TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Casos: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  2.919 Palavras (12 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – TEORIA DA CONTABILIDADE

Andréa Hartman de Oliveira– 6948456576

Kátia Souza Pinto – 7376577272

Mariana Santos Silva Lacerda – 7376580247

Maria da Conceição Bezerra da Silva – 6954489903

SANTO ANDRÉ / SP

2013

Andréa Hartman de Oliveira – 6948456576

Kátia Souza Pinto – 7376577272

Mariana Santos Silva Lacerda – 737658247

Maria da Conceição Bezerra da Silva – 6954489903

Professor tutor presencial: Denis Delgado

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Tecnologia em Administração de Empresas Universidade Anhanguera UniABC, como exigência parcial da Disciplina Teoria da Contabilidade para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Juliana Leite Kirchner.

SANTO ANDRÉ / SP

2013

SUMÁRIO

Introdução

Desenvolvimento do trabalho ........ Desenvolvimento do trabalho ........

Desenvolvimento do trabalho .................

Desenvolvimento do trabalho .................

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vem mostrar a importância do uso da contabilidade na área administrativa de todas as empresas. Uma vez que vale ressaltar que muito antes de se falar em contabilidade, ela já contribuía de forma indireta nos negócios no inicio dos tempos.

Primeiramente teremos definições de alguns termos importantes da ciência contábil, lembrando que são termos usados frequentemente pelos contadores, pois são expressões que utilizarão em todos os dias em seus trabalhos. Lembrando que em nossas vidas realizamos parte da rotina de um contador. Trabalhamos o mês para que ao recebermos possamos quitar nossos débitos, lançando nossos ativos e passivos, construindo um patrimônio pessoal.

Em um segundo momento, teremos uma explanação sobre o patrimônio líquido, ativo, passivo, razonete ou balancete, que são relatórios contábeis realizados para informar os valores e bens que a entidade possui ou possuirá em um futuro breve. Posteriormente teremos uma observância sobre demonstrativos contábeis de algumas grandes empresas, como forma de conhecimento de alguns desses documentos.

Por fim, teremos identificado as nítidas diferenças de concepção, obrigações e gestão entre sociedades empresárias e sociedades anônimas.

DESENVOLVIMENTO

A contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstração e análise da natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários.

Sistema de informação são o conjunto de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissão d e relatórios.

Usuário é a pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Temos os usuários externos que são chamados de acionistas, credores e emprestadores de recursos e os integrantes do mercado de capitais. Já os usuários secundários são os administradores e o fisco.

Informação de natureza econômica é a demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio. Informação de natureza financeira são os fluxos de caixa, capital de giro, etc.

Informações de natureza física é um complemento aos valores monetários.

Informação de natureza de produtividade se refere à utilização mista de conceitos de avaliação (financeiros) e quantitativa (físicos), como receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.

As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. Já as informações de natureza física e da produtividade são complementares as demonstrações contábeis tradicionais.

O objeto principal da contabilidade permite que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.

Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil a tomada de decisões.

As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de uma situação patrimonial e de resultados permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não tiverem explícitas nas demonstrações devem constar em notas explicativas ou quadros complementares. A contabilidade tem intimo relacionamento com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica.

A contabilidade é uma ciência social no que se referem as suas finalidades, mas quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. É social por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.

CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS: UMA ANALISE DO ENSINO DA TEORIA DA CONTABILIDADE

Entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil.

A mensuração apropriada de ativo, passivo, patrimônio líquido, receita, despesa, perdas e ganhos, são muito importantes e primordiais para que se possa ter com clareza o valor próximo do real patrimônio de uma entidade. Conhecer os valores econômicos é imprescindível para a tomada de uma decisão financeira. Torna-se importante o estudo mais amplo da teoria da Contabilidade para que se possa ter uma melhor conceituação e compreensão dos termos contábeis, que são um alicerce para a contabilidade, onde esse estudo contribuirá para evolução da percepção dos conceitos. Onde os mais relevantes são: ativo, passivo, goodwill, receita, despesa, ganhos e perdas.

Onde ativo seria o conjunto de bens e direitos de uma entidade. Estudar o ativo seria muito importante, pois este está ligado diretamente a receitas e despesas. E é de utilidade também para definição de passivo, perdas e ganhos. Também definidos como benefícios econômicos futuros prováveis, onde o ativo é um recurso controlado pela empresa, do qual se espera um benefício futuro.

