TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCD Fusoes E Aquisicoes

Dissertações: TCD Fusoes E Aquisicoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  4.715 Palavras (19 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 19

FUSÕES E AQUISIÇÕES E GESTÃO DE PESSOAS

BRUNA FELICIO VIANNA

ISABELA DELSIN DE CASTILHO

Curso de Administração, Centro Universitário UNISEB

bruninhafelicio@hotmail.com belinhacastilho@hotmail.com

RESUMO

Este trabalho aborda o tema fusões e aquisições, e como afetam na gestão de pessoas. Define que fusão é quando duas empresas se unem formando uma única, e aquisição quando uma empresa de maior porte compra uma outra. No Brasil elas ganharam força, com a criação do Plano Real, quando o mercado começou a deslanchar. Uma fusão/aquisição é uma estratégia de crescimento e deve estar alinhada aos objetivos organizacionais, por isso é necessário que haja um bom planejamento para que ela não fracasse. É mostrado nesse trabalho todas as etapas de um programa de aquisição, o comportamento das empresas que investem no mercado acionário brasileiro, e como se processam o Sistema Financeiro Nacional e os órgãos reguladores. Também mostra como as fusões/ aquisições influenciam na cultura organizacional, e na gestão de pessoas, como isso afeta o comportamento dos funcionários, fazendo com que seja necessário um planejamento, para se obter sucesso ao integralizar as empresas. Para ilustrar é citado dois casos reais que aconteceram com empresas brasileiras, mostrando enfrentaram esse processo. É visto que nem toda fusão e aquisição traz benefícios para empresa, elas também possuem suas desvantagens, caso mal planejada. Para fazer esse trabalho, foi coletado informações através de livros e sites, tratando-se de um estudo exploratório.

Palavras-chave: Fusões. Aquisições. Gestão de pessoas. Sinergia. Cultura organizacional. 

I. INTRODUÇÃO

O processo de fusão e aquisição começou no Brasil com muita cautela no início dos anos 90. Nessa época o país estava enfrentando uma inflação fora do controle, que impedia algumas transações. Em 1994, com a criação do Plano Real, o mercado começou a deslanchar. Segundo a veja.com, (2010) “a fusão é uma operação societária que envolve duas ou mais empresas que juntam seus patrimônios para formar uma nova sociedade comercial, o que faz com que elas passem a não existir mais individualmente.” “Já na aquisição, o patrimônio total de uma empresa de menor porte passa a ser controlado total ou parcialmente por uma de maior porte.” Elas fazem parte de uma estratégia de crescimento da organização, podendo tanto atuar em outras áreas, expandir-se geograficamente, aumentar sua produtividade, eliminar concorrentes, assim como a Nestlé quando comprou a Garoto, ou até mesmo diminuindo seus custos com fornecedores, como por exemplo uma fábrica de pneus comprar uma borracharia, entre outras coisas mais. Porém essa estratégia possui suas dificuldades e riscos, por isso, para obter sucesso a comunicação entre as empresas tem que ser feita de forma correta, com informações precisas e detalhadas. É necessário muita cautela para a junção de duas empresas, pois possuem culturas, regras e costumes organizacionais diferentes. A diretoria deve deixar seus funcionários bem informados e seguros em relação ao seu emprego, para que não haja desmotivação entre eles e queda na produtividade.

Neste trabalho, será explorado um estudo de caso da fusão do Banco Itaú com Unibanco, que aconteceu no dia 3 de novembro de 2008, formando o maior banco do país e um dos 20 maiores do mundo. E também o caso da compra da Uniseb pela Estácio, que é a segunda maior empresa de educação do país.

De acordo com John Wiley and Sons, um programa de aquisição é um processo dinâmico e deve compreender as seguintes tarefas:

- Estabelecimento de responsabilidades no nível de politica

- Desenvolvimento de um plano de aquisição

- Definição dos critérios de aquisição

- Identificação de todos os candidatos em potencial para aquisição

- Estabelecimento de contatos eficazes com os candidatos

- Realização da devida diligência

- Negociação de termos que preservem os benefícios identificados

- Aproveitamento dos benefícios através de uma integração pós aquisição eficaz.

II. QUADRO TEÓRICO

As fusões e aquisições são extremamente importantes e não devem ser deixadas nas mãos de especialistas, e sim de altos gerentes qualificados que precisam tomar decisões críticas que estejam de acordo com a estratégia global. Este trabalho trata dos componentes de um programa de fusão e aquisição bem sucedido, e de como os gerentes planejam a gestão de pessoas.

Uma aquisição baseada em uma estratégia pensada, subjacente tem muito mais probabilidade de sucesso do que uma resultante de uma reação impulsiva à uma oportunidade “atraente”. Ela exerce um impacto significativo sobre a saúde financeira de uma organização, positivo ou negativo, por isso, merece um planejamento e execução cuidadoso igual a criação de um novo produto, construção de uma nova fabrica ou a compra de um equipamento importante. Mas infelizmente algumas empresas em vez de escrever antecipadamente as características de um candidato desejável, já vão confiando no instinto do CEOs, esses são “presa fácil para o canto de sereia do banqueiro de investimentos”. A solução é fazer um programa pró-ativo de aquisição e fusão, baseado em objetivos estabelecidos, que fazem combinações de negócios que contribuam para o valor do acionista, ou ao menos evitam custosos enganos. Segundo Richard S. Bibler um programa abrangente deve compreender as seguintes tarefas:

• Estabelecimento de responsabilidade no nível de política: a primeira norma para o sucesso é posicionar o desenvolvimento e a implantação de um programa de aquisição no nível estratégico dentro da empresa, é importante a formação de uma equipe multidisciplinar de alto nível para atender as diferentes áreas.

• Desenvolvimento de um plano de aquisição: algumas aquisições fracassam, porque são feitas mais para beneficiar os interesses do próprios gerentes do que para aumentar o valor do acionista, então para analisar uma proposta que irá ajudar a organização a atingir seu objetivo principal de aumentar o valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com