TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOUZA CRUZ

Trabalho Universitário: SOUZA CRUZ. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  1.107 Visualizações

Página 1 de 6

Contexto operacional

A Souza Cruz S.A. (Companhia, Controladora ou Souza Cruz), fundada em 25 de abril de 1903, conta com cerca de 7 mil colaboradores diretos e 3 mil funcionários sazonais na época das safras do fumo. É um dos maiores grupos empresariais do Brasil e líder absoluta no mercado de cigarros com destaque na produção e exportação de fumo.

Desde 1914, a Companhia é controlada pela BAT – British American Tobacco p.l.c., com sede no Reino Unido, segundo maior grupo do mundo no setor de cigarros, que detém 75,3% de seu capital acionário.

A Companhia é uma sociedade anônima de capital aberto, listada na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). A Companhia tem sua matriz localizada no Rio de Janeiro e duas fábricas de cigarros, em Uberlândia (MG) e em Cachoeirinha (RS), que operam de acordo com a mais avançada tecnologia de processo e preservação ambiental.

Em Cachoeirinha, a Companhia, além de possuir uma fábrica de cigarros, estabeleceu também o seu centro de processamento de dados (data center), a central telefônica de atendimento (call center), o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPD) e o parque gráfico (DG) . A integração da fábrica com o CPD e o DG assegura maior eficiência operacional, integração logística da cadeia de produção e aumento de produtividade para a Companhia. Esse parque gráfico, uma das maiores indústrias gráficas do País que, além de atender toda demanda interna da Souza Cruz, poderá fornecer material gráfico para outras cigarreiras do Grupo BAT na América Latina.

A Companhia conta, ainda, com usinas de processamento de fumo nas principais regiões produtoras de tabaco, em Santa Cruz do Sul (RS), Blumenau (SC), Rio Negro (PR) e Patos (PB). Estas unidades abrigam toda a estrutura de assistência técnica aos produtores de fumo com mais de 240 orientadores agrícolas.

Com atuação em toda a cadeia produtiva, desde a produção de sementes, a produção agrícola de sua matéria-prima - o tabaco - seu processamento, e a fabricação e distribuição dos cigarros, a Companhia que atende hoje diretamente cerca de 260 mil pontos de venda, detém 61,0% de participação no mercado total brasileiro, com 70,9 bilhões de unidades de cigarros comercializadas no ano de 2011.

Na produção de tabaco, a Companhia conta com aproximadamente 40 mil produtores integrados que atuam em parceria, com a reconhecida assistência técnica da Companhia.

Além do fumo utilizado na produção de cigarros, em 2011 foram exportadas 96,6 mil toneladas de fumo processado para mais de 40 países nos cinco continentes.

A estrutura de distribuição de cigarros da Souza Cruz conta com seis Centrais Integradas de Distribuição (CID), localizadas no Rio de Janeiro, São Paulo, Contagem, Curitiba, Porto Alegre e Recife, além de 28 Centros de Distribuição e mais de 80 Postos de Abastecimento, que são locais próprios ou terceirizados estrategicamente localizados.

Contemplando uma operação em nível Brasil, a Souza Cruz atende cerca de 260 mil clientes com um fluxo diário de mais de 280 milhões de cigarros, e ainda, com PÁGINA: 47 de 102 DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/2011 - SOUZA CRUZ SA Versão : 1Notas Explicativas processamento aproximado médio de 47 mil notas fiscais por dia. Isso faz da sua operação de vendas e logística uma das mais importantes e respeitadas da América Latina.

Outra operação importante é a presença internacional na Brascuba Cigarrillos, S.A. (Brascuba), associação (joint-venture) entre a Companhia (por intermédio de sua controlada Yolanda Participações S.A.) e o governo de Cuba, estabelecida em 1996, para a produção de cigarros. Em 2011, o mercado cubano representou 12,6 bilhões de unidades de cigarros, dos quais aproximadamente 1,9 bilhão foi comercializado pelo mercado em divisas estrangeiras, onde a Brascuba detém 99,7% de participação. Além do mercado interno, a exportação de cigarros de fumo negro representa um enorme desafio e um grande mercado em outras partes do mundo onde este produto tem boa penetração.

A Souza Cruz possui em parceria com a Ambev, o Agrega, uma empresa de inteligência de compra que visa por meio de aumento de escala gerar economias na aquisição de materiais e serviços não específicos. O Agrega também presta serviços para outras grandes empresas do cenário nacional.

Conforme divulgado em nota explicativa das demonstrações financeiras do exercício findo em 31 de dezembro de 2010, o Conselho de Administração da Companhia aprovou em 28 de dezembro de 2010 uma reorganização envolvendo algumas de suas controladas com o objetivo de simplificar a estrutura societária do Grupo.

A Souza Cruz Trading S.A. foi incorporada pela Souza Cruz com base em balanço de 28 de fevereiro de 2011 e a Souza Cruz Overseas S.A. foi incorporada em 10 de maio de 2011 pela Yolanda Netherlands B.V. – sua controladora integral. Essas operações foram objeto de apreciação em Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs), de seus respectivos acionistas, realizadas em 18 de março de 2011 e 8 de abril de 2011. Como consequência

da incorporação da Souza Cruz Overseas, desde 1º de janeiro de 2011 as exportações de fumo foram realizadas diretamente pela Souza Cruz.

No âmbito da estratégia de simplificação da estrutura societária do Grupo, a administração da Companhia aprovou, na data base de 30 de junho de 2011, uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com