TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sabedoria Mineira

Artigo: Sabedoria Mineira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade dissertativa Empreendedorismo

PERGUNTA 1

Como podemos notar no case apresentado “Sabedoria Mineira” cresce o número de instituições de ensino direcionando os seus investimentos em inovação. Além deste aspecto, notamos alguns pontos que julgamos importantes quando pensamos em termos de empreendedorismo, pois, em vários casos mencionados no material de aula, percebe-se a íntima relação entre espírito empreendedor e inovação. Pensamos, ao menos nesta questão, exclusivamente em termos de empreendedorismo, destacamos algumas características que um empreendedor deve ter, ou como mencionamos, o perfil do empreendedor no qual apresentamos: visionário, decisor competente, determinado e dinâmico, dedicado, otimista e entusiasta, independente, líder e formador de equipes, bem relacionado, organizado, curioso, criativo, arrojado, persistente, exigente, autoconfiante, influenciador, bom ouvinte e informado. Com base no texto, responda:
 
a) O que é empreendedorismo? Use exemplos do texto para justificar a sua resposta.
b) Explique a importância destas habilidade, e cite, explique e justifique três características, das apresentadas na pergunta, que podemos notar no texto que contemple o perfil de um empreendedor.

a) Empreendedorismo, em linhas gerais, é uma palavra que designa o processo de empreender. O empreendedorismo é uma área de negócios que busca entender como surgem as oportunidades para criar algo novo (novos produtos e serviços, novos mercados, novos processos de produção ou matérias-primas, novas formas de organizar as tecnologias existentes); como são descobertas ou criadas por indivíduos específicos que, a seguir, usam meios diversos para explorar ou desenvolver essas coisas novas, produzindo, assim, uma ampla gama de efeitos. Também pode ser entendido como o “processo de criação de valor e mudança de comportamento no mundo dos negócios por meio da inovação de serviços ou produtos oferecidos”. Além do tema criação de empresas, abrange também a geração do auto-emprego, empreendedorismo comunitário, intra-empreendedorismo e políticas públicas para um determinado setor. Como exemplo do texto, Rochel empreendeu quando fundou Verto Ecotecnoligias, uma empresa que tenta dar escala as mais de 20 invenções que ele e seus alunos desenvolveram, isso depois de anos tentando emplacar suas invenções dentro de empresas.

b) Essas habilidades são importantes pois ajudam o empreendedor a destruir a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, a criar de novas formas de organização, ou a explorar novos recursos e materiais. Para que ele faça acontecer, para que antecipe-se aos fatos e que tenha uma visão futura da organização. Só assim ele será capaz de identificar, agarrar e aproveitar oportunidade, buscando e gerenciando recursos para transformar a oportunidade em negócio de sucesso. Tudo isso porque o empreendedor deve imaginar, desenvolver e realizar visões.

Rochel foi persistente quando recebeu um não, continuou dedicando-se aos estudos para chegar onde desejava. Foi líder e formador de equipes quando assumiu a presidência da incubadora de empresas da UFMG, e conseguiu junto com seu time de alunos desenvolver mais de 20 projetos, tornando a universidade onde trabalha referencia de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com