TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.099 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 4

2.2 Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão Empresarial 4

2.3 Ética, Política e Sociedade 4

3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6

1 INTRODUÇÃO

É sabido que a configuração dos tempos atuais torna complexas as tarefa ligadas à gestão empresarial. Portanto, ferramentas como: Ética, política e sociedade, Microeconomia e macroeconomia e métodos quantitativos são fundamentais para a boa prática em administração. As noções de economia e seus desdobramentos, as maneiras pelas quais se analisa e interpreta dados e uma reflexão sobre a prática empresarial são elementos constitutivos e determinantes de uma pensamento crítico essencial no contexto da gestão.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO COM O HOMEM (OPERACIONAL, REATIVO E PARENTÉTICO)

O homem reativo, modelo desenvolvido pelos humanistas embora preocupados com os trabalhadores e suas motivações, os objetivos de estimular reações positivas em consonância com as metas da empresa. Tendo como objetivo principal á adaptação do individuo ao contexto de trabalho e não ao seu crescimento individual, sendo um ser reativo e organizacional.

A ascensão do homem Parentético está cada vez mais se encaminhando em direção e estilo parentéticos de vida, questionando os sistemas administrativos tradicionais, com hierárquicas, orientadas para a proteção das pessoas, preocupações com as questões de qualidade de vida humana no trabalho, sustentabilidade,desemprego, distribuição de riqueza, liberdadee auto-realização.

Desse modo algumas pessoas se sentem responsáveis pela redefinição das prioridades e metas, tanto da organização que atua, como outras atividades paralelas, para desenvolver suas próprias tendências e inclinação individual, motivos pela tecnologia como um fator principal, a qual contribui para a evolução da sociedade moderna.

Se tomarmos o caso da economia, embora esse acesso à informação nos permita analisar diversos contextos devemos levar em coparansideração que este acesso produz mudanças na própria dinâmica em análise. Em suma, as decisões de investimentos, ofertas e serviços estão de certa forma, em função do que é divulgado e publicado pelo meio midiático, isso noreas leva a crer que a produção do discurso midiático altera o próprio movimento da economia. Para exemplificar esta idéia, vejamos o quanto notícias relacionadas à inflação podem mudar os “rumos” da economia de um país. A priori é necessário que entendamos o que é a inflação.

Podemos entender a inflação como o aumento progressivo e generalizado dos preços. Nesse sentido, a moeda perde valor mediante a mercadoria. O valor já não é algo definido pela cédula, mas sim, pelo que esta cédula pode comprar. Por isso, uma taxa de inflação equilibrada é fundamental para o acesso a uma série de bens e serviços ofertados em função do capital econômico.

Vejamos um fragmento de texto retirado do site Exame.com e que ilustra bem o quanto informações sobre assuntos como inflação podem afetar nossas decisões, e por conseguinte, nossa economia.

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

Façamos uma breve análise do significado da palavra “medida”. Geralmente associa-se seu significado ao ato ou ação de determinar o comprimento de algo, embora, saibamos que esta concepção semântica é limitada. Contudo, medir é também estimar, valorar e até mesmo em situações bastante específicas, a palavra medir se confunde com analisar. Em métodos quantitativos as medidas são valores pelos quais podemos interpretar e estimar num dado conjunto de valores.

As medidas de tendência central são valores calculados a partir de dados relativos a uma distribuição. Dentre as mais conhecidas, destacam-se a média, mediana e a moda, cada qual com suas especificidades que traduzem certas características de uma distribuição de valores em questão. Pode-se dizer que, com base nessas medidas, adquire-se a noção do aspecto quantitativo da tabulação de valores.

Suponha um conjunto ordenado de n valores numa distribuição discreta. Diremos que a soma destes n valores é S. Dessa forma definiremos a média, nessa situação, como o quociente expresso por . Por outro lado, entende-se moda como o valor que possui a maior freqüência (mais se repete), e por isso, é um elemento da própria distribuição.

Como conseqüência do que foi exposto, vale a pena citar brevemente o caso da mediana. De maneira geral, podemos definir a mediana como termo central de uma tabulação, podendo pertencer ou não a esta organização numérica, por isso, podemos ressaltar:

2.3 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE

Sabemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com