TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Relatório de pesquisa: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.107 Palavras (9 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 9

ESTATÍSTICA

Não é de hoje que se usa a estatística como uma ferramenta de transcrição e levantamento de dados, ela remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos.

Na Europa Ocidental os governantes preocupavam-se com a difusão de doenças endêmicas, então começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVII e XVIII os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

A estatística consistem em um conjunto de técnicas de pesquisas que envolve entre outros o planejamento do experimento a ser realizado, a coleta e análise de dados disseminando as informações, este estudo possibilita o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento, seu objetivo consiste em fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Os dados estatísticos são utilizados de atividades dos cidadãos e organizações da sociedade, que tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

A estatística é uma ciência de suma importância para a administração, uma vez que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, e está presente em quase todas as áreas de administração. Com o decorrer dos anos, tanto a estatística como a administração passaram por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da empresa. A estatística passou a ser utilizada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.

Estatística é uma área da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados e para a utilização dos mesmos na tomada de decisões.

Ela pode ser dividida em Estatística Descritiva (compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa) e Estatística Indutiva ou Inferencial( compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade).

A Estatística no mercado de trabalho, pode levar a melhoria da eficiência e solução de vários problemas importantes em quase todas as áreas do saberás ciências naturais às sociais.

A seguir teremos alguns exemplos de áreas administrativas em que a estatística pode ser utilizada.

Recursos Humanos: Na área de RH pode-se realizar pesquisas de compatibilização entre os conhecimentos de habilidades dos empregados e atividades desenvolvidas por eles.

Indústria: Desde a implantação de uma fábrica até a avaliação de necessidades de expansão industrial.

Área de Marketing e Análise de Mercado: Auxilia na decisão relativa de preços, previsão de vendas, logística a distribuição e nas decisões de canais, desenvolvimento e avaliação de campanhas publicitárias, etc.

Área Financeira e Bancária: Auxilia na seleção de investimentos, desenvolvimento de modelos financeiros, informações gerenciais, carteiras de investimentos, fluxo de caixa, avaliação e projeção de indicadores financeiros, contábeis, e acompanhamento dos produtos e serviços financeiros.

Podem ser aplicados ainda através de apresentação e dicas; análise exploratória de dados; gráficos; medidas de posição central; medidas de dispersão; medidas de ordenamento e forma; probabilidade; variáveis aleatórias e distribuições de probabilidades; amostragem; estimação; testes paramétricos e não paramétricos; correlação e regressão linear; números; índices; series e previsões temporais.

A estatística pode ser utilizada em várias áreas da administração para que se possa realizar o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis, pode-se dizer também que a estatística é um ramo da teoria da decisão. Relação de lugares, situações e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatísticos.

Locais: utilizada em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

Situações: utilizada para estabelecer comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, é usada também em situações em que é preciso adotar métodos e técnicas para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos em que a organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado, é usado nas compras para se verificar qual a época mensal ou anual de maior e menor volume nas vendas, com as verificações de maiores e menores volumes vendidos na semana, mês, semestre, ano, por cliente, ou por determinado segmento, etc.

Problemas: utilizada para solucionar problemas diversos, como, por exemplo, ajuda-nos a tirar as nossas conclusões sobre os fatos organizacionais, relativos à coleta, analise interpretação ou explicação de dados, com a intenção de melhorar a qualidade dos mesmos.

Para cumprir esta etapa a coleta de dados, foi realizada uma pesquisa das duas lojas do Supermercado Comercial Economia Ltda uma localizada na Rua Ana Itália Benez nº 136 e a outra loja situada na Avenida Manoel Parada de Carvalho nº 600, a principio contactamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com