TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sped Contabil

Trabalho Universitário: Sped Contabil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 13

A revolução digital tem colocado o profissional contábil diante de novos desafios e adaptações no seu campo de atuação, e devido, a necessidade da transmissão de informações rápidas e seguras, as novidades tecnológicas ganharam um grande espaço na área contábil.

A implementação do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, foi um grande projeto criado pela Receita Federal, que é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas. Apesar dessas inovações trazerem muitos benefícios para o desenvolvimento econômico do pais, com eficácia rapidez e segurança, existe ainda um auto grau de dificuldade de adaptação por parte das empresas ao novo sistema, momento então do contador, orientar e colocar em pratica tudo que há de vantagem no SPED, proporcionando a seus clientes o que há de melhor no conhecimento contábil.

Essa constante inovação das tecnologias de informação altera continuamente a forma de se fazer contabilidade, considera-se assim fundamental que o contador tenha consciência de seu papel de protagonista neste novo momento de transformação e mais ainda, tenha a capacidade de atualizar-se a tempo de acompanhar as mudanças que estão acontecendo bem como as que virão.

Para Drucker Peter, em um artigo intitulado “O Futuro Já Chegou”, ele já definia a “revolução do conhecimento”, vejamos:

“Aquilo que chamamos de Revolução da Informação é, na realidade, uma revolução do conhecimento. A rotinerização dos processos não foi possibilitada por máquinas. O computador, na verdade, é apenas o gatilho que a desencadeou. O software é a reorganização do trabalho tradicional, baseado em séculos de experiência, por meio da aplicação do conhecimento e, especialmente, da análise lógica e sistemática. A chave não é a eletrônica, mas, sim, a ciência cognitiva”.

1.2 Hipótese

Segundo Silva, (2008, p.49), “A hipótese não é certeza da resposta à pesquisa, pois se assim o fosse não seria necessário realizar pesquisa”.

A falta de um sistema contábil adequado pode contribuir de forma negativa para o bom desenvolvimento do trabalho do contador.

Os profissionais de contabilidade sem capacitação e treinamento poderão comprometer a qualidade na prestação dos serviços contábeis.

2. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo fundamentar o que é o SPED – Sistema Público de Escrituração Digital através da revisão de conceitos, e também analisar como as informações a respeito da evolução de sua implantação vem sendo oferecidas provocando a adaptação tecnológica do profissional contábil. Por se tratar de um tema novo, de grande importância para toda a sociedade e desafiador para todos os envolvidos, sabe-se que não será em apenas uma discussão que serão extintas todas as dúvidas e com certeza sempre surgirão novas perspectivas a serem analisadas, novas ênfases a ser dadas, mas este trabalho pode ser mais um exemplo de difusão de conhecimento, essencial para estudantes da área contábil e demais interessados.

2.1. Objetivo Geral

Identificar os impactos da escrituração digital para os profissionais da Área de contabilidade.

2.2. Objetivos Específicos

• Contribuir para o desenvolvimento e divulgação das informações sobre os processos de escrituração digital e,

• Mostrar os impactos adquiridos com a utilização do novo modelo de escrituração.

3. Justificativa

Por se tratar de um modelo novo de escrituração moderna que está em processo de implementação, focamos em estudar e aprimorar os nossos conhecimentos apresentando as características operacionais, técnicas e legais do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED.

Esta pesquisa visa demonstrar os impactos das medidas e exigências, identificando as vantagens e desvantagens do sistema aqui mencionado.

4. Fundamentação Teórica

4.1 A evolução da Contabilidade ao longo da história

A origem da contabilidade vem desde os princípios da civilização, surgindo da necessidade de controle, e durante cada período foi tida como essencial a sua devida escrituração, mantendo a integridade das informações a fim de assegurar o patrimônio das entidades, ilustrando cada momento como a arte da escrituração mercantil.

Nesse sentido, o site portal da contabilidade afirma que;

“A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade. A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.”

Segundo Drummond (1995, p. 75), a história da contabilidade se divide em quatro períodos:

1 – Contabilidade do Mundo Antigo – até 1202 da Era Cristã.

“A Contabilidade empírica, praticada pelo homem primitivo, já tinha como objeto, o Patrimônio”. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficiente de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos. “O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com