Para a Contabilidade Básica, são considerados ativos os bens e direitos de uma entidade, expressos em moedas e a disposição da administração, sob ótica econômica, os ativos são recursos controlados pela empresa e capazes de gerar benefícios futuros. Meigs e Johnson (1962, apud IUDÍCIBUS, 2009) definem ativos como recursos econômicos possuídos. Essa expressão “recursos econômicos” é mais abrangente, mas, o conceito ainda se limita à posse do ativo.

Uma equipe de alunos da USP e da PUCSP definem ativo como: “recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxo de caixa.” Dentro disso, terminologias são usadas por pesquisadores da Contabilidade: “benefícios futuros esperados, recursos econômicos possuídos, valor para empresa, direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros”.

Muitos autores acreditam que a geração de riqueza esta cada vez mais relacionada ao ativo intangível ou aos ativos intelectuais. Lev (2001 apud PEREZ; FAMÁ, 2006) define ativo intangível como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro, que é criado pela inovação, por práticas organizacionais e pelos recursos humanos.

A conquista ou a perda de um monopólio não estão sendo registradas pela Contabilidade Financeira, mas podem afetar o valor da empresa e o patrimônio de seus acionistas. Nos ativos intangíveis também temos os gastos com a organização, marca, patente, direitos autorais, franquias, custo de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisas e desenvolvimento, capital intelectual e goodwill.

Quanto ao valor do ativo, ao se constituir a busca pelo valor justo, é preciso ter em mente que esse valor resume-se ao preço de compra ou de venda, em transações corretes e entre partes dispostas.

Outro conceito é a avaliação de mercado, que normalmente é utilizada para avaliação de título, para que os investidores possam saber quanto vale sua carteira.

Entende-se que a compreensão do ativo confere aos profissionais melhores condições de enfrentar os desafios da Contabilidade atual.

Assim de forma inversa, a definição do passivo busca capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos. Os passivos, atualmente, assumiram sua posição de direito como medidas diretas de obrigações de empresas. Canning (1929) conceituou passivo, como sendo “um serviço, com valor monetário, que um proprietário [titular de ativos] é obrigado legalmente a prestar a uma segunda pessoa, ou grupo de pessoas”. O passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passado ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro. A definição mais abrangente é a de que os passivos são: “sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em consequência de transações e eventos passados”. Para mensurar os passivos exigíveis é preciso segregá-los em duas categorias: os passivos exigíveis monetários e os não monetários. Os primeiros são as obrigações que exigem pagamento de um valor predeterminado e os não monetários são os provenientes da obrigação de fornecer bens ou serviços em quantidade e qualidade predeterminadas. Portanto, o valor monetário dos bens e serviços poderia variar, mas não sua quantidade ou qualidade.

O domínio de receita, despesa, perdas e ganhos tornam-se importante pelos efeitos que trazem para o resultado da organização. Receitas e ganhos precisam ser diferenciados. Tanto receita quanto ganho atuam no sentido de aumentar o resultado da empresa. Receitas são entradas ou outros aumentos dos ativos de uma entidade, essa definição parte da entrada de dinheiro numa entidade.

Quanto ao conceito de ganhos destaca-se o de que os ganhos representam eventos favoráveis não diretamente relacionados com a produção normal de receitas das empresas. A receita é o esforço da empresa que busca um resultado, é a validação do mercado no incremento do potencial do ativo gerar benefícios futuros, já o ganho é o resultado positivo que independe do esforço da empresa.

Despesa é definida como sendo “o uso ou consumo de mercadorias ou serviços no processo de obter receitas”. Outra definição seria: “as despesas são reduções no valor do ativo ou aumento no valor das exigibilidades, devido à utilização de bens e serviços das operações principais ou centrais da entidade”. Despesa é a concretização do esforço, em termos monetários, para a geração da receita.

As perdas são os eventos desfavoráveis, que nascem de atividades não geradoras de receita para a entidade. As perdas são decréscimos pela participação de transações periféricas ou incidentais de uma entidade.

As despesas estão voltadas para a geração de receita, enquanto as perdas não resultam em benefícios futuros, essa é a diferença de perda e despesas.

