TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Artigos Científicos: TEORIAS E FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.792 Palavras (12 Páginas)  •  922 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem a finalidade de responder as questões requeridas na produção textual do semestre, em Fundamentos em Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.

Este trabalho tem como objetivo mostrar como surgiram as teorias da administração identificando os problemas os quais essas teorias pretendiam solucionar, tratando se também da administração ser uma habilidade humana abordando. Promover conhecimento dos conceitos das Teorias da Administração, motivando o aluno a estabelecer correlação entre as teorias das organizações e o seu impacto na sociedade e a aplicação desses conceitos de forma adequada.

Enfatizando também os níveis de linguagem e comunicação o trabalho apresenta as diversas formas de comunicação nas organizações, onde serão abordados formas de comunicação interna e externa, conceitos, métodos, pesquisas e os principais elementos que podem prejudicar um processo comunicativo na organização

Promovendo também uma compreensão das visões filosóficas e socialistas de grandes entidades sobre o trabalho e a sociedade capitalista, sendo de grande importância para as atividades acadêmicas, pessoais e profissionais, aprofundando os conhecimentos relacionados à profissão do administrador, seja nos aspectos teóricos, seja nas questões práticas sobre as habilidades e competências do administrador.

1. DESENVOLVIMENTO

1.1 - TEORIA CLÁSSICA

A Teoria Clássica da Administração representa, hoje, a conquista de uma longa história, no campo do conhecimento das pessoas que despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial.Com a 2ª Revolução Industrial. No campo específico da administração das empresas, coube a uns engenheiros o conhecimento do fundamento de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.

Em 1916 a abordagem clássica da Administração trouxe a visão de duas áreas distintas: a operacional, de Frederick Winslow Taylor, com ênfase nas tarefas; e a administrativa, de Henri Fayol. Na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. O objetivo é buscar a maior produtividade, conhecimentos, praticas do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa. A Teoria Clássica da Administração partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, com uma visão estrutural, de objetivos e responsabilidades específicas, para tratar da segurança da informação de uma forma adequada na Administração. A experiência administrativa é demonstrar métodos organizacionais, para o seu sucessor no trabalho, Funções técnicas (Funções comerciais, financeiras, de segurança e contábeis) relacionadas com a produção de bens e serviços da empresa.

A Teoria Clássica de Fayol concebe a organização em termos de estrutura, forma e disposição das partes que a constituem. Assim, a estrutura e a forma de organização marcam a essência da Teoria Clássica, como concebida por Fayol. Destes princípios houve varias criticas tais como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade. A maior delas relativa à influência negativa que os conceitos Taylor e Fayol tiveram na gestão de empresas, mais especificamente nas indústrias pode ser claramente observado dessa forma, tanto as teorias desenvolvidas por Taylor, como as de Fayol, outras como por serem eminentemente mecanicistas e, até mesmo, motivadas no sentido da exploração do trabalhador, como se fora uma máquina. Principalmente a partir da contribuição de psicólogos e sociólogos, iniciada com Elton Mayo e Mary Parker Follet, surgem outras escolas de Administração, a começar pela Escola de Relações Humanas. A partir daí, as teorias de Taylor são vistas como distorcidas, do ponto de vista do trabalhador, considerado uma simples peça no processo de produção e submetido a uma supervisão policialesca. Por outro lado, não corresponde à verdade o conceito genérico de que o trabalhador não tem outros interessem e motivações senão os representados pela recompensa financeira. Obsessão pelo comando - Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.

1.2 - TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Posteriormente na década de 1930 como remédio para a teoria clássica iniciou-se a as escolas de Teoria das Relações humanas que se deu graças ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a psicologia e, em particular, a psicologia do trabalho. Basicamente surgiu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho, métodos rigorosos e pensamento somente em retorno financeiro para o trabalho.

Na abordagem Humanística, o funcionário passa a ser o foco da organização (há uma grande ênfase nas chamadas organizações informais do trabalho); é muito criticada por "romancear" demais o funcionário. Tem como ponto de partida a Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Coloca-se como objetivos simples de liderança e trabalho como na liderança conduzir o grupo em rumo ao objetivo, utilizando a comunicação e as questões motivacionais o administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. Desde principio a Administração passou a utilizar novas palavras e a dar importância aos seus significados: motivação, liderança, comunicações, organização informal e dinâmica de grupo.As teorias administrativa passa por uma revolução conceitual, a transferência da ênfase antes colocada na tarefa pela administração e na estrutura organizacional pela teoria clássica, para a ênfase nas pessoas que trabalham ou que participam nas organizações. Essa abordagem faz com que a preocupação com máquinas e com método de trabalho e a preocupação organização formal e os princípios de administração cedam prioridade para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais. A abordagem Neoclássica tenta achar um meio termo entre a abordagem Clássica e a abordagem Humanística.

1.3 – TEORIA COMPORTAMENTAL

Dando sequencia na busca constante de aprimoramento das teorias, surge na década de 1940 a Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista), com o livro “O Comportamento Administrativo”, de Herbert Alexander Simon; onde marca a mais profunda influência das ciências do comportamento na administração. Para muitos, representa a aplicação da Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com