TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Monografias: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Admistração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtenção de média da dependência Primeiro Simestre nas disciplinas de Comunicação e Linguaguem, Sociologia e Seminário Introdutório.

Orientador: Suzi Bueno de Almeida

Arcoverde - PE

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................... 3

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................... 4

3 CONCLUSÃO........................................................................................ 7

4 REFERÊNCIAS..................................................................................... 8

3

1. INTRODUÇÃO

A Administração, traz uma importante contribuição para o meio acadêmico e para o mercado, no sentido de, ao longo de seus nove capítulos,ressaltar a essencial necessidade de haver qualidade na informação, para que todos os subseqüentes processos partam de fonte clara e confiável, não invalidando-os.

De nada adiantaria diversos processos apoiados por modernas tecnologias se a qualidade dos dados e das informações neles contidos gerarem conhecimento tomando-se por base informações não fidedignas.

Assim, os fundamentos necessários para o tema Administração da Informação, tais como a conceituação de dados, informação e conhecimento, demonstrando suas características e diferenciando-os, mas demonstrando a inter-relação entre os mesmos. Identifica como sendo áreas da ciência pertinentes à Administração da Informação: ciência da informação; ciência da

computação; ciência contábil; ciência da psicologia e ciência pedagógica, tratados sob a ótica organizacional.

4

2. DESENVOLVIMENTO

Quando se fala em planejamento e gestão quanto mais houver informação sobre certos fatores que influenciam a atuação no mercado em que se trabalha a chance de proporcionar erro é muito menor, havendo grande grau de acerto com as metas e objetivos traçados e desta maneira contribuir para uma melhor execução do planejamento estratégico. A estatística abrange praticamente todas as áreas do conhecimento humano. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e varias outras.

A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para que possa, racionalmente, lidar com situações de incerteza (BUSCÁCIO 2007).

Baseado nestas informações pode-se afirmar, positivamente, que é de suma importância à aplicabilidade de análises das probabilidades de cenários futuros nas empresas. Pois com estas análises realizadas, e todas as diretrizes possíveis avaliadas se tornam crucial a inserção destas informações dentro do cenário avaliado. Por exemplo, os programas de qualidade adotados nas organizações dependem em grande parte por modelos estatísticos de probabilidade. A implantação de um programa de qualidade pode eliminar desperdícios, reduzir os índices de defeitos, diminuir as constantes inspeções e aumentar a satisfação do consumidor final.

O crescente uso da estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter Informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social. Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento

5

humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada. Sendo desta forma, aplicada em diversas áreas, e não somente pelos estudiosos de matemática e estatística, e sim por vários setores. A aplicabilidade do estudo é enorme e faz com que as empresas invistam nesses estudos para uma melhor prospecção de resultados.

A estatística na atualidade tem contribuído de forma significativa para o processo de tomada de decisão, pois grande parte do que se faz é baseado em métodos quantitativos, sendo a estatística uma dessas áreas. Na era da informação e do conhecimento, a estatística utiliza a matemática para dar apoio aos profissionais da iniciativa privada, do governo e pesquisadores. O grande volume de informações produzido pelo mundo moderno precisa ser analisado de forma consistente e fidedigna. Esse suporte ocorre por meio da estatística. Onde houver incerteza, essa ferramenta pode ser usada. Assim, todas as áreas do conhecimento humano a requerem como técnica de análise de dados. Desta forma, a estatística consiste no planejamento, coleta, consistência, tabulação, análise e interpretação de dados de pesquisas envolvendo censos ou levantamentos por amostragem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com