TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Do Banco Mundial E FMI

Artigos Científicos: Atuação Do Banco Mundial E FMI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  693 Visualizações

Página 1 de 6

Banco Mundial/ Fundo Monetário Internacional

 O surgimento do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional recorre pertinentemente ao passado destes e deve ser analisado enquanto produto de uma série de eventos históricos, e não como ponto de partida da análise. Nesta conjuntura, a gênese deste processo remonta a formação dos Estados Nacionais, marcada, sobretudo, pela rivalidade dos territórios soberanos nos processos de acumulação de poder.

A forma de organização posterior ao segundo conflito mundial requer que cada Estado-Nação esteja potencialmente em competição com os outros para a manutenção de sua própria existência e, de acordo com Charles Tilly (1996, p. 127) existe uma lógica defensiva de guerra que retroalimenta a competição entre Estados Nacionais e que possui como objetivo central assegurar a permanência de seu próprio território, mediante a ameaça coercitiva potencial de outro território vizinho, através de uma expansão territorial defensiva.

 O contexto da Conferência de Breton Woods subsequente a Segunda Guerra Mundial coloca em pauta esta lógica defensiva, todavia a necessidade premente à época é o financiamento da reconstrução dos países devastados pelo conflito. Nesta conjuntura, a formação de uma nova ordem – amparada pela posição de destaque como potência mundial dos Estados Unidos – apresentou condições para que este desfrutasse da maior poder no interior de ambas as instituições, tornando-se fundamental para a política norte-americana a negociação de regras e instrumentos do Banco que tivessem o intuito de perpetuar institucionalmente sua posição hegemônica no cenário internacional, bem como o alastramento dos ideais norte-americanos através do Fundo. No caso do Banco Mundial, a perseguição por este controle sedimentou-se na estrutura de governança da instituição, sendo que a parcela destinada a cada membro acompanha as desigualdades de riqueza e pode observada no cenário internacional, traduzida na percentagem das cotas de ações do Banco que cada país possui, evidenciando a dinâmica de funcionamento da instituição que se permeia pela hierarquia existente no sistema interestatal. O ponto de análise destaca que a Conferência de Breton Woods reflete um momento de rearranjo de poder e riqueza em escala mundial, despontando os Estados Unidos como novo poder hegemônico e as questões acerca da forma de gestão do sistema internacional passam a figurar entre as prioridades da política externa da hegemonia. Já em referência ao Fundo Monetário Internacional, é factível o ideário hegemônico presente neste, visto o fato de seus valores irem de encontro direto aos ideais de Washington, tais como evitar que desequilíbrios nos balanços de pagamentos e nos sistemas cambiais dos países membros que possam prejudicar a expansão do comércio e dos fluxos de capitais internacionais, através da progressiva eliminação para evitar ou remediar desequilíbrios no balanço de pagamentos.

Função dos Órgãos/ Banco Mundial/ Fundo Monetário Internacional

O Banco Mundial é uma agência do sistema das Nações Unidas e que tinha como missão inicial financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial. Atualmente, sua missão principal é a luta contra a pobreza através de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento. Seu funcionamento é garantido por quotizações definidas e reguladas pelos países membros.

O Banco Mundial é parceiro do Brasil em programas como o Bolsa Família, responsável pela importante redução da desigualdade social no Brasil; o DST/Aids, que é referência internacional na luta contra a epidemia; os projetos comunitários de desenvolvimento rural, que beneficiam mais de 51% da população rural do Nordeste e hoje são replicados em todo o mundo; e o ARPA, que ajuda o Brasil a proteger a biodiversidade em grande parte da Amazônia.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma organização internacional que pretende assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro mundial pelo monitoramento das taxas de câmbio e da balança de pagamentos, através de assistência técnica e financeira.

Objetivos:

Promover a cooperação monetária internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaboração dos problemas financeiros;

Favorecer a expansão equilibrada do comércio, proporcionando níveis elevados de emprego, trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos;

Oferecer ajuda financeira aos países membros em dificuldades econômicas, emprestando recursos com prazos limitados;

Contribuir para a instituição de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos câmbios.

 O fundo e a periferia

Nas décadas de 1980 e 1990 o Fundo Monetário Internacional passou a promover reformas neoliberais nas economias periféricas. Esse processo contribuiu para maior grau de liberalização das economias periféricas, principalmente na área financeira e comercial, tornando-as vulneráreis aos movimentos internacionais de capitais. A relação entre o FMI e países periféricos, inclui pontos, cuja negociação é impossível, como as metas superavitárias primárias, a política monetária e a liberalização dos movimentos dos capitais, ou seja, as políticas impostos pelo FMI agravam recessões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com