TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administracão

Ensaios: Teoria Da Administracão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  6.452 Palavras (26 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 26

O COMEÇO E ATUALIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DA EMPRSA ORGANIZACIONAL

1.1 – INTRODUÇÃO

Para entender à Teoria Geral da Administração, os primórdios da Administração e Abordagem Clássica da Administração primeiro temos que fazer um caminho contrario do conhecimento. Hoje estamos vivendo a era do conhecimento, Mas o que e que deu origem a era do conhecimento?

Vemos a necessidade do homem desde os primórdios a busca pelo conhecimento a evolução se deu por causa da busca incessante pelo conhecimento em todas as áreas, no século XXI o conhecimento e o fator X na produção de bens e consumo. Anteriormente a terra depois o capital com a industrialização evoluindo para o trabalho e agora e o conhecimento.

Hoje vemos a melhoria do conhecimento aplicado tornando eficiente a produção, produzindo muito mais em um mesmo ambiente tendo eficiência por meio do conhecimento.

Então precisamos saber como tudo começou que tem um marco que foi a Revolução Industrial, com a maquina a vapor, energia produzindo energia, especialização nas tarefas.

Surgindo o novo conceito do Administrar,o treinamento a necessidade e aperfeiçoar.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançarem objetivos.

A administração é vista como uma habilidade humana que teve sua construção teórica baseada sob a influência de vários filósofos da época, e suas teorias se concretizaram após a revolução industrial com os percussores taylor e fayol, com a famosa teoria clássica.

O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70). Cria uma atmosfera de segurança e cooperação entre as pessoas em prol de um alcance comum. (ARAÚJO, 2007, p. 12)

1.2 - DESENVOLVIMENTO

Administração como habilidade humana

O termo habilitação humana é aquela qualidade de o executivo trabalhar eficientemente como integrante de um grupo e de realizar um esforço conjunto com os demais componentes da equipe que dirige. Enquanto a habilitação técnica se volta principalmente para o manuseio de coisas, (processos ou objetos físicos), a habilitação Humana diz respeito mais à habilidade de as pessoas trabalharem com os outros. Essa aptidão é demonstrada na maneira como o indivíduo se apercebe (e reconhece a percepção) de seus superiores, companheiros e subalternos e no modo como se comporta posteriormente.

A pessoa dotada de grande habilidade humana é cônscia de suas próprias atitudes, opiniões e convicções acerca dos outros e de grupos de pessoas; é capaz de aquilatar a utilidade e as limitações de tais sentimentos.

Ao aceitar a existência de opiniões, percepções e convicções que são diferentes das suas próprias são suficientemente hábeis para compreender o que os outros realmente querem dizer com palavras e atos. É igualmente hábil em comunicar aos demais, dentro do modo de pensar dos outros, aquilo que pretende dizer com seu próprio modo de agir.

Tal pessoa trabalha para criar um ambiente de boa vontade e segurança no qual seus subalternos se sintam à vontade para se expressar, sem receio de serem censurados ou ridicularizados, incentivados que são a participar no planejamento e na execução de tudo o que diretamente

lhes diz respeito. Essa pessoa é bastante suscetível aos anseios e motivações dos demais, dentro da empresa, para poder julgar as possíveis reações e resultados de diversos tipos de ação que possa vir a tomar. Tendo essa sensibilidade, o indivíduo é capaz de agir e se empenha em fazê-lo de maneira a levar em conta essas percepções dos outros.

A verdadeira aptidão de saber trabalhar com os outros deve tornar-se uma atitude natural e constante, uma vez que ela envolve sensibilidade não apenas no momento de tomar uma decisão, mas também na conduta cotidiana do indivíduo. A habilidade humana não pode ser algo ocasional. As técnicas não podem ser aplicadas a esmo nem os traços da personalidade podem ser colocados e retirados como se faz com um, sobretudo. Isso porque tudo o que um executivo faz ou diz (ou deixa de dizer ou fazer) tem algum efeito sobre seus colegas e seu verdadeiro ego se revelará com o tempo. Por isso, para ser positiva, essa habilidade deve ser desenvolvida natural e inconscientemente, bem como continuamente, sendo demonstrada em• todas as atitudes do indivíduo. Deve tornar-se parte integrante de seu próprio ser.

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco

variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Teorias Administrativas, suas ênfases e seus principais enfoques

Ênfase

| Teorias administrativas

| Principais enfoques

|

Tarefas

| Administração científica

| Racionalização do trabalho no nível operacional

|

Estrutura

| Teoria clássica

Teoria neoclássica

| Organização Formal;

Princípios gerais da Administração;

Funções do Administrador

|

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.1 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com