TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências Da Administração De Materiais.

Artigo: Tendências Da Administração De Materiais.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 7

Tendências da Administração de Materiais.

A Importância da Administração de Materiais numa Empresa.

A evolução da administração voltada para o gerenciamento do estoque hoje representa todo o pulmão de uma empresa, ela é responsável por manter em seguras quantidades grandes linhas de produção. Estoque é uma das partes mais significativas da empresa ele representa recursos físicos e financeiros em uma empresa, seus ativos tanto para produção quanto para o consumidor final.

O estoque é quem estimula o andamento de toda a empresa, se o gerenciamento for eficaz, a empresa terá um bom desenvolvimento, caso contrário, ocorrerão prejuízos. Calcular as demandas futuras e gerenciar suas quedas e aumento é uma tarefa ardua para empresa, por esta razão sua funcionalidade do estoque gira em torno da aquisição e da armazenagem dos materiais, a fim de satisfazer as necessidades futuras, tanto de produção, como de pronto atendimento.

Abaixo segue as funções de estoque e seus respectivos parâmetros.

Materiais;

Suas entradas de materiais são transações que aumentam o saldo do item no estoque.

Saídas;

São transações que diminuem o saldo do item no estoque.

Saldos.

Saldo é a quantidade disponível, sendo decorrência do saldo anterior, somadas as entradas e saídas.

Existência de estoques.

Os estoque somente existem devido às causas, onde em se eliminando as

Para a empresa avaliar sua administração de estoque ela deve ter em seu método de gestão, qual é sua demanda, e saber avaliar juntamente a setor de suprimentos qual método mais eficaz de suprir sua necessidade sem que acumule matérias e com isso haja uma depreciação.

Técnicas de Administração de Materiais.

Ao tratar de técnicas de administração de materiais, não podemos deixar de considerar alguns termos relacionados como Supply Chain Management e seus funcionais, que juntos são capazes de ter autonomia de controle eficaz se aplicado corretamente, estes conceitos juntos podem reduzir o volume de estoque e aumentar a eficiência de organização para toda organização.

Funções primarias de um gerenciamento de materiais

Just in Time;

Just in Time;

Termo criado após a segunda guerra por Eiji Toyoda Taiichi, da Toyota japonesa, começou a introduzir o conceito da produção enxuta.

O sistema Ohno começou a pesquisar foi o dos supermercados, onde o consumidor compra a quantidade e o tipo de produto considerando o tamanho do seu meio de transporte (carro, sacola...), seu espaço disponível em casa (refrigerador, despensa...), o numero de suprimentos, seu dinheiro, etc.

O consumidor leva para casa somente os itens necessários, na quantidade necessária quando necessitar, que é justamente a síntese do Just-in-time (JIT).

No Brasil, os conceitos e técnicas do sistema JIT, foram introduzidos em 1976, trazidos diretamente do Japão. Seus passos foram seguidos por várias empresas nacionais e multinacionais. Os resultados obtidos vêm trazendo para empresa mais competição no mercado nacional e internacional.

Necessidade da indústria moderna.

• Atender rapidamente as demandas do mercado;

• Reduzir o tempo de processamento;

• Manter mínimo os níveis de estoques.

Resumindo, fazer o que é necessário, na quantidade necessária e no momento necessário.

Just-in-time é uma ferramenta que busca a eliminação de tudo aquilo além da quantidade mínima de matérias, mão-de-obra, máquinas ou ferramentas necessárias para a produção.

Ele define a perda como qualquer atividade que não acrescenta valor; como usar recurso do mínimo necessário;

As sete famosas perdas são:

1. Perda de superprodução;

2. Perda de espera;

3. Perda de transporte;

4. perda de estoque;

5. Perda de movimento;

6. Perda com efeitos;

7. Perda de processamento (quando o produto não deveria ser feito ou o processo usado).

Produção JIT significa, no sentido mais amplo, uma filosofia de manufatura que procura produzir com menor "Lead Time" possível e com menos erros.

Os princípios de Sistema JUST-IN-TIME:

• Tonar viável o lucro e também o continuo crescimento da empresa;

• Reduzir custos eliminando todo e qualquer tipo de perda existente na organização;

• Planejamento e programação de produção sincronizados com a demanda real de mercado;

• O tempo de processamento deve ser reduzido, visando atender, de imediato, o processo posterior;

• Racionalização, padronização de ferramentas, redução dos tempos de troca de ferramentas e ajustes de máquinas são requisitos necessários;

Comprometimento total de todos os funcionários com este sistema: 70% atitudes comportamentais e 30% conhecimento técnico.

FORNECEDOR PREFERENCIAL.

Para uma empresa obter uma boa gestão em seu estoque, ela deve levar em questão a importância que seus fornecedores e principalmente dividir todo seu planejamento para que o fornecedor possa verificar suas possibilidades de atendimento, para isso a empresa deve fazer uma triagem de seus fornecedores para saber quais serão possíveis para atendimento.

Toda empresa deve ter seus fornecedores preferenciais, são aqueles que se enquadraram no planejamento da empresa, estes se tornam um importante aliado na execução do processo para que tudo ocorra perfeitamente.

PROGRAMAÇÃO DE FORNECEDORES.

Programar fornecedores é o meio mais prático para atender as necessidades de uma grande empresa, através deste processo a empresa que efetua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com