TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Artigo: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÕES PROPOSTAS

1. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Nas organizações citadas no texto, os colaboradores são realmente informais pois são contratados para um determinado serviço e recebem pela a execução do mesmo, trabalham nos horários que quiserem e não tem nível de hierarquia,e podem prestar serviço para diversas empresas já que não tem nenhum vinculo formal.

Ja o funcionário burocrático é uma peça de uma máquina, esperando-se dele um comportamento formal e estandardizado, de forma a cumprir com exatidão as tarefas e funções que lhes estão destinadas, recebe regularmente um salário, não determinado pelo trabalho realizado, mas segundo as funções que integram esse trabalho e o tempo de serviço. A profissão de funcionário de tipo burocrático supõe um emprego fixo e uma carreira regular

2. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

O interessante no modo de administração do Google é o ambiente informal. No Google não há padrões rígidos de trabalho, os empregados podendo desenvolver seus próprios métodos e culturas. Este ambiente favorece a inovação.

O facebook também tem uma gestão parecida com o Google, o ambiente é informal os funcionários têm área de lazer para os momentos de intervalo fazendo com que os mesmos fiquem à-vontade com isso tem maior motivação para esta no trabalho.

Já a IBM em vez de criar um ambiente informal, utiliza funcionários informais no caso os freelancers que são contratado para um serviço especifico, trabalham em casa e não tem nenhum vinculo formal com a empresa.

Todos os três modelos de gestão diferem e muito da teoria clássica, na a organização era muito hierarquizada , o funcionário não era tratado com um todo da empresa e como peça mecânica que fazia sempre a mesma função, ele não tinha espaço para expor idéias, somente os de cargo de diretoria decidiam e os mesmo obedeciam.

3. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre a diferença.

O texto utiliza-se de dois recursos argumentativos para dar maior credibilidade ao assunto,nos trechos “a”,”b”,”c” utiliza o recurso de estatística demonstrando números para que impressione o leitor com quantidade de colaboradores informais que vem crescendo cada vez mais.

Já nos trechos “d” e “e” o recurso utilizado é diferente, é apresentado nomes de grandes executivos e fortes empresas, fazendo com que a reportagem realmente convença o leitor que o assunto é uma forte tendência de trabalho.

Concluindo, uma reportagem usando esses dois argumentos que é a estatística e nomes importantes,convence o leitor da real veracidade do assunto.

4. O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens desse tipo de contratação para empresa, restringindo-se a um ultimo parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhas critico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

Muitos sonham em ser um freelancers, mas como todas as profissões têm suas vantagens e desvantagens, abaixo citarei algumas delas;

VANTAGENS;

Ser seu próprio chefe – Não ter que se submeter a uma relação hierarquizada é uma das principais vantagens visualizadas pelo profissional que avalia a possibilidade de se tornar um freelancer. Não prestar contas e dar satisfação de tudo que faz é o que há de mais tentador neste tipo de carreira.

Fazer o que ama – Logicamente ninguém se porá a trabalhar livremente naquilo que não gosta. Ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com