TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa Selic

Ensaios: Taxa Selic. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 5

Taxa Selic

Sistema Selic: é um sistema de liquidação e custódia, ou seja, faz a liquidação financeira e a custódia de títulos.

Ex. o tesouro nacional emite papéis, a LTN, que é registrado no sistema SELIC.

Criação do dinheiro no país: há em nosso país dois tipos de “dinheiro” em circulação:

• Dinheiro físico: criados exclusivamente pelo BACEN.

• Dinheiro eletrônico: dinheiro que não corresponde a uma moeda física (ex. cédulas ou moedas).

Bancos:

A B C

COMPULSÓRIO

BC

Ex. imagine-se uma pessoa (João) que resolve guardar 100 reais no Banco A. O banco por sua vez podem emprestar esse dinheiro para uma outra pessoa que precisa desse dinheiro (Carlos). Essa pessoa que tomou o empréstimo de alguma forma retorna o dinheiro ao sistema bancário (ex. ao pagar uma conta atrasa) – Banco B. Esse novo banco empresta o dinheiro para uma terceira pessoa (Marcos).

Resumo: fisicamente só há o valor de 100 reais depositado por João, entretanto, após a circulação e empréstimo do dinheiro passaram a existir 300 reais na economia. Caso essa situação se prolongue haveria um caos na economia.

Para regular essa situação, a lei determina que parte do valor desse dinheiro (cada valor depositado) deve ser depositado no BACEN (chamado de compulsório). Ex. 30% de compulsório significa que o banco tem que depositar esse percentual de todos os valores que são depositados em suas contas (no exemplo, significa que na verdade o Banco só pode emprestar 70 reais para Carlos e, sucessivamente, o Banco C pode emprestar apenas 59 reais). Portanto, o compulsório impede a criação infinita de dinheiro pelos bancos e cria reservas no BACEN, sendo assim, quanto maior o valor do compulsório, menor será a quantidade de dinheiro “artificial/eletrônico” na economia.

Relação da criação do dinheiro com a taxa SELIC: suponha-se que o Banco A recebeu 1000 reais em depósitos e o Banco B recebeu 2000 reais em depósitos, ou seja o valor dos compulsórios são:

• Banco A: 1000 reais  300 reais

• Banco B: 2000 reais  600 reais

Todavia, por algum motivo o Banco A emprestou valor acima do que deveria guardando apenas 280 reais, enquanto o Banco B emprestou menos e guardou 680 reais. Resta ao Banco A realiza um empréstimo de curto prazo com o Banco B (pago no outro dia) para cumprir com o valor de 300 reais a ser depositado no BACEN. No dia seguinte, o Banco A se compromete a devolver o valor do empréstimo (valor do dinheiro + taxa de juros – TAXA SELIC).

Resumindo: quando os bancos estão com alto teor de capital, a taxa SELIC tende a diminuir, por sua vez, quando os bancos precisam de capital a taxa SELIC tende a aumentar.

Taxa SELIC: é a taxa média (custo do dia) das operações realizadas com títulos públicos federais, ou seja, a média das negociações realizadas pelas instituições financeiras envolvendo títulos públicos sob custódia da SELIC (a taxa SELIC não se impõe pelo governo e sim pelo mercado).

Taxa básica SELIC: menor taxa de juros encontrada no sistema. A partir dessa taxa é formada as demais taxas de juros na economia brasileira.

Meta para SELIC: é uma meta que o COPOM (Comitê de Política Monetária) acredita que a SELIC deve apresentar, com o intuito de controlar a inflação.

A taxa de juros tem uma ligação direta com a inflação. A inflação é a quantidade exacerbada de dinheiro na economia (o consumo – demanda - é maior do que a oferta), sendo assim, como o preço do dinheiro é o juros, esse tende a diminuir em caso de inflação.

O COPOM ao estipular uma meta SELIC para a inflação busca controlar o mercado.

Ex. taxa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com