TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Administração

Ensaios: Teoria De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.537 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

RAZÕES PELAS QUAIS AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TOMARAM NOVOS RUMOS E SUAS CARACTERÍSTICAS DE EVOLUÇÃO CONTÍNUA.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo entender sobre a administração ser uma habilidade humana, e sobre os acontecimentos sociais que ocasionou o surgimento das teorias da administração, identificando os problemas, estaremos questionando também às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração buscando promover o estudo da evolução natural das Teorias da Administração e também da intensa evolução da tecnologia suas propostas trouxeram conceitos da Biologia, para a teoria de Sistemas, conceito de modelos matemáticos que possibilitaram o controle de produção e medição de desempenho.

Palavras-chaves: teorias da administração; abordagens Humanísticas; Neoclássica; Estruturalista; teoria de Sistemas.

ABSTRACT

This study aims to understand about the administration being a human ability, and on the social events that caused the emergence of theories of management, identifying problems, we are also questioning approaches Humanities, Neoclassical and Structuralist Administration seeking to promote the study of evolution natural Theories of Management and also the intense evolution of technology proposals brought their concepts of biology to systems theory, concept of mathematical models that allowed the production control and performance measurement.

Keywords: theories of management; approaches Humanities; Neoclassical; Structuralist; systems theory.

1. INTRODUÇÃO

No inicio do século XX, surge Frederick W.Taylor, engenheiro americano, que apresentou os princípios da Administração Cientifica.Conhecido como o precursor desse modelo de administração, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos, a máxima produção com o mínimo de custo seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Surge aí, também a relação humana, onde o bem estar dos trabalhadores era um dos fatores para o bom funcionamento da organização e o alcance dos objetivos traçados por ela.Em 1911, Taylor publicou um livro considerado como a bíblia dos organizadores do trabalho: Princípios da administração Cientifica, que se tornou um Best Seler no mundo inteiro.

Paralelo aos estudos de Taylor, Heri Fayol que era francês, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios, conhecidos como os fundamentos da Teoria Clássica.Traçando um paralelo entre a administração cientifica, de Taylor e a administração clássica de Fayol conclui-se que: enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol estudava a empresa privilegiando as tarefas da organização.

2. A IMPORTÂNCIA DA TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS ORIGINÁRIOS E O SURGIMENTO DE UMA NOVA FASE DO CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO.

Teoria Clássica: princípios básicos divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, unidade de comando, disciplina, prevalência dos interesses gerais, remuneração, centralização, hierarquia, ordem, equidade, estabilidade dos funcionários, iniciativa e o espírito de corpo.

Teoria da Burocracia: formalização, divisão do trabalho, princípios da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização dos funcionários.

Teoria Estruturalista: a adoção de princípios da teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, conceito de estrutura e fundamentação no estruturalismo, aceitação da organização formal e informal, adoção de tipologia para estudar os diferentes tipos de organizações e foco na análise organizacional.

Teoria das Relações Humanas: a ênfase na Psicologia para estudo nas organizações, substituição da abordagem clássica pela abordagem humanística, adoção de conceitos sociais em substituição aos conceitos técnicos e foco na organização informal e nos grupos sociais.

Teoria comportamental: ênfase na dinâmica e não na estrutura, foco no processo decisório, ênfase nos aspectos comportamentais e adoção de técnicas comportamentais. Dentro dessa teoria surgiu o Desenvolvimento Organizacional (DO) que é focada na mudança organizacional planejada, a fim de melhorar a eficiência e eficácia das empresas.

3. A EVOLUÇÃO NATURAL DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A INTENSA EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA.

A Teoria Matemática da Administração destaca-se em relação às outras por demonstrar um estudo mais aprofundado de técnicas estatísticas e matemáticas aplicadas às organizações; ela faz parte da abordagem sistêmica da Administração.

A Teoria da Informação oferece as ferramentas para permitir que todo o pessoal na organização solucione problemas cada vez mais complexos e aproveitem as oportunidades que contribuem para o sucesso, ou mesmo a sobrevivência da organização.

A Teoria da Contingência tudo é relativo, pode ser intitulada de abordagem do "se-então", pois o reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são importantes para a abordagem contingências.Liderança Situacional é uma forma de ter melhores efeitos e maior motivação dos empregados no espaço de trabalho.

A ênfase na tecnologia surgiu como um divisor de águas nas Teorias da Administração, suas propostas trouxeram conceitos da Biologia, para a teoria de Sistemas, conceito de modelos matemáticos que possibilitaram o controle de produção e medição de desempenho.

A Teoria das Contingências passa a defender todas as demais teorias como verdadeiras, desde que atendam às necessidades das empresas, conforme suas contingências ambientais.

4. ORGANIZAÇÕES MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS: EXISTIRIA UM MEIO TERMO?

O pensamento administrativo pode ser conceituado como um enfoque específico a um aspecto particular da organização, a organização desses pensamentos são formadores de teorias a serem estudadas pela Teoria Geral da Administração. A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com