TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TG - BANCO MUNDIAL

Casos: TG - BANCO MUNDIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 3

Questão

Leia o texto abaixo, de Gilson Schwartz (disponível em

<http://www.unifesp.br/dis/bibliotecas/artigos/1999/artigo01.htm>, acesso em 15 de

agosto de 2010):

O novo relatório do Bird (Banco Mundial), divulgado ontem, mostra que no período de maior adesão ao neoliberalismo aumentaram a pobreza e o protecionismo em escala internacional. A receita liberal ganhou força nos anos 80 e os países em desenvolvimento aderiram rapidamente aos seus três principais ingredientes: abriram seus mercados, reduziram o papel do Estado e estimularam a entrada de investimentos estrangeiros.

Em números absolutos, a quantidade de pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia passou de 1,2 bilhão em 1987 para 1,5 bilhão hoje. Segundo o Banco Mundial, se as tendências recentes persistirem, em 2015 haverá 1,9 bilhão de pessoas nessas condições. Como proporção da população, a América Latina está entre as regiões onde a pobreza mais cresce.

O relatório lembra ainda que a relação entre melhoria na renda média e redução da pobreza nem sempre andam juntas, pois, mesmo quando a renda média aumenta, a redução da pobreza pode não ocorrer no mesmo ritmo.

O futuro seria menos assustador se houvesse razões para crer na liberalização do comércio internacional, há quatro séculos cantada em prosa e verso pelos economistas como um fator essencial de desenvolvimento. Mas o Banco Mundial alerta para as reações protecionistas cada vez mais intensas, em especial nos países industrializados. O número de processos antidumping (ou seja, contra práticas comerciais consideradas desleais por produtores domésticos) tem aumentado desde os anos 80. Para o Bird, no futuro vai ser cada vez mais difícil manter o apoio às reformas liberais. As dificuldades são previstas para os próximos 25 anos.

Analise o texto, relacionando-o com a dimensão comercial da globalização.

ANÀLISE:

Começamos a analisando desde que as sociedades começaram a se comunicar, traçando informações de culturas que em alguns períodos ao longo da história foram acelerados.

Ao intensificar o processo da globalização, o uso comercial da rede provoca a expansão global da produção e do capital.

Com este processo em curso, inicia-se uma fase nova do capitalismo financeiro e do imperialismo.

Sendo a globalização um conjunto que engloba mudanças em nível mundial em nível econômico, financeiro, comercial, social e cultural fazendo com que os países e os povos se relacionem.

O ponto importante é entender que nem todos os países tem o mesmo ritmo de inserção na economia global, com os países subdesenvolvidos tendo uma pequena participação desse comercio global ( cerca de 30% ), ocorre uma maior concentração de riquezas onde os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres.

Sendo assim para os países mais pobres, os custos sociais da globalização são um tanto altos, pois ela tem ocasionado a diminuição do valor da mão de obra e o aumento do desemprego e, por consequentemente, dos excluídos. Tal desemprego é causado por um alto grau de desenvolvimento tecnológico alcançado na produção industrial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com