TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Siglas na Área da Contabilidade

Seminário: Siglas na Área da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Seminário  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

Linguagem e Técnica de Trabalho

Nome: ................................

Tema: Siglas na Área da Contabilidade

Professor:.......

Em contabilidade, curto prazo significa período até um ano e longo prazo, superior a um ano (ou "até o fim do exercício seguinte" e "após o fim do exercício seguinte"). Esses conceitos são usados nos grupos de ativo e de passivo:

• ATIVO: Todos os bens e direitos de posse, controle ou propriedade da empresa, mensuráveis monetariamente, que representam benefícios presentes ou futuros para a entidade. Tradicionalmente eram considerados os bens de propriedade da empresa, embora, atualmente, já se considera a posse, como é o caso de “leasing”. Conforme a Lei n 6.404 as contas do ativo serão dispostas em ordem decrescentes conforme o grau de liquidez dos elementos nelas registrados: (a) ativo circulante; (b) ativo realizável em longo prazo; (c) ativo permanente: (1) investimento; (2) imobilizado; e (3) diferido.

• ATIVO CIRCULANTE: Grupo de contas do Ativo de maior grau de liquidez. Conforme a Lei nº 6.404/76, são as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Podendo ser entendido, também, como grupo do Ativo que representa as disponibilidades ou outros ativos normalmente identificados como os que se espera sejam transformados em dinheiro, vendidos ou consumidos durante o ciclo operacional normal da empresa.

• ATIVO DIFERIDO: Grupo do Ativo que representa as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social, inclusive os juros pagos ou creditados aos acionistas durante o período que anteceder o início das operações sociais. Os ativos diferidos caracterizam-se por serem ativos intangíveis, que serão amortizados por apropriação às despesas operacionais, no período de tempo em que estiverem contribuindo para a formação do resultado da empresa.

• ATIVO IMOBILIZADO: Grupo do Ativo Permanente que representa bens que podem ser classificados, com relação à sua natureza e aos tipos de apropriação de seus custos, da seguinte maneira: (a) Tangíveis: (1) Bens componentes da planta, sujeitos a depreciação e Bens componentes da planta, não sujeitos a depreciação; (2) Recursos Naturais, sujeitos à exaustão. (b) Intangíveis: (1) Normalmente sujeitos a amortização; e (2) Normalmente, não sujeitos a amortização. Conforme a Lei n 6.404, art. 179: São os direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da empresa e da empresa, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os de propriedade industrial ou comercial.

• ATIVO PERMANENTE: Grupo do Ativo, que reúne bens e direitos que dificilmente serão transformados em dinheiro pela venda, são utilizados como meio de consecução dos objetivos operacionais da empresa. São os ativos cuja característica básica é não se destinarem a venda. Portanto, pode-se dizer que são itens com pouquíssima liquidez para a empresa. Este grupo divide-se em: Investimento, Imobilizado e Diferido.

• ATIVO REALIZÁVEL À LONGO PRAZO: Segundo grupo do Ativo de menor grau de liquidez. Trata-se das contas que se transformarão em dinheiro mais lentamente. Neste item, são classificados os empréstimos ou adiantamentos concedidos às sociedades coligadas ou controladas, a diretores, acionistas, etc. Conforme a Lei nº 6.404/76, de 15-12-1976 (Lei das S.A.), classificam-se nesse grupo os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da empresa.

• ATIVOS: Custos não expirados.

• ATIVOS INTANGÍVEIS: Ativos cuja corporificação física é irrelevante a seu valor.

• ATIVOS MONETÁRIOS: São contas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com