TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Artigo: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 9

CAPITULO 1

A origem da Contabilidade

Para alguns escritores a contabilidade nasceu nas cidades italianas por volta de 1300. A criação da contabilidade é normalmente atribuída ao Frei Luca Pacioli que, em 1494, escreveu a obra Tractatu de Computis ET Scripturis, onde o Método das Partidas Dobradas é proposto como mecanismo de controle patrimonial.

A contabilidade surgiu através da necessidade de registros do comércio, a atividade de troca e venda dos comerciantes requeria o acompanhamento das variações dos bens quando casa transação era efetuada. Essas trocas eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Porém na babilônia já se faziam as cobranças de impostos em torno do ano 2000 a.c.

Segundo o sociólogo Pedro Demos a Contabilidade iniciou-se com Leonardo Fibonacci e depois o monge Luca Pacioli tornou-se o principal divulgador do método das partidas dobradas, onde encerrou-se a fase empírica e menos organizada da contabilidade a partir do século XV. A contabilidade só foi reconhecida como ciência propriamente no inicio do século XIX.

Os primeiros sinais que evidenciam a existência da contabilidade na antiguidade:

Na antiguidade os primeiros registros eram processados de forma rudimentar, na memória do homem, porém como este é um ser pensante e inteligente, logo o encontrou uma maneira mais eficiente de processar e contabilizar seus registros, utilizando gravações em pedras como eram feitos pelos homens na antiguidade e outros métodos alternativos.

Os Suméricos, babilônicos e assírios, registravam seus bens em peças de argila, ficando famosas as pequenas tabuas de Uruk. Eles gravavam a cara do animal, cuja a existência se queria controlar e o numero correspondente as cabeças existentes combinavam com o figurativo e o numérico.

Há 5000 a.c, Abraão personagem bíblico citado no livro de Genesis, encontra-se em escavações, importantes documentos contábeis tais como, tabela de escrita cuneiforme, onde estão registradas contas referentes á mão de obra e materiais, ou seja, Custos Diretos. Desde a época de Cristo o homem já considerava fundamental apurar os seus custos.

A evolução da contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas:

A contabilidade na antiguidade o homem para fazer seus registros, muitas vezes utilizavam de meios como desenhos em pedras, arvores ou em papeis deles mesmo guardado consigo para contabilizar seus patrimônios.

No período medieval com o surgimento de novas técnicas no sistema de mineração e metalurgia na indústria artesanal, o comércio exterior incrementou por intermédio dos venezianos o Livro caixa, que recebia registros de recebimentos e pagamentos em dinheiro. Entretanto já se utilizavam o debito e o credito oriundos das relações entre direitos e obrigações, referindo inicialmente as pessoas.

No final do século XIII apareceu a conta CAPITAL, representando os valores dos recursos injetados nas companhias pelas famílias proprietárias.

Com surgimento na Itália o método das Partidas Dobradas implicou a adoção de outros livros que tornassem mais analítica a Contabilidade, surgindo o Livro da Contabilidade de Custos.

CAPÍTULO 2

Qual o Objetivo da Contabilidade

O objetivo da contabilidade é mostrar a correta representação do Patrimônio e na apreensão e analise das causas das suas mutações. A aplicação da contabilidade em uma organização busca prover os usuários com informações sobre aspectos de natureza econômica, financeira e física do patrimônio da organização e sua mutação, o que compreende em registros, demonstrações, analise diagnósticos e prognósticos, indicados sob a forma de relatos, pareceres, tabelas, planilhas e etc.

O objetivo principal da contabilidade é permitir a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, no caso a organização, num sentido estático, bem como fazer interferências sobre suas tendências futuras.

Quais seus principais usuários e suas necessidades:

Podemos destacar os investidores, empregados, credores por empréstimos, fornecedores, credores comerciais, clientes, governo, o publico. Todos tem a necessidade de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar ou não, informações de como estão as contas, patrimônios, caixa da empresa, onde essas informações irão determinar se a organização tem condições de aumentar seu desempenho no mercado, trazendo mais lucros, informações de como vão fazer para pagar seus funcionários, atender seus clientes, pagar seus tributos ao governo e seus fornecedores e etc.

Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis:

São atributos que tornam as demonstrações contábeis uteis para os usuários, as principais são:

 Relevância: diz respeito a influencia de uma informação contábil na tomada de decisões. As informações são relevantes quando podem influencias as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar o impacto de eventos passados, presentes ou futuros ou confirmando ou corrigindo as suas avaliações anteriores. A Relevância depende da natureza e também da materialidade do item em discussão.

 Compreensibilidade: se fundamenta no objetivo do pronto entendimento por parte dos usuários que possuam interesses e competências distintas, que tenha conhecimento razoável dos negócios, atividades econômicas e de contabilidade. Mas a complexidade de qualquer matéria não deve levar a falta de registro adequado ou de evidenciação sob argumento de eventual dificuldade de entendimento por parte desse usuário.

 Comparabilidade: são características que permite a melhor visão da evolução da entidade medida sob os mesmos critérios e princípios ao longo tempo, mas sem que isso leve a não evolução das práticas contábeis; e a comparabilidade também se aplica a adoção das mesmas praticas por empresas semelhantes.

 Confiabilidade: exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível, retratando adequadamente o que se pretende evidenciar.

CAPÍTULO 3

Princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com