TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Custos

Monografias: Sistemas De Custos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Esse trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar o quanto o uso da contabilidade, matemática financeira e comercial podem auxiliar no desenvolvimento e administração de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Serão abordados conceitos de GECON, ABC, RKW, bem como um comparativo dos aspectos de competitividade entre as empresas que fazem uso de tais ferramentas.

DESENVOLVIMENTO

No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas atualmente, faz-se necessário que os gestores tenham sempre à sua disposição informações relevantes em relação aos custos da empresa, de modo a fazer o uso dessas para aperfeiçoar o desempenho empresarial. Estas informações são geradas e fornecidas pela Contabilidade de Custos, que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos da empresa, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que auxiliem na tomada de decisões.

Em relação aos sistemas de custeio, sua utilização pode ser feita por qualquer tipo de empresa, seja ela comercial, industrial ou prestadora de serviço. Contudo, a utilização de um sistema de custeio incompatível com as características da empresa pode levar o gestor a erros ao longo do processo decisório, o que pode gerar prejuízos a organização.

Seguindo esse entendimento, Derberck e Nagy (2001, p. 13), relatam que “a Contabilidade de Custos fornece as informações que permitem à gerência alocar recursos para as áreas mais eficientes e rentáveis da operação”.

Existem modelos gerenciais que já foram testados em várias empresas do Brasil, que são caracterizados como sistemas de gestão e informações que dão suporte aos gestores.

O GECON é um modelo de atuação, trata-se de um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos, que visa mensurar o Valor Econômico da Empresa (VEE) a qualquer momento que se faça necessário. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da empresa com base na evolução do valor adicionado.

O modelo Gestão Econômica começou a ser estruturado pelo Prof. Armando Catelli no final dos anos setenta, enfatizando a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial e também a demonstrando a ineficácia dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio do processo decisório.

O Sistema de Informação do GECON utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades dos diversos níveis gerenciais da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico, dessa forma, impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizem os resultados da instituição. Uma premissa básica do sistema é basear-se em termos econômico-financeiros que ocorrem dentro das atividades operacionais da empresa.

O sistema de gestão no modelo GECON, diz respeito ao processo de planejamento, execução e controle operacional das atividades, estruturado a partir da missão da empresa, seus valores, filosofia administrativa e de um processo de planejamento estratégico, que busca a excelência e a otimização do desempenho econômico da empresa. O sistema tem foco na eficácia empresarial.

Modelo GECON:

1) Eventos Pontuais :

Investimentos

Vendas

Compras

Produção

Captação / Aplicação etc

2) Eventos Tempo Conjunturais:

Desenvolvimento / Crescimento

Evolução Patrimonial

Variação Cambial

Variação Juros

Variação Inflação

3) Eventos Estruturais

Continuidade de Produtos

Continuidade / Reorganização Atividade / Produtos / Departamentos

Viabilidade / Desenvolvimento de Produtos / Continuidade da Empresa

O Custeio baseado em atividades ou custeio ABC é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. Esse é um modelo desenvolvido pelos professores americanos Robert Kaplan e Robin Cooper em meados da década de 1980.

Consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste modelo permite uma melhor qualificação dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades.

A importância que do uso do sistema de custeio ABC é pelo fato de o mesmo não ser apenas um sistema que dá valor aos estoques, mas também proporciona informações gerenciais que auxiliam os tomadores de decisão, como por exemplo, os custos das atividades, que proporcionam aos gestores atribuírem responsabilidades.

A implementação do modelo ABC requer uma cuidadosa análise do sistema de controle interno da empresa, sem este procedimento que contemple funções bem definidas e fluxo dos processos, torna-se inviável a sua aplicação

Na construção de um modelo ABC é necessário:

1) Estabelecer o organograma da empresa e os centros homogêneos onde se desenvolvem e definem as atividades que conduzem ao produto final;

2) Identificação das diferentes atividades; Nesta fase pretende-se identificar e classificar cada uma das diferentes atividades dos diferentes centros homogêneos. Para esta fase necessita-se de informação própria da empresa, que pode ser o manual de procedimentos, questionário aos empregados, avaliação do tempo de trabalho de cada trabalhador, valoração de recursos, identificando ao mesmo tempo a participação de cada centro homogêneo em cada uma das atividades.

3) Identificação dos custos suportados no exercício, nos diferentes centros referidos na 1.ª fase. Nesta fase de localização apenas se identificam os custos indiretos, pois os custos diretos afetam-se ao produto final;

4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com