TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Clássica E Neoclássica

Dissertações: Teoria Clássica E Neoclássica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

A Teoria Clássica

• Para Adam Smith a produtividade decorre da divisão de trabalho, esta por sua vez decorre da tendência da troca, que é estimulada pela ampliação dos mercados. Assim, é necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza sejam incrementadas. Na sua visão, o papel do Estado na economia deveria ser apenas a proteção da sociedade contra eventuais ataques e a criação e manutenção de obras e instituições necessárias.

• David Ricardo desenvolveu alguns modelos econômicos com grande potencial analítico. Aprimorou a tese de que todos os custos se reduzem a custos do trabalho e mostra como a acumulação do capital provoca uma elevação de renda da terra. Vários estudiosos consideram que os estudos de Ricardo deram origem as teorias neoclássica e marxista.

• John Stuart Mill consolida o exposto por seus antecessores e avança ao incorporar mais elementos institucionais e ao definir as restrições, vantagens e funcionamentos de uma economia de mercado.

• Jean Baptiste Say retoma a obra de Smith ampliando-a. Popularizou a chamada Lei de Say: “A oferta cria sua própria procura”, ou seja, o aumento da produção transforma-se em renda dos trabalhadores e empresários, que será gasta na compra de outras mercadorias e serviços.

• Thomas Malthus foi o primeiro a sistematizar uma teoria geral sobre a população. Este deu apoio à teoria dos salários de subsistência. As populações humanas crescem em progressão geométrica, dessa forma estudou possibilidades de restringir esse crescimento, pois os meios de subsistência poderiam crescer somente em progressão aritmética. Segundo ele, esse crescimento populacional é limitado pelo aumento da mortalidade e por todas as restrições ao nascimento, decorrentes da miséria e do vício.

A Teoria Neoclássica

Teve inicio na década de 1870 e desenvolveu-se até as primeiras décadas do século XX. Neste período privilegiavam-se os aspectos microeconômicos da teoria.

• Alfred Marshall foi o grande nome desse período. Seu livro “Princípios de Economia” serviu de texto-base até a metade deste século. Nesse período a formalização da analise econômica evoluiu muito. O comportamento do consumidor era analisado profundamente. Através do estudo de funções ou curvas de utilidade e de produção, considerando restrições de fatores e orçamentárias, é possível deduzir o equilíbrio do mercado. Como o resultado depende dos conceitos marginais, é também chamada de Teoria Marginalista, que é rica e variada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com