TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soichiro Honda - Um Império Feito De Persistência E Sonhos

Artigo: Soichiro Honda - Um Império Feito De Persistência E Sonhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 5

Soichiro Honda – Um império feito de persistência e sonhos

Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906, na aldeia de Komyo, na cidade de Hammamatsu-Japão, o filho mais velho de um ferreiro. Ele era uma criança muito curiosa e sonhadora, que desde muito cedo ficava observando os motores, encantado com seus barulhos, cheiros e segredos.

Nunca foi um bom aluno,mas nem por isso não era inteligente, pois apesar de não se interessar pelas teorias dos livros, ele preferia a prática das coisas!Incrivelmente, aos 8 anos ele construiu sua primeira bicicleta, e ais 13 anos já tinha uma série de pequenas “invenções”. Aos 16 anos, iniciou sua trajetória profissional, como aprendiz no Tokyo Art Shokay, uma empresa de manutenção de automóveis, em Tóquio onde ele aprendeu a trabalhar em uma ampla gama de automóveis e motocicletas. A empresa começou a fazer carros de corrida em 1923, e em 23 de Novembro de 1924, um de seus carros de corrida ganhou o quinto lugar Competição Automóvel Japão, com a Honda como engenheiro. Honda completou seu aprendizado em abril de 1928 e logo após voltou para Hammamatsu e abriu sua empresa, uma filial da Art Shokai.

Acreditando no sonho, Soichiro Honda começou a desenvolver o seu conceito de anéis de pistão.

Aos 25 anos, sua oficina já havia crescido e se tornado muito lucrativa.

Aos 30 ele pensou em parar de consertar peças para fabricá-las, o que não eraalgo muito fácil de ser feito, e sua empresa passa por uma fase em que os recursos quase acabam, mesmo a empresa já tendo sede própria e uma estrutura que abrigava 50 funcionários. Mas ele acreditou e mesmo com as dificuldades continuou empenhado em seu objetivo.

Depois de casado ele teve de vender as joias de sua esposa para continuar em seus negócios, sua vontade era transformar sua pequena empresa em uma fornecedora de anéis para pistões para a Toyota Corporation. Trabalhou duro no desenvolvimento dos anéis de pistão, e quando finalmente terminou, a mesma lhe recusou as peças por não atenderem os padrões de qualidade que eles exigiam.

Mas ele não se abateu e viu que precisava se aprimorar, então retornou para a faculdade, onde foi debochado por professores e colegas, que achavam seus objetivos absurdos.

Sua paixão por motores e novidades o levou às corridas automobilísticas em 1930. Após diversas vitórias, em 1936, quando ele acabava de conquistar um novo recorde de velocidade, sua carreira foi interrompida por um violento acidente no All Japan Speed Rally.

Depois de muita pesquisa, e com a ajuda de um professor, Honda descobre o que faltava na liga metálica para tornar seus anéis de pistão de excelente qualidade: o silício.

Dois anos após retornar os estudos, suas peças são aceitas pela Toyota, e o tão sonhado contrato é assinado.

Já no final da década de trinta, o governo japonês se preparava para a Segunda Guerra Mundial e negou o concreto que ele precisava para construir sua fábrica, o que não foi uma desculpa para o Sr. Honda realizar sua vontade: ele reuniu toda a sua equipe e desenvolveu seu próprio método para fazer concreto e construiu sua fábrica.

Mas não houve muito tempo para festejar, os Estados Unidos atacou o Japão durante a Guerra e a fábrica de Soichiro foi bombardeada por duas vezes. Com muita determinação e esforço, ele a reconstruiu.

Em 1942, a Toyota assumiu 40% do capital da empresa, e Honda se tornou diretor-gerente sênior. E em 1945, após um terremoto destruir novamente a fábrica, Soichiro Honda se viu obrigado a vender o que restou de sua fábrica para a Toyota.

Em 1946, ele usou o capital da venda da fábrica para fundar o Honda Technical Research Institute. Em meio a grande escassez de gasolina, e os problemas de transporte no Japão após a Segunda Guerra, Soichiro teve a ideia de comprar um lote de motores usados para geradores e adaptou-os para bicicletas. O sucesso foi imediato, seus vizinhos e conhecidos ficaram admirados e começaram a pedir as bicicletas motorizadas, até que todas foram vendidas e ele já não conseguia responder a tantos pedidos.

Após tantos acontecimentos, precisava de uma nova fábrica, agora para produzir os motores, mas não tinha capital. Como solução, Soichiro enviou uma carta pessoal cada um dos 18 mil proprietários de lojas de bicicletas do Japão, e convenceu 5 mil deles a adiantar o capital que necessitava.

Em setembro de 1948, é fundada a Honda Motor Company, e em 1949 nasce a primeira motocicleta Honda.

Em 1954, anuncia a seus engenheiros a nova meta: Vencer o principal campeonato de automobilismo do mundo. Após 7 anos de muitas pesquisas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com