TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANA NAYARA ARAÚJO DOS SANTOS – RA 369413

ANECI ARAÚJO OLIVEIRA – RA 370881

ARLEANE DA SILVA SOUSA – RA 375905

ROSANGELA SOUSA DE ARAÚJO – RA 382421

SIRLÂNGIA PEREIRA DOS SANTOS – RA 369309

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE

TUTOR EAD:

MARIA JULIANA LEITE KIRCHNER

BARRA DO CORDA – MA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ANA NAYARA ARAÚJO DOS SANTOS

ANECI ARAÚJO OLIVEIRA

ARLEANE DA SILVA SOUSA

ROSANGELA SOUSA DE ARAÚJO

SIRLÂNGIA PEREIRA DOS SANTOS

TEORIA DA CONTABILIDADE

BARRA DO CORDA – MA

26 DE NOVEMBRO 2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................1

A ORIGEM DA CONTABILIDADE..........................................2

METODOS DAS PARTIDAS DOBRADAS...............................3

OBJETIVO DA CONTABILIDADE...........................................4

OS PIRNCIPIOS CONTÁBEIS......................................5

ATIVOS INTANGIVEIS................................................6

PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO.........................7

RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS.........8

Introdução

A Contabilidade propõe-se a prover os usuários com informações úteis. Para tal, se utiliza do processo de identificar, mensurar, registrar e informar as mutações que ocorrem no patrimônio das empresas, de forma a permitir julgamentos fundamentados e decisões respaldadas.

Pode-se comparar a mensuração como uma "lente", através da qual o gestor vê a realidade organizacional. Como qualquer "lente", a mensuração pode aumentar, reduzir ou distorcer a imagem que o gestor tem da realidade. Assim, o problema central é estabelecer a "lente" que melhor auxilie o gestor no atendimento dos objetivos da organização. Ao se falar em mensuração lembra-se exatamente o que se pretende representar. Mensurar, em Contabilidade, é traduzir monetariamente o valor econômico dos objetos e eventos.

Normalmente, os números dão a impressão de exatidão. A exatidão, no entanto, nem sempre é facilmente obtida, quando se trata de Contabilidade, visto que se encontra no campo das Ciências Humanas e não no campo das Ciências Exatas.

O fato de que, os valores medidos na Contabilidade serem muito mais de características sociais do que fiscais, não deve levar a considerá-los menos representativos do que os calculados em outras áreas do conhecimento pois, apesar de certa subjetividade na medição de determinados valores, esta subjetividade pode ser muito bem definida e controlada. De certo modo, fundamenta mais a assertiva de que é melhor uma estimativa razoável do que o erro absoluto.

Para conhecer melhor o desafio que representa mensurar o Ativo de uma empresa, são apresentadas, neste artigo, várias formas de proceder tal ação.

Os objetivos deste estudo, portanto, são: discorrer sobre as formas de mensuração do Ativo; transmitir as diferentes bases que têm sido propostas para mensurar o Ativo; definir o diferente efeito gerado pela escolha por alguma das formas de avaliação em relação às demais; abordar a importância de mensurar o ativo intangível; e apresentar exemplos de aplicabilidade dos conceitos apresentados.

1

A origem da contabilidade

A Contabilidade existe desde os primórdios da civilização e, durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava técnicas específicas, que se foram aperfeiçoando e especializando, sendo algumas delas aplicadas até hoje.

Não obstante a origem milenar da contabilidade, identificada por historiadores como praticada em tempos remotos da civilização, embora de forma rudimentar e não sistematizada.

O homem enriquecia, e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos.

A contabilidade empírica, praticada pelo homem antigo, já tinha como objeto oPatrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens nos seus aspectos quantitativos. Os primeiros registros processaram-se de forma rudimentar, na memória do homem.

Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficientes de processar os seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos.

O inventário exercia um importante papel, pois a contagem era o método adotado para o controle dos bens, que eram classificados segundo sua natureza: rebanhos, metais, escravos, etc. A palavra "Conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie. As primeiras escritas contábeis datam do término da Era da Pedra Polida, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações.

Os primeiros controles eram estabelecidos pelos templos, o que perdurou por vários séculos.

Os sumérios e babilônicos, assim como os assírios, faziam os seus registros em peças de argila, retangulares ou ovais, ficando famosas as pequenas tábuas de Uruk, que mediam aproximadamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com