TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Cientifica

Ensaios: Teoria Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria Científica

Surgiu durante a Revolução Industrial teve como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário. Acreditava-se que quanto maior a gratificação salarial maior a produção, observou-se também à influência do ambiente no aumento da produção, como a melhora da ventilação e iluminação. Com a especialização do trabalhador também surgiu à especialização do elemento supervisor, na qual o operário passa a reportar a diferentes supervisores as diferentes tarefas.

Dentre as críticas a essa teoria há o fato de não levar em consideração as relações humanas, de forma a tratar o ser humano como parte da engrenagem, pesquisas posteriores comprovaram que a especialização do trabalhador não é compatível com o aumento da produção.

Na enfermagem essa teoria ainda tem relevância, pois é evidente a segregação do trabalho entre a equipe, deixando os cuidados integrais somente para pacientes graves, há ainda, a preocupação com o "como fazer" e com a elaboração e adoção de manuais.

Teoria Clássica

O precursor da Teoria Clássica, Henry Fayol mostrava-se muito preocupado com a organização que se estabelece diante de uma adequada estrutura e o funcionamento compatível com essa estrutura, essa preocupação fez com que os adeptos dessa teoria fossem denominados "anatomistas" e "fisiologistas da organização.

Acreditava-se que as empresas tinham seis funções em comum: técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa.

A função administrativa tem como características prever o futuro e traçar o programa de ação, organizar de forma a constituir o duplo organismo social e material da empresa, coordenar provocando a união de todos os atos e esforços, comandar na direção dos recursos humanos e controlar de modo a velar para que tudo ocorra conforme proposto.

Enfatizou-se os princípios da divisão de trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse particular pelo interesse geral, remuneração, hierarquia, equidade.

Em relação aos recursos materiais definiu-se que cada coisa deve permanecer em seu lugar, preceito influenciado pelas idéias eclesiásticas e militares, de modo que concebe a organização como uma estrutura rígida, hierárquica, estática e limitada. Nessa fase surgiu a divisão do trabalho em grupo chamado de departamento.

Um ponto negativo consiste na imposição de regras para o comportamento do administrador, além da falta de preocupações com as relações pessoais.

Na enfermagem observa-se por meio dos organogramas afixados nas paredes da unidade o sistema hierárquico que estabelece a subordinação, a importância do quantitativo e não qualitativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com