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Teoria Dos Jogos Nas Empresas

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Por:   •  2/6/2013  •  2.306 Palavras (10 Páginas)  •  1.102 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUMÁRIO

SUMÁRIO 2

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

4 CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

Este estudo foi elaborado como atividade avaliativa na disciplina de Simulação Empresarial, no curso de Ciências Contábeis, na Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, ensino EAD. Hoje no mundo em que vivemos o jogos esteve presente e sempre estará na vida das pessoas pois vivemos em um mundo repletos de jogos, onde um deles e o trabalho de cada um de nós, o homem um ser que utiliza o jogo para se divertir e também para ganhar o seu sustento, onde dentro do jogo tem que haver sempre um perdedor e um ganhador, com a criação do computador, a forma de se jogar facilitou muito a vida do Ser humano, com a criação de Softwares, onde hoje temo a simulação empresarial que simula como se deve administrar uma empresar, mostrando isso através dos jogos de empresas que é uma forma de ensinar, citando como exemplo o Desafio SEBRAE que é uma forma de se simular a gestão de uma empresa, onde para a criação desse importante jogo a algumas décadas atrás tivemos a contribuição de pessoas de fundamental importância para isso acontecer, como exemplo John Forbes Nash que criou a teoria dos jogos, que muito usual dentro da contabilidade para a tomada de decisões.

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2 DESENVOLVIMENTOA IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE EMPRESAS PROMOVIDOS POR ENTIDADE COMO O

1.1 Teroria dos Jogos

Devido a falta de interesse cientifico, até 1920 não havia analises técnicas adequadas para estudar a teoria dos jogos.

Os jogos de tabuleiro, dados, cartas, em geral os jogos divertem a humanidade desde a formação das primeiras civilizações, por colocarem as pessoas em situações nas quais vencer e perder dependem de das escolhas feitas no inicio da partida, sendo assim o jogo se o se tornou uma ferramenta para o desenvolvimento das pessoas, mas só despertou interesse após muito tempo, com o seguimento da teoria da probabilidade.

Os estudos sobre a teoria da Probabilidade tiveram inicio com o filósofo matemático e físico Francês Blased Pascal, juntamente com o matemático Franes Fermat, através desses estudos desenvolveram a teoria da probabilidade nos jogos de azar utilizando regras matemáticas.

Em seguida Antônio Algustin Cournot (1801-1877), matemático Francês, com estudo da análise do Ponto de equilíbrio nas estratégias de jogos, formalizou um conceito de equilíbrio aplicado em casos particulares, que mais tarde foi generalizado John Forbes Nash JR.

Mais o marco inicial foi quando Jonh Von Neumann (1903-1957), matemático Húngaro-Americano, provou o teorema de Minimax, onde segundo o teorema há sempre uma solução racional para um conflito bem definido entre dois indivíduos cujo interesse são completamente opostos, esse teorema foi deixado aberto pelo matemático Francês Emile Borel (1871-1956).

A solução foi publicada no artigo (Zur Theorie der Gesellsh Aftsspiele, sobre a teoria dos jogos e a estratégia 1928). Nesse período o economista Alemão Oskar Morgenstein (1902-1977), estava por publicar o Livro (Implicações Quantitativa do Comportamento do Maximo), no qual discute qual deveria ser a unidade de analise econômica: o individualismo ou a interação social, aonde chegou a conclusão que os indivíduos interagem, então a sua racionalidade relativa, se a racionalidade do individuo, não é plena então a sua maximização também não será.

Em 1944 Morgestein e Von Neumann Juntaram seus trabalhos e publicaram a obra The Theory Of Games ande Economics Behavior (Teoria dos jogos e econômico, 1944), que afirma que o comportamento da economia depende fundamentalmente, da interação entre os agentes, já que ele afeta diretamente a elaboração de estratégias e tomada de decisões dos produtos e dos consumidores

1.1.1 Simulação Empresarial

No principio a técnica de simulação empresarial era mais conhecida como “Jogos de Empresas” e surgiram praticamente em 1956 com o jogo “Top Management Decision Game”, desenvolvido nos Estados Unidos pela American Management Association. Em 1957 teria aplicado na Universidade de Woshington o primeiro jogo no Ambiente acadêmico.

Na realidade esses jogos foram uma adaptação dos jogos existenciais na área militar para o ambiente empresarial principalmente na segunda guerra mundial, onde oficiais inexperientes podiam pilotar, aprender a decolar, e até orientar-se no ar, fazer manobras durante o vôo, pousar, e até mesmo sofrer inúmeros acidentes fatais, sem morrer, e depois ainda voltar a voar, economizou-se milhões de dólares e inúmeras vidas humanas.

Os principais jogos eram processados de forma normal. Com a evolução tecnológica e a respectiva utilização de computadores eles tiveram um grande impulso, permitindo o desenvolvimento de sistemas com maior numero de variáveis

A utilização dos computadores permitiu ainda o processamento dos dados com maior rapidez, tornando os jogos ainda mais dinâmicos

Todo contexto empresarial, é influenciado por várias forças competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor entre outras, o que torna o processo de tomada de decisões bastante complexo, numa organização, a implementação de processo de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter conseqüências imprevisíveis, dá a importância da ferramenta, como simulação empresarial, que auxilia os gestores a compreenderem os seus processos de negócios e como é que as mudanças

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