EXERCICIOS DE FIXAÇÃO

1. O Patrimônio é representado por:

A. Bens

B. Bens e obrigações.

C. Ativo e patrimônio líquido.

D. Ativo + passivo + patrimônio líquido

E. Direitos + obrigações

Resposta: Letra D

2. As "Aplicações" de uma Empresa fazem parte:

A. Do ativo

B. Do passivo

C. Do patrimônio líquido.

D. Das obrigações

E. N.D.A.

Resposta: Letra A

3. (AFTN/85) Assinale a alternativa que indica situação patrimonial inconcebível:

A. Situação Líquida igual ao Ativo.

B. Situação Líquida maior que o Ativo.

C. Situação Líquida menor do que o Ativo.

D. Situação Líquida maior do que o Passivo Exigível.

E. Situação Líquida menor do que o Passivo Exigível.

Resposta: Letra B

4. (FTE-MG/93) A representação gráfica dos estados patrimoniais que indica a existência de "Passivo a Descoberto" é:

A. Passivo + Patrimônio Líquido = Ativo.

B. Passivo = Ativo + Patrimônio Líquido.

C. Passivo = zero e Ativo = Patrimônio Líquido.

D. Passivo = Patrimônio Líquido e Ativo = zero.

E. Passivo < ou = zero e Ativo > Patrimônio Líquido.

Resposta: Letra B

5. (FTE-MG/93) A empresa Cascata comprou uma máquina por R$ 350.000 em cinco prestações iguais, sendo uma entrada no ato da compra e quatro pagamentos mensais. Após a contabilização da operação, o patrimônio da empresa sofreu a seguinte alteração:

A. diminuiu o Ativo em R$ 70.000 e aumentou o Passivo em R$ 280.000.

B. aumentou o Ativo em R$ 280.000 e aumentou o Passivo em R$ 280.000.

C. aumentou o Ativo em R$ 280.000 e aumentou o Passivo em R$ 350.000.

D. aumentou o Ativo em R$ 350.000 e aumentou o Passivo em R$ 280.000.

E. Aumentou o Ativo em R$ 350.000 e aumentou o Passivo em R$ 350.000.

Resposta: Letra B

DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS

Segue abaixo alguns demonstrativos de algumas das empresas escolhidas pelo grupo, como exemplo de como são realizados tais relatórios.

Aes Eletropaulo

Uma empresa que presta serviços na cidade de São Paulo, também escolhida pelo grupo apresenta em seu site tais demonstrações conforme veremos a seguir:

Operacionais:

• Marca de um digito de perdas atingidas 99,7% vs. 10,4% no 3T12).

• DEC 5,0% menor e FEC reduzido em 5,2% para 8,21 horas e 4,54 vezes, respectivamente.

• Investimentos totalizaram R$ 193,4 milhões no trimestre vs. R$ 225 milhões no3T12.

• Consumo total cresceu 2,7% em comparação ao 3T12, totalizando 11.626 GWh. Excluindo o efeito dos dias a menos de faturamento, o consumo total teria apresentado crescimento de 4,0%.

Financeiros:

• Receita bruta totalizou R$ 3.120,2 milhões, 16,9% menor em relação ao 3T12 em função do programa de redução dos custos de energia elétrica (Lei nº. 12.783/2013), compensado pelo crescimento do mercado.

• Programa de redução de custos redução do PMSO gerenciável em R$ 58,5 milhões (17,5%) em relação ao 3T12, corrigido por IGP-M (R$ 88,5 milhões o acumulado do ano).

• Ebitda de R4 142,4 milhões e lucro liquido de R$ 27,0 milhões, aumento de R$ 54,1 nmilhões e R$ 26,5 milhões, respectivamente, vs. 3T12. Impacto positivo do mercado e menor PMSO, parcialmente compensado pelo inicio da devolução do passivo regulatório ref. À 3ª RTP.

• Ebitda ajustado de R$ 372,5 milhões, ante R$ 209,9 milhões no 3T12, como resultado do melhor mercado e da redução no PMSO.

Fonte: http://ri.aeseletropaulo.com.br/showResultados.asxp?id_materia=2H2P2SttKndUyjUH95r5jQ%3d%3r&id_canal=thF7rBlZKLH8BmC41l38nw%3d%3d

Sabesp

Outra entidade que presta serviços na cidade de São Paulo, trás em sua pagina na internet relatórios que poderemos verificar abaixo:

No 3T13, a receita operacional liquida totalizou R$ 2,8 bilhões, um acréscimo de 2,3% em relação ao 3T12.

