TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Anonima

Artigo: Sociedade Anonima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 4 PASSO 1

Lauda sobre o texto das sociedades anônimas

Existem duas características da sociedade anônima que servirão como mecanismos apropriados para atrais capitais: a limitação da responsabilidade e a negociabilidade da participação societária.

“As sociedades anônimas têm tanta importância em nossa realidade econômica atual que muitos economistas dizem que elas inauguraram uma nova era para o capitalismo, a do capitalismo com capital.”¹

A sociedade anônima é baseada através de um fluxo de capital, pois por elas estarem divididas em ações que podem ser transacionadas livremente na bolsa de valore, porém isso traz uma transação para a empresa, que pode gera obtenção de lucros a serem distribuídos aos acionistas.

“Anônima é a sociedade empresária com capital social dividido em valores mobiliários representativos de um investimento (as ações), cujos sócios têm, pelas obrigações sociais, responsabilidade limitada ao preço de emissão das ações que titularizam”.

Entre estes investidores podemos destacar dois perfis: os rendeiros e os especuladores. Neste contexto, a venda da ação, que representa uma parcela do capital social que da o direito ao comprador de se colocar na posição de sócio, contratando com os demais sócios, ao mesmo tempo em que investe seu dinheiro. Posterior ao registro de emissões, as ações são colocadas à disposição dos investidores, onde farão seu papel de captação de recursos.

Isso quer dizer que a partir da constituição de uma sociedade anônima, que obrigatoriamente deve ser de duas ou mais pessoas, o capital social é dividido em frações, com a participação de qualquer pessoa da sociedade, que contribui para a formação do capital da empresa. As pessoas participação de sociedade anônima são chamadas de acionistas

A sociedade anônima surgiu com o objetivo de crescer, dependendo de suas possibilidades, pois ela precisa de um capital, e por isso ela pode ser considerada por ser caracterizada como um movimento centralizado de capital ao se verificar que ela tem um reflexo sobre um modo de como se da o financiamento da produção capitalista.

O objetivo fundamental da sociedade anônima e a produção de grande escala, e é uma maneira de fundamental importância no processo de concentração, a se considerarem a suas características principais de expansão e denominação.

E através do mercado de ações que o empresário busca recursos para implementar seu processo produtivo, mas ele corre riscos e incertezas quanto ao retorno de seu capital.

As sociedades anônimas são muito importantes para o comércio mundial pois elas viabilizaram a existência de grandes empresas que hoje dominam a vida de todos nós — energia elétrica, transportes, comunicações, o mercado em geral. Sem as S.A., as grandes obras e as empresas dependiam sempre do poder público, único capaz de reunir fundos (sob forma de impostos) para realizá-las.

Como o poder econômico encontra-se concentrado nas mãos de poucas pessoas, dirigentes de grandes empresas, toda essa força pode prejudicar ou beneficiar um grande número de indivíduos, assim como afetar regiões inteiras e alterar o andamento dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com