Petrobras se mostra uma empresa líder de mercado petrolífero. Por ser uma sociedade anônima de capital aberto, e possui uma visão sustentável, demonstrar o impacto do pré-sal sobre os investimentos da empresa, que, aliás, é uma das pioneiras na extração de petróleo nessa área. Portanto, os resultados, positivos e negativos, sobre o grande investimento que a Petrobras fez, serão expostos neste relatório. E ainda, apresentar se a Petrobras apresenta coerência entre suas ações e sua missão/visão/valores.

http://www.investidorpetrobras.com.br/pt/governanca/modelo-de-governanca/

A Petrobras adota as melhores práticas de governança corporativa e está capacitada para utilizar os mais avançados instrumentos de gestão empresarial. Por ser uma companhia de capital aberto, está sujeita às regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa). No exterior, cumpre as normas da Securities and Exchange Commission (SEC) e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos; do Latibex da Bolsa de Madri, na Espanha; da Bolsa de Comércio de Buenos Aires e da Comisión Nacional de Valores (CNV), na Argentina.

A companhia segue procedimentos de gestão compatíveis com as normas dos mercados em que atua, de modo a garantir a adoção de padrões internacionais de transparência. Dessa forma, reforça sua credibilidade no mercado e aprimora o relacionamento com seus públicos de interesse: acionistas, investidores, clientes, fornecedores, empregados e sociedade, entre outros.

Estrutura

É Composta de Conselho e Comitês de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, Auditoria Interna, Comitê de Negócios e Comitês de Gestão

A PETROBRAS

A Petrobras foi fundada no dia 03 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da união. “É, portanto, com satisfação e orgulho patriótico que hoje sancionei o texto de lei aprovado pelo poder legislativo, que constitui novo marco da nossa independência econômica”, já previa ele, há mais de 50 anos.

Apesar de ter sido em 1953, sua instalação só foi concluída em 1954, ao herdar do Conselho Nacional de Petróleo duas refinarias, a de Mataripe (BA) e Cubatão (SP). Elas passaram a ser os primeiros ativos (patrimônio) da empresa. Em 10 de maio deste mesmo ano, a empresa começou a operar, com uma produção de 2663 barris, equivalente a 1,7% do consumo nacional. Em 1954 o petróleo e seus derivados, representavam 54% do consumo de energia no país.

No início dos anos 70, os membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) elevaram substancialmente os preços internacionais, provocando o chamado Choque do Petróleo. Com isso o mercado tornou-se conturbado e marcado por incertezas, não apenas quanto aos preços, como também quanto à garantia do suprimento. Para superar as dificuldades, o governo adotou medidas econômicas, algumas diretamente ligadas às atividades da Petrobras, como a redução do consumo de derivados e o aumento da oferta interna de petróleo. Um exemplo foi o incentivo ao consumo do álcool carburante como combustível automotivo, com a criação do Programa nacional do Álcool. Passou a ser dada prioridade aos investimentos em exploração no mar e produção, ocasionando aumento da produção do petróleo nacional, que passou a ocupar espaço cada vez maior na carga das refinarias. Nesse momento de crise, no qual o preço do petróleo estava alto, a melhor alternativa foi continuar investindo na exploração do mar. Ao aumentar a produção nacional, o Brasil dependeria menos de importar um produto caríssimo, conseguindo também, aumentar suas reservas, o que tornaria possível aumentar suas exportações.

MISSÃO: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

VISÃO 2020: Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse.

VALORES: Descritos no Plano Estratégico, os valores são a forma como a empresa pauta suas estratégias, ações e projetos. São eles: Desenvolvimento Sustentável, Integração, Resultados, Prontidão para Mudanças, Empreendedorismo e Inovação, Ética e Transparência, Respeito à Vida, Diversidade Humana e Cultural, Pessoas, e Orgulho de Ser Petrobras.

Através de algumas reportagens extraídas do site da própria empresa e também de outros sites de notícias, foi possível obter um panorama relacionado ao modo como a Petrobras tem agido para atingir sua Visão 2020. De acordo com a visão, a companhia almeja ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelo seu público de interesse.

Um fato importante que influencia positivamente no alcance da missão e visão da Petrobras é ter sido eleita a “empresa dos sonhos dos jovens”, segundo pesquisa realizada em 2012 pela Cia de Talentos, consultoria em Recursos Humanos com atuação em toda a América Latina, em parceria com a empresa de pesquisa Nextview People. Para isso, a empresa busca investir nas pessoas através do plano de cargos que contempla 56 profissões, desenvolvendo os colaboradores que já trabalham na empresa e os recém-admitidos. Através da Universidade Petrobras, ela admite funcionários sem experiência e os coloca em treinamento por 15 meses para que ao iniciar a prestação de serviço os funcionários estejam aptos a realizar as funções. Os valores e a política da empresa são implantados com base no ambiente de trabalho e aprimorados pela área de Recursos Humanos a cada ano. O aumento no recrutamento e seleção e a melhoria no ambiente de trabalho estão inteiramente ligados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com