Os custos e despesas somados aos custos de construção, apresentaram um decréscimo de 2,4% passando de R$2,0 bilhões no 3T12 para R$ 1,9 bilhão no 3T13.

O Ebit avançou 15,5% passando de R$ 721,8 milhões no 3T12 para R$ 833,6 milhões no 3T13.

O ebitda ajustado passou de R4 902,0 milhões no 3T12 para R$ 1.042,0 milhões no 3T13, um aumento de 15,5%.

A margem ebitda ajustado passou de 33,3% no 3T12 para 37.6% no 3T13. Desconsiderando os efeitos da receita e do custo de construção a margem ebitda ajustada resulta em 46,4% no 3T13 (42,4 % no 3T12).

O lucro liquido passou de R$ 361,8 milhões no 3T12 para R$ 475,0 milhões no 3T13, um avanço de 31,3%.

Fonte: http://www.sabesp.com.br/calandraWeb/CalandraRedirect/?temp=4&proj=investidoresnovo&pub=T&db

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS SOCIEDADES ANONIMAS E SEU REGRAMENTO LEGAL

Para que uma exploração de uma atividade econômica seja feita, é necessária mais de uma pessoa, pois este requer tempo, desempenho, capital e infraestrutura que uma pessoa só não dispõe.

Para tanto surge à necessidade de formação de sociedade empresária, mais forte economicamente do que seus elementos individuais e que consequentemente, tem mais força para aplicar na exploração daquela atividade que a pessoa isoladamente não conseguiria explorar.

Segundo Renan Cintra de Alvarenga Oliveira, como o próprio nome “Sociedade empresária” já diz, quem exerce a empresa, tendo a palavra empresa o significado atribuído a ela pelo código civil de atividade, é a sociedade e não seus integrantes.

Desta maneira, fica evidente que com a constituição da sociedade empresária mais especificamente com o registro de seus atos constituídos, surge outra pessoa diferente das suas partes integrantes e é essa pessoa que exerce a atividade empresaria.

É importante ressaltar que existe várias divergência a respeito das pessoas jurídicas. A pessoa jurídica não preexiste do direito, é apenas uma ideia, conhecida dos advogados, juízes e demais membros da comunidade jurídica, que auxilia a composição de interesses ou a solução de conflitos.

Dependendo do tipo societário adotado, apesar do patrimônio desta e o patrimônio do sócio serem diversos, em caso de inadimplemento de uma obrigação a responsabilidade é da sociedade, mas o sócio continua responsável subsidiariamente. Isso quer dizer que, apesar de serem patrimônios distintos, tanto o patrimônio da sociedade quanto o sócio responderia, ressalvada a ordem de primeiro executar o da sociedade, pelas dividas desta.

Importante também verificar de onde surgiram as sociedades anônimas e as transformações que estas sofreram até chegarem à maneira como as conhecemos atualmente.

Sociedade anônima, também chamada de companhia, é aquele tipo de societário no qual o capital social é dividido em ações e no qual o sócio responde pelas obrigações sociais até o limite do preço de emissão das ações que possuem.

As sociedades anônimas podem ser classificadas como abertas ou fechadas, levando em conta a negociação ou não de ações na bolsa de valores.

As sociedades abertas são aquelas que permitem a negociação de ações na bolsa de valores, o chamado mercado de valores mobiliários enquanto as outras não emitem ações negociáveis nesses mercados.

Segue abaixo o quadro das formas de constituições jurídicas existentes:

Formas de constituição jurídica Comentar sobre esse tipo de sociedade

Cooperativa São pessoas coletivas autônomas sem fins lucrativos, com capital e composição variável.

Associação

Fundação

Sociedade em conta de participação – SCP

Sociedade Capital e Indústria

Consórcio de Empresas

Joint Venture

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Consideravelmente o uso das teorias da Contabilidade nos dias atuais, tem sido de grande auxilio para os contábeis. Uma vez que é necessária a realização e elaboração de relatórios demonstrativos do patrimônio de todas as empresas, sejam elas anônimas ou não.

Tais contribuições têm trazido à economia mundial muitos benefícios e confiança, pois através destes documentos pode-se ter base de como anda as finanças do mercado municipal, estadual e até mesmo mundial.

Por fim, a contabilidade desempenha um papel muito forte na sociedade, desde a nossa vida pessoal, na administração de nossas finanças até uma organização ou entidade. O que precisa agora é saber utilizá-la para nosso favorecimento.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »