TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.025 Palavras (9 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho queremos apresentar o início e a evolução das teorias da administração através de suas etapas e como essa evolução influenciou e ainda influencia a o modo pelo qual a administração é cultivada até hoje.

As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o aparecimento e consequências da Revolução Industrial era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção (Maximiniano, 2009).

Então, ao se tomar mais conhecimento da necessidade que de um estudo mais aprofundado da ciência administrativa, e da importância dada ao mesmo, pode-se considerar que, no conjunto social, econômico e político no qual se vive não se pode viver sem ser administrado. É necessário o exercício de planejar, organizar, liderar, executar e controlar. Sem os critérios aceitados atualmente pela Administração, dificilmente uma organização sobrevive.

1 .TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração “nada mais é que a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa” (CHIAVENATO, 1993, p.1).

É um conjunto integrado de teorias, hipóteses e ideias a respeito da administração como ciência, técnica e arte. Essa teoria oferece aos administradores das organizações modelos e estratégias adequadas para a solução de problemas empresariais.

No século XVIII com surgimento das fábricas e a invenção da máquina a vapor e sua utilização na produção, fez surgir uma nova forma de trabalho que modificou os padrões econômicos e sociais da época.

A partir do século XIX, na revolução industrial as mudanças nos países mais desenvolvidos, na época, Inglaterra e Estados Unidos, ficaram mais concentrados nas estradas de ferro e nos empreendimentos privados (empresas particulares). As estradas apressaram a urbanização, que como consequência, exigiu a industrialização de setores de primeira necessidade: alimentação, vestuário, habitação, iluminação, etc.

Frederick Taylor, analisando os métodos de produção encontrou falhas no processo produtivo, o que gerava baixa produtividade, uma vez que para ele cada operário produzia apenas um terço do que poderia efetivamente produzir (processo que ele nomeou de “vadiagem sistemática”). Tal fato o fez se atentar “para a necessidade de se criar um método racional padrão de produção, em detrimento das práticas tradicionais, que ainda deixava resquícios nas fábricas.” (Caetano, Jéssica L.N. – Organizações mecanicistas x Organizações flexíveis: existiria um meio termo? 2009)

Esses acontecimentos propiciaram condições favoráveis à criação de estudos científicos, porque era necessário o aperfeiçoamento da produção nas empresas. O surgimento das teorias administrativas começou neste período a suprir a ausência de bases científicas da Administração, bem como dar visibilidade e credibilidade à nova ciência.

As teorias administrativas surgiram como uma solução aos problemas empresariais mais acentuados de sua época, e o administrador precisava conhecê-las bem para ter a sua disposição alternativas adequadas para a situação.

Sua habilidade humana consiste em facilitar o trabalho com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações e também para liderar grupo de pessoas.

As habilidades necessárias a um administrador:

Habilidade técnica: é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade, consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a execução de tarefas específicas, por meio da experiência e educação.

Habilidades humanas: diz respeito à habilidade de pessoas trabalharem com os outros, essa aptidão é demonstrada na maneira como o indivíduo se a percebe de seus superiores, companheiros e subalternos e no modo como se porta posteriormente.

Habilidade conceitual: – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional.

As diversas teorias que surgiram contribuíram para uma ampla e difundida literatura nas diversas áreas do pensamento administrativo (produção, finanças, contabilidade, direito etc).

1.1 Teoria Clássica Da Administração

Idealizada por Henri Fayol (1841 – 1925), engenheiro francês, é caracterizada pela evidência na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficácia. Através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes colaboradores do pensamento administrativo desconhecessem seus Princípios Básicos.

“Muito embora ambos não tenha se comunicado entre si e tenham partido de pontos de vista diferentes e mesmo opostos, o certo é suas ideias constituem as bases da chamada Abordagem Clássica ou Tradicional da Administração”, (CHIAVENATO, 1993).

Fayol relacionou 14 princípios básicos, tornando-os assim, uma complementação para a mesma visão de administração definida por Taylor. As quais seguem relacionadas nas escritas abaixo:

I - Divisão do Trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficácia da produção aumentando a produtividade.

II - Autoridade e Responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

III - Unidade De Comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.

IV - Unidade de Direção - O controle único

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com