TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE NEGOCIAÇÃO

Dissertações: TEORIA DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

A negociação é um processo através do qual duas ou mais partes se afastam dos seus pontos de divergência inicial para chegar a um ponto em que se consegue chegar a um acordo. A negociação com princípios parte do pressuposto que o resultado terá sempre que satisfazer, pelo menos em parte, as necessidades e desejos das partes envolvidas. O que fazer para tornar a negociação num sucesso: Tempo suficiente para nos prepararmos, Conhecer o assunto em questão, Tratar com respeito todas as partes, Utilizar técnicas de comunicação eficazes – por exemplo, saber escutar, Haver flexibilidade que permita a cada um obter algo da negociação. Algumas definições de Negociação: No projeto negociação da universidade de Harvard, encontramos esta definição: “Negociar é obter acordo de mútuo interesse e, se houver conflitos, adotar padrões corretos, sem considerar propostas puramente individuais” Negociação é um processo de tomada de decisão entre partes interdependentes que não compartilham preferências idênticas. É pela negociação que as partes decidem o que cada um deve dar e tomar em seus relacionamentos. Negociação é o processo de buscar a aceitação de ideias, propósitos ou interesses, visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem as negociações conscientes de que foram ouvidas.

Dúvidas e incertezas fazem parte de uma negociação e isso pode provocar tensões, as quais poderão dificultar ou atrasar a concretização dos objetivos. Para que isso não aconteça, conheça a etapa inicial: Reduzir a tensão (famoso quebra-gelo). Evite entrar direto no assunto e fale de coisas mais triviais, faça um comentário sobre o fim de semana, alguma notícia interessante.

Apresentar o objetivo da negociação (se você estiver vendendo, fale sobre os benefícios que o seu produto ou serviço irá proporcionar ao comprador, com base nas necessidades do cliente). Para isso você precisa saber ouvir e fazer perguntas. Se estiver comprando observe cuidadosamente os argumentos da outra parte.

Ser gentil e atencioso, trocar cartões de visitas e se apresentar aos outros negociadores.

Fase seguinte – sondagem

Aqui você deve verificar se tem fundamento as necessidades da sua e da outra parte envolvida na negociação. Estar atento à comunicação da outra parte, objetivando descobrir novas necessidades que você não tinha percebido. Reúna os pontos de concordância alcançados até o momento e verifique se vale a pena continuar o processo de negociação.

Fechamento da negociação é a conclusão de todo esforço desenvolvido anteriormente.

Para que você se torne um excelente negociador, aprimore sua capacidade de observação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com