TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel e a influência do banco Internacional de reconstrução e desenvolvimento, mais conhecido como o banco Mundial ou o BIRD

Artigo: O papel e a influência do banco Internacional de reconstrução e desenvolvimento, mais conhecido como o banco Mundial ou o BIRD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Artigo  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho destaca a atuação e influência do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento, mais conhecido como BIRD ou Banco Mundial, sobre os chamados Países em Desenvolvimento, destacando o Brasil e citando algumas ações em seus estados e distrito federal. Identificando suas principais áreas de atuação e alguns programas realizados.

A relação entre o Banco Mundial e o Brasil começou a algumas décadas buscando impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento social, com redução da pobreza e da desigualdade, esta parceria vai muito além do aspecto financeiro, sendo assim, podemos ver claramente nos dias atuais a atuação forte desta instituição sobre o Brasil e outros Países que passaram por Crises sociais e econômicas. Daí, nossa intenção é mostrar que com a intervenção do BIRD, nosso país começou a superar crises e até mudar de posição do mundo, melhorando a qualidade de vida de um povo.

Com o fim da segunda guerra mundial na Europa, o cenário na maioria das cidades europeias era desolador e de completa destruição, diante desse panorama, foi realizada em julho de 1944, no estado norte-americano de New Hampshire a Conferência de Bretton Woods, liderada pelos Estados que emergiam como maior potencia econômica mundial e com a participação de representantes de 44 países, que teve como uma das suas principais resoluções a criação do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

O objetivo inicial do banco era de ajudar a países devastados pelas bombas na Europa, porém com o estabelecimento do Plano Marshall, esse objetivo foi deixado de lado. Assim, o BIRD concentrou suas atividades para o desenvolvimento econômico, em especial dos países menos desenvolvidos e em desenvolvimento (FOSCHETE, 2001:160-2).

Aos poucos passou a ter funções mais amplas se juntando a ONU para promover qualidade de vida no mundo. Atua emprestando dinheiro a juros baixos ou mesmo sem juros aos países, investindo em vários programas de recuperação do meio ambiente e promovendo diversos eventos na área de educação técnica, sendo que somente os países membro do Fundo Monetário Internacional (FMI) podem fazer parte.

Com o êxito na recuperação da Europa, o BIRD, passou a ser um organismo internacional fornecedor de crédito agindo como captador de capitais internacionais e investido em atividades produtivas em países subdesenvolvidos.

O BIRD também é conhecido como Banco Mundial, porem ele faz parte de um grupo Banco Mundial, que é composto por mais quatro instituições (AID, IFC, AMGI e CIADI) que tem como funções de facilitar o investimento para fins produtivos nos países membros, promover o comercio internacional, estimular o investimento direto estrangeiro e conceder assistência técnica no sentido de estrutura programas de apoio ao investimento e ao desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com