TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios da Braskem e da CPFL

Relatório de pesquisa: Relatórios da Braskem e da CPFL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Desenvolvimento da Comunicação 4

2.1.1 Comunicação na Empresa Braskem...............................................................5

2.1.1.1 Comunicação na Empresa CPFL............................................................6

3 CONCLUSÂO................................................................................................8

REFERÊNCIAS................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho serão relatadas as comunicações realizadas nas empresas Braskem e CPFL, conforme analisado as duas empresas com base nos conteúdos apresentado nas disciplinas Comportamento organizacional; Homem, Cultura e sociedade; Comunicação e linguagem; Fundamentos e teoria organizacional.

Este trabalho será desenvolvido sobre a comunicação dentro das empresas Braskem e CPFL, o sistema de comunicação de uma empresa é diferente da outra com relação aos clientes internos e externos.

O ultimo assunto será mencionado qual a ferramenta de comunicação será utilizada nas empresas para alavancar o seus sucessos dentro das organizações.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Desenvolvimento da Comunicação

A comunicação da empresa Braskem é levar as informações de forma precisa aos diretores e investidores, fazendo reuniões entre os setores da organização para analisar o seu desenvolvimento.

A empresa CPFL utiliza a comunicação através das contas de luz trazendo informações de distribuições, comercialização e soluções na utilização de energia de forma direta e simples.

Comunicação é a troca de informação entre pessoas. Significa tornar comum uma mensagem ou informação. Constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social (CHIAVENATO, 2003, p.128).

Segundo PAGNAN (2014, p. 45) Outro ponto sobre o qual devemos tratar é a respeito da eficiência na comunicação. Há diversas pesquisas modernamente que procuram diminuir, minimizar as falhas na comunicação.

As duas empresas mencionadas já desenvolvem ações estratégicas para a comunicação conseguindo assim resultados positivos entre os seus clientes interno e externos.

Segundo KUNSCH (1986, p. 35) “a comunicação organizacional se realiza por meio de três fluxos (descendentes, ascendente e lateral) e de uma forma bidirecional (vertical e horizontal)”.

As organizações apresentam um ou mais destes fluxos, dependendo da Comunicação Administrada.

A comunicação descendente ou vertical refere-se ao processo de informações da cúpula diretiva da organização para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização. (KUNSCH, 1986, p. 35).

Figura 1: Funções da Linguagem e esquema da comunicação humana.

Fonte: Jakobson (1995)

De acordo com o clássico esquema de Jakobson (1995), o processo comunicativo ocorre assim: em um dado contexto, por meio da utilização de certo canal e de certo código, dois indivíduos – o emissor e o receptor – estabelecem contato, permitindo que, entre eles, uma mensagem seja veiculada.

Segundo Vanoye (1998, p.1) “toda comunicação tem por objetivo a transmissão de uma mensagem, e se constitui por um certo numero de elementos”, como o emissor , receptor, mensagem e outros. E é por meio desta que as pessoas interagem entre si.

2.1.1 Comunicação na Empresa BRASKEM

Na empresa Braskem possui uma comunicação estreita entre equipes de comunicação e as outras áreas. Com uma semana de antecedência da divulgação do balanço trimestral é feito uma reunião com a diretoria de comunicação, o presidente da petroquímica, o vice – presidente financeiro e os diretores de relações de investimento para alinhar as informações.

Quando se divulgam os resultados anuais onde consta o balanço anual e a estratégia de curto e médio prazo, a equipe de relações de investidores trabalha em pontos a serem destacados enquanto a de comunicação apresenta observações, conseguindo assim alinhar as informações antes das divulgações.

Bimestralmente a Braskem publica uma revista chamada O Geração Braskem com noticias sobre a empresa, seus colaboradores e seus negócios e A Família Braskem, com assuntos mais familiares, ficando a pauta das duas publicações concentrada em um colaborador da área de comunicação que fala com cada uma das áreas da empresa para saber dos temas importantes. Os temas são avaliados pela equipe de comunicação. Aprovados eles viram textos que antes de chegar à gráfica, passam pela leitura do diretor de comunicação analisar.

A empresa busca criar valores a partir da eficiência da sustentabilidade e da inovação, valorizando a comunicação.

Figura 2: Empresa Braskem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com