TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Dissertações: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  5.560 Palavras (23 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 23

Sumário

1 Antecedentes Históricos e Surgimento das Teorias da Administração. 2

2 Surgimento de novas teorias da administração, solucionando problemas das teorias anteriores. 5

3 Evolução natural das Teorias da Administração e o avanço tecnológico. 12

4 Artigo Acadêmico 16

5 Referências Bibliográficas 20

NTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer as teorias da administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.

Com base nas pesquisas realizadas sobre as sete teorias propostas, a saber: Teoria da administração científica, teoria clássica, teoria da burocracia, teoria neoclássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e teoria da contingência, abordaremos duas questões fundamentais no estudo da administração moderna das empresas.

Uma questão proposta é o estudo das principais contribuições das teorias referidas na administração moderna das empresas, que serão estudadas no desenvolvimento deste trabalho. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.

Vamos portanto, dentro das nossas limitações acadêmicas, estudar os conceitos fundamentais de administração, de acordo com essas teorias, para compreender os processos administrativos e exemplificar alguns casos.

1 Antecedentes Históricos e Surgimento das Teorias da Administração.

Anteriormente ao início dos estudos sobre as Teorias da Administração, já existia a necessidade de administrar os negócios, devido à escassez de matérias primas e necessidades humanas ilimitadas, gênios como Henri Fayol e Frederick Taylor começaram a mudar o rumo da história econômica, criaram teorias científicas que basicamente racionalizaram o tempo de produção dos trabalhadores e diminuiu o desperdício de materiais. Junto à Fayol e Taylor surgiram outros nomes como Henry Ford e Max Webber que também criaram teorias que na prática contribuíram para esse acontecimento histórico.

A linha do tempo da administração mostra que desde os tempos a.C. que a civilização da mostras que a administração é uma necessidade social da humanidade. No Século XXVI a. C., no Egito, a construção das pirâmides foi uma evidencia de planejamento, liderança e execução e mais a frente, no Século V a.C., na Grécia, os grandes filósofos da época começaram a pensar em democracia, ética, qualidade, métodos científicos, teorização e outras ideias fundamentais.

Em meados do Século XVIII, iniciou-se a Revolução Industrial e junto a ela surgiram as máquinas a vapor, que foi fator determinante na substituição do trabalho artesanal pela mecanização da indústria e da agricultura. Com o aumento da produção industrial, surgiu a necessidade de se pensar em um modelo de sistematização dos processos para atender a um novo modelo organizacional.

Entre 1874 e 1878, Frederick Taylor trabalhou numa empresa fabricante de bombas hidráulicas, foi onde começou a notar má administração: “Corpo mole” dos funcionários e relação ruim entre trabalhadores e gerentes. Em 1878, ingressou numa usina siderúrgica, a Midvale Steel, na qual ficou doze anos e se tornou engenheiro-chefe. LORENZO, Mariana (2011) cita MAXIMIANO (2000) que explica que foi lá que Taylor observou falhas nas operações fabris, como por exemplo:

• A Administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador;

• Não havia incentivos para melhorar o desemprego do trabalhador;

• Vários trabalhadores não cumpriam suas responsabilidades;

• As decisões dos administradores baseavam-se na intuição e no palpite;

• Não havia integração entre os departamentos da empresa;

• Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão.

Foi a partir daí que Taylor começou a buscar soluções para os problemas, mais tarde desenvolveu o Sistema Taylor ou Administração Científica, que tinha o enfoque na Administração de processos por tarefa. Taylor fez um levantamento em que mapeou cada tarefa de produção cronometrando o tempo em que uma pessoa dando seu máximo desenvolvia determinada tarefa, chamando o estudo de “estudo sistemático e científico do tempo”. Criou-se então o “Operário-padrão” que recebeu críticas e elogios, mas que até hoje, serve de modelo e parâmetro para a indústria.

Não menos importante do que Taylor, outros estudiosos contribuíram com teorias que são referências até hoje nas grandes organizações, claro que com o passar do tempo, vão surgindo novos paradigmas da administração, tornando-se necessária a adaptação desses estudos para a melhor gestão das novas organizações. Esses Estudiosos são:

 Henri Fayol - Pensou na estrutura organizacional, no papel dos gerentes e do executivo principal, criou diretrizes sobre como administrar, tendo em vista que, na época as tomadas de decisões eram todas baseadas por suposições e intuições.

 Henry Ford – Partiu da linha de estudo científico de Taylor, e prioriza a linha de montagem, produtos, peças e trabalhadores padronizados e eficiência do processo produtivo.

 Max Weber – Burocracia como forma de autoridade no processo de dominação que depende das leis. Segundo Weber o Carisma, a Tradição e Organizações e Normas, são bases de autoridade dos processos de dominação e obediência.

Esse período ficou conhecido como Escola Clássica da Administração, que foi o ponto de partida para administração moderna.

Logo após a Escola Clássica, surgiram novos estudiosos que deram origem à outras escolas, como por exemplo a Escola Neoclássica e Escola Comportamental. A administração se estabeleceu dentro de um círculo vicioso, cuja as bases são principalmente a administração, a economia e as necessidades humanas, hoje em dia seria difícil dizer como poderíamos sobreviver sem esse círculo nos movendo.

2 Surgimento de novas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com