TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teorico Derivadas

Exames: Resumo Teorico Derivadas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

O presente trabalho trata-se de um estudo sobre o gerenciamento de qualidade e processos, gestão de riscos e gerenciamento de um projeto, aplicado em um estudo de caso e baseado em um referencial teórico com o objetivo de fundamentar o assunto. Pode-se avaliar o tema abordado no assunto como de fundamental relevância uma vez que a área de projetos vem sendo cada vez mais importante dentro das empresas, e as ferramentas do gerenciamento de projetos são fundamentais para o sucesso dos mesmos e, por conseguinte, das organizações.

1- INTRODUÇÃO

Os temas do gerenciamento de projetos, gestão de seus processos, qualidade e riscos vêm sendo discutidos e repensados todos os dias nas organizações. Segundo o PMI (2011) projeto consiste em um “esforço temporário que tem a finalidade de criar um produto/serviço único”. A elaboração de um projeto em uma empresa passa por uma série de processos, que por sua vez podem ser definidos como atividades que transformam entradas (insumos) em saídas (produtos ou serviços). Um processo pode ser formado por pessoas, equipamentos, materiais, métodos e ambiente. Entretanto, todo projeto possui riscos, os quais também devem passar por etapas de gerenciamento e controle, para sua eliminação, mitigação ou aceitação.

Se considerarmos que as organizações podem ser consideradas como um processo, temos que aceitar que o projeto tem grande importância dentro das mesmas, faremos uma análise dos temas citados no decorrer deste desafio.

O desafio profissional está dividido do seguinte modo: na primeira etapa faremos o Estudo de Caso da empresa EPL, após esta analise , efetuarei uma descrição sobre a abordagem dos projetos dentro de uma organização e a importância da gestão de riscos nos projetos, sendo todas estas etapas embasadas no referencial teórico citado ao final do estudo.

2- O PROJETO EPL

A Empresa EPL Eventos e Palestras LTDA. é uma empresa especializada em organizar eventos culturais tais como: seminário aonde renomado palestrantes vem apresentar as ultimas novidades sobre a Estratégia Empresarial e a Gestão de Projetos.

2.1- Objetivos do Projeto

Organizar uma palestra com o Prof. David Cleland, destinada aos executivos e fornecedores de uma importante multinacional.

2.2 - Ciclo de vida do Projeto EPL

O PMBOK (2008) divide os processos de um projeto em cinco grandes grupos:

• Iniciação: processos que definem em que consiste o projeto.

• Planejamento: processo onde se definem o escopo, desdobramento dos objetivos e estratégias.

• Monitoramento e Controle: consiste no acompanhamento do cronograma, revisão e controle da evolução das ações, gestão do desempenho e reconhecimento das mudanças.

• Fechamento: é a finalização das atividades, o encerramento do projeto.

É importante ressaltar que a definição do ciclo de vida de um projeto está diretamente atrelada ao tipo de produto a ser gerado. A passagem de um ciclo para o outro geralmente envolve uma entrega, que é o produto do trabalho concluído naquela etapa do ciclo. A empresa EPL está dividida em quatro setores: presidência, finanças/administração, eventos e marketing. A seguir, veremos como transcorrerá o ciclo de vida do Projeto EPL, dividido em fases: concepção da palestra, divulgação, execução e encerramento.

PRESIDENCIA CONVITE AO PALESTRANTE

FINANCEIRO/RH DISPONIBILIZAR RECURSOS

EVENTOS ELABORAR A PROGRAMAÇÃO

MARKETING ELABORAR ESTRATEGIA DE VENDAS E CAMPANHA

DIVULGAÇÃO CONTATAR OS MEIOS DE PUBLICIDADE

EXECUSÃO DA PALESTRA RECEPÇÃO DO PALESTRANTE/MONITORAR RECEPÇÃO/

ENCERRAMENTO ACOMPANHAMENTO/RELATORIO DE ORÇAMENTO/RELATORIO DE PROJETO/PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Esta tabela mostra o ciclo de vida e o envolvimento de cada setor em cada etapa do mesmo.

2.3 Identificações, análise e tratamento dos riscos Projeto EPL.

Definimos risco como um acontecimento incerto, que na ocasião de sua ocorrência pode atingir positiva ou negativamente o projeto. Os riscos podem ter uma ou mais causas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com